Os anos 1970 são o momento em que a televisão se profissionaliza e expande, em rede, por todo o território brasileiro. Revela-se um esforço de aprimoramento das qualidades técnica e estética. As telenovelas caem no gosto do público, tornam-se líderes de audiência, catalisadas pelo sucesso de 'Irmãos Coragem', mais assistida do que a final da Copa do Mundo de 1970. Ao mesmo tempo, assistir a novelas em faixas de horário específicas, principalmente devido à consolidação do conceito de grade de programação na Globo, torna-se hábito popular. O 'Jornal Nacional' lidera a audiência no horário nobre. A estreia de programas jornalísticos, como o 'Fantástico' e o 'Globo Repórter', demarca um novo lugar para o jornalismo na televisão brasileira. A censura aos meios de comunicação e informação incide sobre produtos de dramaturgia, jornalismo, shows e variedades – seja sob forma de censura prévia, autocensura ou de presença de censores em algumas redações e estúdios.
1970
O campeonato mundial de futebol do México, em junho, foi um marco na história da televisão brasileira. Pela primeira vez, os telespectadores puderam assistir à transmissão dos jogos ao vivo, por intermédio de um pool de emissoras, incluindo a TV Globo.
Webdoc sobre a Copa do Mundo de 1970
Além disso, a emissora faz suas primeiras transmissões experimentais em cores. Em meio aos jogos, estreia a novela 'Irmãos Coragem', de Janete Clair. O primeiro capítulo da novela explora o Maracanã lotado, numa partida real entre Flamengo e Botafogo; não à toa, conquistou o público masculino. O sucesso foi tão grande que sua audiência foi maior que a da final da Copa, que deu o tricampeonato à Seleção Canarinho.
Webdoc sobre a novela 'Irmãos Coragem'
Jô Soares, humorista com passagem por várias emissoras, vai para a Globo protagonizar o programa 'Faça Humor, Não Faça Guerra'. A emissora também traz para seus quadros outro humorista de sucesso, célebre pelo programa 'Chico Anysio Show', da TV Rio. Chico Anysio estreia, na Globo, em 'Chico Anysio Especial'.
O Decreto nº 1.077 institucionaliza a censura prévia, determinando a presença de um censor nas redações e o envio antecipado de qualquer material a ser exibido para a Divisão de Censura do Departamento da Polícia Federal, em Brasília.
1971
Estreia do 'Jornal Hoje', exibido de segunda a sábado, no horário do almoço, com objetivo de ser uma revista eletrônica voltada para o público feminino. Combinava noticiário nacional e internacional com notícias sobre cultura e comportamento. No mesmo ano, a Globo inaugurava sua emissora em Brasília. TV Continental sai do ar.
Depoimento de Léo Batista ao Memória Globo sobre a estreia do 'Jornal Hoje'.
1972
A cor chega à televisão brasileira. A Festa da Uva, no dia 10 de fevereiro, na cidade de Caxias, no Rio Grande do Sul, foi o primeiro evento transmitido em cores em rede nacional. As imagens foram cedidas pela TV Difusora, com colaboração técnica da TV Rio e apoio das TVs Gaúcha, Piratini e de Caxias.
Jornal Nacional: Festa da Uva
Na Globo, o primeiro programa a cores foi o 'Caso Especial, Meu Primeiro Baile', em março. No mesmo mês, a emissora fez sua primeira transmissão de Fórmula 1. O ano marca, ainda, a inauguração da TV Globo em Recife e a estreia da primeira comédia de costumes da emissora: 'A Grande Família'. A novela 'Selva de Pedra', de Janete Clair, tem a maior audiência da televisão nacional até então. É criada a Telebrás, empresa pública responsável por serviços de telecomunicações.
1973
No ano em que a Globo inaugura o primeiro posto internacional, em Nova York, estreiam três dos programas mais importantes da emissora: 'Globo Repórter', 'Fantástico' e 'Esporte Espetacular'.
