Eleições Americanas - 2012

Em meio a críticas, o presidente Barack Obama é reeleito para mais quatro anos de governo, numa das mais acirradas eleições americanas dos últimos tempos.

Por Memória Globo


O democrata Barack Obama foi reeleito presidente dos Estados Unidos em novembro de 2012. A eleição foi acirrada – o presidente disputou voto a voto com seu adversário, o republicano Mitt Romney. Com campanhas agressivas, os candidatos foram atrás de seus eleitores nos estados considerados indecisos, porém fundamentais para o resultado final da eleição.

Reportagem de Luís Fernando Silva Pinto e Orlando Moreira sobre a vitória de Barack Obama nas eleições presidenciais americanas de 2012. Jornal Nacional, 07/11/2012.

A vitória de Obama, no entanto, não teve o mesmo brilho de quatro anos antes. A crise econômica ainda assombrava os americanos. E a reforma no sistema de saúde realizada por ele tinha a desaprovação de boa parte da população. Ainda assim, Barack Obama conseguiu a maioria de delegados no Colégio Eleitoral – 332 contra 206 a favor de Mitt Romney.

A COBERTURA DA GLOBO

Assim como nos anos anteriores, a Globo cobriu amplamente a eleições norte-americanas de 2012. A disputa acirrada entre Barack Obama e Mitt Romney foi destaque nos principais telejornais, principalmente no Jornal Nacional e no Jornal da Globo.

Os correspondentes em Nova York e em Washington – Giuliana Morrone, Elaine Bast, Hélter Duarte, Rodrigo Bocardi, Júlio Mosquéra, Jorge Pontual, Luís Fernando Silva Pinto – acompanharam as prévias e as convenções dos partidos Democrata e Republicano, as campanhas de Mitt Romney e Barack Obama, os debates entre os candidatos e o dia da votação.

Na semana da eleição, William Bonner ancorou o Jornal Nacional direto de Washington, assim como fizera em 2008. William Waack também viajou para a capital americana, de onde apresentou o Jornal da Globo nos dias 5 e 6 de novembro.

CONVENÇÕES NACIONAIS

Nas eleições americanas, as convenções nacionais dos partidos selam a escolha dos candidatos à presidência. É neste momento em que há a nomeação oficial dos representantes dos partidos Democrata e Republicano.

Partido Republicano

A tempestade tropical Isaac adiou, mas não atrapalhou a Convenção do Partido Republicano, que aconteceu em agosto de 2012. Os correspondentes Hélter Duarte e Alberto Fernandez foram enviados a Tampa, na Flórida. E, durante três dias, acompanharam o encontro político que confirmou o nome de Mitt Romney como candidato republicano nas eleições de novembro. As reportagens foram exibidas nos principais telejornais de rede.

O encerramento da Convenção, em 30 de agosto, contou com a participação do ator Clint Eastwood. Naquela noite, Hélter Duarte fez uma entrada, ao vivo, no Jornal da Globo, destacando os principais pontos do primeiro discurso oficial de Romney. O republicano fez duras críticas a Barack Obama, culpando seu adversário pelo agravamento da crise econômica. Romney prometeu ainda criar 12 milhões de empregos em quatro anos.

Partido Democrata

Em setembro, Luís Fernando Silva Pinto e Orlando Moreira acompanharam a Convenção do Partido Democrata em Charlotte, na Carolina do Norte, que formalizou a candidatura de Barack Obama à reeleição. Um dos destaques foi Michelle Obama, como mostrou a reportagem dos correspondentes no Jornal Nacional no dia 5 daquele mês. O discurso da primeira-dama emocionou o público. Ela falou com convicção do marido, ressaltando seus valores e sua seriedade. E afirmou que a melhor opção para os Estados Unidos naquele momento era dar um segundo mandato a Obama.

No encerramento da Convenção, em 6 de setembro, Luís Fernando conversou ao vivo com os apresentadores do Jornal da Globo, William Waack e Christiane Pelajo. O repórter destacou os pontos mais importantes do discurso de Barack Obama naquela noite. O presidente falou sobre o que havia feito nos últimos quatro anos e explicou como pretendia recuperar a economia americana. Prometeu ainda criar um milhão de empregos.

