Década de 1980

Censura em queda dá espaço para programas populares; humor ácido e sátiras ganham força e jornalismo se beneficia do desenvolvimento tecnológico

Por Memória Globo


Nos anos 1980, com o recrudescimento da censura aos meios de comunicação, programas de cunho popular ganham, paulatinamente, mais espaço na televisão. Paralelamente, despontam produtos de humor ácido e satírico voltados para o público jovem, principalmente na Globo, com os programas 'Armação Ilimitada' e 'TV Pirata'. Ao mesmo tempo, o investimento em tecnologia de captação e transmissão de imagem e vídeo agiliza os processos de trabalho, beneficiando principalmente o jornalismo. A cobertura jornalística que acompanhou o processo de democratização, culminando na primeira eleição geral para a Presidência da República deslocou a televisão para o centro do debate político.

1980

A programação da Globo é diversificada com a introdução de dois novos programas. Logo em janeiro, o 'Globo Rural' estreia com notícias do campo. Três meses depois, é a vez do 'TV Mulher', voltado ao público feminino. Também entra no ar o 'Vale a Pena Ver de Novo', faixa da programação destinada a reprises de dramaturgia.

1981

A Globo vence o prêmio Emmy Internacional com o musical 'A Arca de Noé', exibido no ano anterior. Além disso, implanta um sistema de computação gráfica tridimensional, uma grande inovação na época.

'Vinicius Para Criança - A Arca de Noé' (1980): Abertura

É criado o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

1982

Mais um Emmy Internacional para a Globo, desta vez na categoria Arte Popular, com o especial 'Morte e Vida Severina'. Exibido no ano anterior, o programa foi produzido a partir do poema de João Cabral de Mello Neto. Neste ano, a Globo faz sua primeira minissérie: 'Lampião e Maria Bonita'. TV Bandeirantes passa a fazer transmissões via satélite.

Tania Alves e Nelson Xavier em 'Lampião e Maria Bonita', 1982 — Foto: Acervo/Globo

1983

Na Globo, o ano começa com a estreia dos chamados Praças TV: os telejornais locais 'SPTV' (São Paulo), 'RJTV' (Rio de Janeiro), 'NETV' (Região Nordeste), 'MGTV' (Minas Gerais) e 'DFTV' (Distrito Federal). 'Guerra dos Sexos', novela de Silvio de Abreu, consolida o perfil cômico do horário das 19h.

Paulo Autran e Fernanda Montenegro em 'Guerra dos Sexos – 1ª versão', 1983 — Foto: Agência O Globo

Roberto Marinho recebe o Emmy de Personalidade do Ano em Televisão. No dia 5 de junho, têm início as transmissões da Rede Manchete de Televisão. No SBT, estreia o 'Domingo Legal', programa comandado por Gugu Liberato, que até então apresentava o 'Viva a Noite'.

1985

Inspirada na estética do videoclipe, que começava a conquistar o público brasileiro dez anos após seu surgimento nos Estados Unidos, a Globo lança o seriado 'Armação Ilimitada'. Dez anos também separam a estreia de 'Roque Santeiro', novela de Dias Gomes, da sua primeira versão, censurada pela ditadura logo antes da programação de ir ao ar. O último capítulo chegou a bater 100% de audiência.

Eu me apaixonei antes de ler. Tive essa grande sorte de fazer Armação Ilimitada. O programa foi pensado também para romper certos limites, preconceitos, tabus”.
— Andréa Beltrão, atriz
Kadu Moliterno e André di Biasi em 'Armação Ilimitada' — Foto: Acervo/Globo

Decreto nº 91.837 regulamenta serviços de radiodifusão, proibindo fundadores e emissoras de transferir controle acionário de empresas antes de cinco anos.

1986

Em parceria com a Unicef, a Globo lança a campanha 'Criança Esperança', voltada a menores carentes. Para todos os tipos de “baixinhos”, a emissora traz da Rede Manchete Xuxa Meneghel, que estreia com o 'Xou da Xuxa'.

1988

A novela 'Vale Tudo', de Gilberto Braga, sintonizou o público em um dos crimes mais famosos da teledramaturgia: “quem matou Odete Roitman?”. Enquanto isso, a TV fazia troça de si mesma no humorístico 'TV Pirata'.

Beatriz Segall e Nathalia Timberg em 'Vale Tudo', 1988 — Foto: Bazilio Calazans/Memória Globo

Em outubro, é promulgada a nova Constituição brasileira, que modifica o sistema de concessões de canais de rádio e TV, sem, no entanto, acabar com a exclusividade da União. Com ela, fica, finalmente, determinado o fim da censura. O decreto nº 95.744 regulamenta o serviço de televisão por assinatura.

1989

A TV por assinatura chega ao Brasil, com o Canal +, em março. A primeira emissora do gênero transmitia, via satélite, a programação da rede americana ESPN. A Globo contrata Fausto Silva, que, desde 1984, primeiro na TV Record, depois da TV Bandeirantes, fazia sucesso com o programa 'Perdidos na Noite'. Em março, estreia o 'Domingão do Faustão'. No ano da primeira eleição direta para a Presidência da República, vai ao ar a novela 'O Salvador da Pátria', de Lauro César Muniz.

Lima Duarte em 'O Salvador da Pátria' — Foto: Bazilio Calazans/Memória Globo
Existe um certo preconceito, uma certa hipocrisia, só que o programa de auditório é o único lugar onde há verdade na televisão. Ali a emoção não é fictícia. Ali o artista, que está acostumado a ficar dentro do estúdio, gravando a novela, tem contato com o público dele. Ele recebe o aplauso, recebe a crítica. Ali, no programa de auditório, você tem calor humano. É o momento em que o anônimo tem os seus minutos de fama, de artista. É ali que o artista pode fazer um jogo, uma brincadeira com o seu fã.”
— Fausto Silva, apresentador.