Casamento Real - 1981

Em 1981, Diana Spencer e o herdeiro da coroa britânica, o príncipe Charles de Gales, casam-se numa das cerimônias mais televisionadas do século.

Por Memória Globo


O ‘casamento do século’, como ficou conhecido, ocorreu em 29 de julho de 1981, na Catedral Saint Paul, em Londres, e foi transmitido para 750 milhões de pessoas no mundo inteiro. A cerimônia contou com a participação de 3.500 convidados.      

Reportagem sobre a cerimônia de casamento do Príncipe Charles e Lady Diana na Catedral de Saint Paul. Jornal Hoje, 29/07/1981

EQUIPE E ESTRUTURA

A Globo foi a única emissora a comprar os direitos de transmissão do casamento para o Brasil, adquiridos pela inglesa BBC, que instalou doze câmeras na Catedral Saint Paul e no Palácio de Buckingham.

A programação começou, ao vivo, às seis da manhã, e ficou no ar durante três horas e meia cobrindo a chegada do príncipe e da princesa à Catedral Saint Paul, a cerimônia de matrimônio, sua partida a bordo da carruagem e o beijo na sacada do Palácio de Buckingham. A apresentação do evento ficou a cargo de Berto Filho, e a narração foi dos jornalistas Hélio Costa e Ricardo Pereira.

“A gente fez ao vivo o casamento. Na época foi o recorde de chamadas da Telerj, a companhia telefônica do Rio, para o serviço de despertador, porque foi às 6h da manhã, então as pessoas ligavam para serem acordadas às 6h da manhã para ver o casamento. Nós fizemos todos os comentários, eu e o Hélio Costa, de um estúdio da BBC que eles montaram com posições de comentaristas”, relembra Ricardo Pereira.

Um Globo Repórter especial foi ao ar em 24 de julho sobre a família real, as origens de Diana e os preparativos do casamento.

Reportagem sobre o casamento da então plebeia Diana Spencer com o herdeiro da coroa britânica, o príncipe Charles de Gales. Jornal Nacional, 29/07/1981.

Reportagem sobre o nascimento do primeiro filho de Charles e Diana, o príncipe William. Jornal Hoje, 22/06/1982.

Reportagem de Ricardo Pereira sobre o nascimento de Harry, o segundo filho do príncipe Charles e Diana Spencer. Jornal Nacional, 15/09/1984.

DESTAQUES

NOIVADO

A perseguição dos jornalistas a Diana Spencer começou assim que ela e Charles foram vistos juntos pelas primeiras vezes, no início de 1981. Em 6 de fevereiro o príncipe pediu a mão de Diana no Castelo de Windsor, durante uma visita. O noivado, entretanto, foi anunciado apenas no dia 24 daquele mês, conforme noticiou o Jornal Nacional. 

PREPARATIVOS

Na semana que antecedeu ao casamento real, a Globo fez várias matérias sobre os preparativos. Luís Fernando Silva Pinto, na época correspondente da Globo em Londres, realizou uma reportagem para o Jornal Nacional sobre a movimentação na frente do Palácio de Buckingham e da Catedral Saint Paul. Em outra matéria, para o Jornal Hoje, Maria Cristina Pinheiro mostrou o ensaio geral do coral de crianças para a cerimônia.

ROTEIRO

A narração do casamento foi programada com antecedência e obedeceu a um roteiro pré-estabelecido pela BBC, conforme relembra Ricardo Pereira: “A gente fez duas reuniões com eles de pré-produção, os caras diziam assim: ‘Às dez horas, quatro minutos e cinco segundos a carruagem da rainha vai passar na Trafalgar Square’ e passava. Naquela época os ingleses ainda eram pontuais. Tudo perfeito, a gente também tinha montado um trabalho de pré-produção. A ABC News tinha cem pessoas em Londres só trabalhando com o casamento. Era um grande evento midiático porque foi marcado com alguns meses de antecedência.” A apresentação do programa ficou a cargo de Berto Filho. 

VESTIDO DE NOIVA

Um dos momentos mais esperados foi quando a princesa saltou da carruagem coberta, na porta da catedral, e revelou seu vestido – que foi mundialmente copiado. O véu tinha quase oito metros de comprimento e cobria também o rosto de Diana. No alto da cabeça, uma tiara de brilhantes emprestava um ar de conto de fadas. O príncipe a aguardava com um traje a caráter, preto com detalhes dourados, e uma faixa azul na cintura. A comentarista de moda Cristina Franco analisou, para o Jornal Hoje, os trajes do casamento.

BEIJO

Após a cerimônia, o casal deixou a Catedral Saint Paul a bordo de uma carruagem aberta, e desfilou no meio da multidão até o Palácio de Buckingham, sempre acenando. Da bancada do palácio, Diana e Charles se beijaram, quebrando o protocolo real. 

O Jornal Nacional do dia, uma quarta-feira, levou ao ar uma matéria de 21 minutos com os melhores momentos do casamento. Uma reportagem feita no Brasil acompanhou o embaixador britânico da época, George William Harding, em um asilo da colônia inglesa, em São Paulo, assistindo a cerimônia.

Ainda foi transmitida a saída do casal do Palácio de Buckingham, a bordo de uma carruagem que os levou até a ferroviária, de onde partiram para a lua de mel. “Nós fizemos matérias, o Globo Repórter na preparação e, no dia, fizemos ao vivo o casamento, a ida para o Palácio de Buckingham e a saída deles de carruagem para pegar o trem”, recorda o jornalista Ricardo Pereira. 

FILHOS

No Jornal Nacional de 5 de novembro de 1981, a notícia da confirmação da gravidez de Diana foi anunciada pelo repórter Roberto Feith. No Jornal Hoje de 22 de junho do ano seguinte, o nascimento do príncipe William foi destaque, com imagens de Diana e Charles deixando a maternidade. O nascimento do segundo filho do casal, Harry, foi noticiado pelo Jornal Nacional de 15 de setembro de 1984 pelo repórter Ricardo Pereira.

SEPARAÇÃO

Após uma crise amplamente retratada e especulada pela imprensa sensacionalista inglesa, Diana e Charles separaram-se em 9 de dezembro de 1992. A notícia foi ao ar no Jornal Nacional daquela noite, em reportagem de Pedro Bial.

Também foi exibido um trecho do anúncio feito no parlamento pelo então primeiro ministro britânico John Major sobre a separação do casal real. A grande questão que pairava no ar era com quem ficariam os príncipes William e Harry.

Em novembro de 1995, uma entrevista de Diana concedida à rede inglesa BBC foi ao ar no Globo Repórter. Ela falava do seu casamento, da separação do príncipe, dos romances extraconjugais, da realeza, do assédio da imprensa, e dos transtornos emocionais que havia enfrentado, como bulimia e depressão.  O divórcio do casal só foi finalizado em 28 de agosto de 1996.

MORTE DE DIANA

Diana Spencer morreu em 31 de agosto de 1997, num acidente de carro em Paris. Ela estava acompanhada do namorado, Dodi Al-Fayed. A Globo realizou ampla cobertura da tragédia.

FONTES

Depoimento concedido ao Memória Globo por Ricardo Pereira (18/03/2004); Globo Repórter 24/02/1981, 04/11/1995; Jornal Hoje 22/06/1982; Jornal Nacional 24/02/1981, 29/07/1981, 05/11/1981, 15/09/1984.