DISPUTA ACIRRADA

Os correspondentes da Globo cobriram extensamente a reta final da campanha dos dois candidatos. Os repórteres Luís Fernando Silva Pinto e Orlando Moreira acompanharam Barack Obama em sua última viagem em busca de votos para se reeleger. Após se afastar por alguns dias para coordenar a assistência às vítimas do furacão Sandy, o democrata retomou sua rotina de candidato. Em três dias, passou por 12 cidades diferentes, entre elas Las Vegas (Nevada), Springfield e Hilliard (Ohio). A equipe da Globo chegou a percorrer em um único dia dia cerca de sete mil quilômetros.

Mitt Romney, o candidato da oposição, cruzou seis estados com o objetivo de conquistar os indecisos. A viagem foi registrada pelos correspondentes Rodrigo Bocardi e Alberto Fernandez. Os dois acompanharam os comícios do republicano em Virginia, Ohio, Wisconsin, New Hampshire, Iowa e Colorado.

Reportagem de Luís Fernando Silva Pinto sobre as últimas viagens de Barack Obama pelos estados americanos na reta final da campanha eleitoral, Jornal Nacional, 03/11/2012.

Reportagem dos correspondentes Rodrigo Bocardi e Alberto Fernandez, que acompanharam os comícios do candidato republicano Mitt Romney em Virginia, Ohio, Wisconsin, New Hampshire, Iowa e Colorado, Jornal Nacional, 03/11/2012.

VÉSPERAS DA VOTAÇÃO

O Jornal Nacional foi ancorado por William Bonner direto de Washington nos dias 5, 6 e 7 de novembro de 2012. O apresentador chegou aos EUA no sábado anterior à votação, dia 3. Naquela tarde mesmo, seguiu para Bristow, na Virgínia, para acompanhar um dos comícios de Barack Obama. Acompanhado por milhares de pessoas, Bonner e a equipe do JN esperaram cerca de cinco horas, num frio de quase 0 grau, até que o presidente começasse a falar.

Reportagem de William Bonner sobre as dificuldades enfrentadas pelo candidato Barack Obama à reeleição. Jornal Nacional, 05/11/2012.

“O que foi que aconteceu nos últimos quatro anos para reduzir o contingente de eleitores de Obama? Quais são as pedras no sapato do candidato à reeleição?” A reportagem de Bonner, levada ao ar no JN em 5 de novembro, apontou como possíveis respostas a recuperação lenta da economia e também a reforma no sistema de saúde, criticada por grande parte dos americanos.

Chicago

Na véspera da votação, Luís Fernando Silva Pinto e Orlando Moreira foram para Chicago, Illinois, base eleitoral de Barack Obama. O repórter falou ao vivo no JN de 5 de novembro sobre a maratona que estava sendo os últimos dias de campanha de Obama. Naquela segunda-feira, o candidato democrata havia feito discursos em Wisconsin, Ohio e Iowa – estados importantes para a decisão da eleição.

Rodrigo Bocardi e Alberto Fernandez, que acompanharam a campanha de Mitt Romney, estavam em Boston, Massachussets, reduto eleitoral do republicano. A véspera da votação também fora um dia corrido para Romney. Começou com comício na Flórida, a tarde seguiu para Virginia depois Ohio e New Hampshire.

Swing States

Reportagem de William Waack sobre os eleitores indecisos nas eleições americanas e um condado na Flórida cuja população oscila, a cada eleição, entre um partido e outro. Jornal da Globo, 05/11/2012.

Os repórteres Hélter Duarte e Sergio Telles viajaram para Ohio, estado disputado pelos dois candidatos justamente por não ser fiel a nenhum partido. A reportagem da dupla, exibida pelo JN em 5 de novembro, explicou como funciona o sistema eleitoral americano e a importância dos chamados “swing states”, os estados considerados indecisos e, por isso mesmo, decisivos no resultado final da eleição.

Os indecisos ainda foram tema da reportagem de William Waack, exibida na mesma noite no Jornal da Globo. O jornalista, que ancorou de Washington o JG nos dias 5 e 6 de novembro, viajou para a Flórida acompanhado do repórter cinematográfico Marco Antonio Gonçalves. Os dois visitaram o condado de Osceola, cuja população oscila, a cada eleição, entre um partido e outro. E a votação lá acaba influenciando o resultado final no estado.