Depoimento sobre a inauguração do escritório em Nova York: Lucas Mendes
Webdoc 'Globo Repórter': Concepção e Formatos
Depoimento sobre a criação do 'Fantástico': Boni
'O Bem-Amado', trama de Dias Gomes, é a primeira novela em cores do Brasil – e a primeira a ser exportada.
1974
Os jornalistas Sandra Passarinho e Orlando Moreira são os primeiros correspondentes da Globo enviados à Europa para cobrir a Revolução dos Cravos, em Portugal.
Webdoc - Revolução dos Cravos
1975
Produzida em comemoração aos 10 anos da Globo, vai ao ar a novela 'Gabriela'. Adaptação do romance homônimo de Jorge Amado por Walter George Durst, trouxe Sônia Braga no papel-título.
'Gabriela - 1ª versão' (1975): Gabriela (Sônia Braga) pega pipa no telhado
1976
A emissora contrata o autor da novela 'Beto Rockfeller', Cassiano Gabus Mendes, que estreia com 'Anjo Mau', e adota o videoteipe em todos os seus programas.
A Globo leva ao ar a luta abolicionista em 'Escrava Isaura', novela de Gilberto Braga, baseada no romance homônimo de Bernardo Guimarães.
Webdoc - 'Escrava Isaura' (1976)
No jornalismo, tem início a era do ENG (Eletronic News Gathering), sistema composto por unidades portáteis com câmeras leves e sensíveis, transmissores de microondas, videoteipes e ferramenta de edição. A tecnologia permitia o envio de imagens e sons diretamente para a emissora, economizando tempo gasto com revelação e edição manual.
No Rio de Janeiro, é criada a TVS (TV Studios Silvio Santos) – e, com isso, o 'Programa Silvio Santos' deixa de ser exibido pela Globo.
1977
Em junho de 1977 foi ao ar no ‘Jornal Nacional’ a primeira entrada ao vivo em cores, gravada e transmitida por equipamento de ENG. A repórter Glória Maria e o repórter cinematográfico Roberto Padula transmitiram direto da Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, uma reportagem sobre engarrafamento.
Toda a programação da Globo passa a ser transmitida em cores. Assim, o público pode assistir com gosto a estreia do infantil 'Sítio do Picapau Amarelo'. O programa, eleito como um dos melhores do mundo pela Unesco, em 1979, fora adaptado pela primeira vez para a televisão em 1952, na TV Tupi, onde ficou 11 anos no ar. Ganhou novas versões em 1964, na TV Cultura de São Paulo e, em 1967, na TV Bandeirantes.
Webdoc - 'Sítio do Picapau Amarelo, 1ª versão'
A Globo também passa a transmitir o programa 'Praça da Alegria', que nasce na TV Paulista, em 1957, e passa pelas TVs Rio e Record. O mesmo programa voltará às telas com outro nome em 1987: na Bandeirantes, como Praça TV, e no SBT como A Praça é Nossa. No mesmo ano, a Globo traz, da TV Tupi, 'Os Trapalhões', e, com isso, o humorista Renato Aragão, que já havia passado por várias emissoras. A TVS e a TV Record passam operar em conjunto, enquanto a TV Bandeirantes inaugura a TV Guanabara, no Rio de Janeiro, dando início à sua rede.
1978
Pela primeira vez, a Globo produziu reportagens diárias e programas especiais em um mundial de futebol. Repórteres acompanharam de perto a seleção brasileira na Copa do Mundo da Argentina. Pouco depois, em 14 de agosto, estreia o Globo Esporte. O ano também foi animado pela novela 'Dancin’ Days', de Gilberto Braga, cuja trilha sonora teve recorde de vendas da categoria. Em dezembro, a emissora inaugura o primeiro Centro de Pós-Produção da América Latina.
Webdoc - Copa da Argentina
1979
Vai ao ar, no dia 2 de abril, o 'Jornal da Globo'. 'Malu Mulher', uma das três Séries Brasileiras lançadas no ano, fez sucesso ao levar às telas os dilemas da mulher moderna.
Webdoc seriado - 'Malu Mulher' (1979)