William Waack também fez uma reportagem sobre o consumo obsessivo da sociedade americana. Entrevistou o casal símbolo desse comportamento, Jackie e David Siegel. Eles queriam construir em Orlando a maior casa de família nos Estados Unidos, inspirada no Palácio de Versalhes, na França. Porém, a crise de 2008 interrompeu o sonho.

Reportagem de Hélter Duarte e Sergio Telles sobre as particularidades do sistema eleitoral americano. Jornal Nacional, 05/11/2012.

Na véspera das eleições nos Estados Unidos, William Waack entrevista um casal que representa o consumo por compulsão na economia americana. Jornal da Globo, 05/11/2012.

VOTAÇÃO E APURAÇÃO

No dia das eleições, a disputa presidencial nos EUA foi destaque no noticiário dos principais telejornais de rede. Os correspondentes – Luís Fernando Silva Pinto em Chicago, Rodrigo Bocardi em Boston, Hélter Duarte em Cincinnati e Elaine Bast em Nova York – participaram, ao vivo, do Jornal Nacional, atualizando o telespectador com as últimas informações. As reportagens mostraram como havia sido o dia de votação em diferentes cidades do país. Naquele momento, ainda não se sabia quem era o vencedor.

Quando o Jornal da Globo foi ao ar, na noite de 6 de novembro, a votação ainda não estava encerrada. Mas o telejornal apresentou as projeções feitas pela agência de notícias Associated Press. Em Washington, William Waack conversou ao vivo com Paulo Sotero, diretor do instituto brasileiro do centro de pesquisas Wilson Center. Especialista em política norte-americana há mais de 30 anos, ele fez uma análise sobre os primeiros números divulgados.

Reportagens ao vivo dos correspondentes Luís Fernando Silva Pinto, em Chicago, e Rodrigo Bocardi, em Boston, sobre o dia das eleições presidenciais nos EUA. Jornal Nacional, 06/11/2012.

Na mesma edição do JG, uma reportagem de Jorge Pontual destacou os momentos de reviravolta nas campanhas dos dois candidatos. E uma matéria de Alan Severiano mostrou como o furacão Sandy acabou influenciando a eleição nos Estados Unidos. “Essas eleições estão causando uma verdadeira guerra civil na América, como a guerra de secessão, que dividiu o país no século XIX e que Lincoln ganhou, salvando a União. Obama está na linha direta de Lincoln.” Analisou Arnaldo Jabor em seu comentário naquela noite.

Após o encerramento do Jornal da Globo, flashes com os números da apuração atualizaram o telespectador ao longo da programação. O resultado foi divulgado pelas TVs americanas às 2h18, horário de Brasília. A apuração ainda não havia terminado, mas a vitória de Barack Obama em Ohio garantiu o número de delegados necessário para vencer a eleição.

Reportagem de Elaine Bast sobre o dia de votações em Nova York, onde as sessões eleitorais lotaram, apesar dos transtornos causados pelo furacão Sandy. Jornal Nacional, 06/11/2012.

OBAMA REELEITO

A reeleição de Obama foi o principal assunto nos telejornais daquela quarta-feira, 7 de novembro. O Bom Dia Brasil apresentou uma edição especial com a cobertura completa da reeleição de Barack Obama. Comentaristas analisaram o resultado da votação, e os correspondentes nos EUA, na Europa, na Ásia e no Oriente Médio repercutiram a vitória de Obama ao redor do mundo. Uma reportagem de Giuliana Morrone mostrou a festa dos democratas nas ruas de Nova York ao ser anunciado o vencedor.

Quando o Jornal Nacional foi ao ar, os correspondentes Luís Fernando Silva Pinto e Orlando Moreira, que acompanharam o discurso do presidente reeleito em Chicago, já estavam em frente à Casa Branca, em Washington. De lá, fizeram uma entrada ao vivo no telejornal.

Os correspondentes em Londres, Marcos Losekann, e em Jerusalém, Carlos de Lannoy, falaram sobre a reação dos líderes à vitória de Obama.

No Jornal da Globo, William Waack analisou os fatores que levaram Obama à reeleição. O voto latino fez a diferença no resultado da eleição, assim como da população jovem e negra.

FONTES

Bom Dia Brasil, 07/11/2012; Jornal da Globo, 30/08/2012, 06/09/2012, 05-06/11/21012; Jornal Nacional, 05/09/2012, 03/11/2012, 05-07/11/2012.