Fórmula 1 - 1997

Nesta página, você confere Fórmula 1 - 1997. Navegue pelos destaques deste programa de esporte da Globo.


As novidades na temporada foram as mudanças no regulamento da FIA, segundo o qual cada prova teria 20 carros na largada, os treinos livres ganhariam 15 minutos a mais e os pneus utilizados teriam que possuir ranhuras. Com essa última imposição, a FIA pretendia reduzir a velocidade do veículo e aumentar a segurança do piloto.

No primeiro Grande Prêmio do campeonato de 1997, disputado na Austrália, duas equipes de produção do esporte da Rede Globo foram enviadas para preparar uma série de reportagens que foram exibidas antes do início da corrida no GP Brasil. O programa Sinal Verde foi relançado e passou a destacar o ambiente e a cultura dos vários países onde eram realizadas as competições de Fórmula 1.

Em 1997, começou o julgamento sobre as responsabilidades do acidente que resultou na morte do piloto brasileiro Ayrton Senna, em 1994. Cinco integrantes da equipe Williams foram acusados de assassinato involuntário, entre eles Adrian Newey e Frank Williams. Todos foram declarados inocentes. A Rede Globo acompanhou o julgamento com reportagens exibidas no Jornal Nacional. 

A equipe da Fórmula 1 desembarcou no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, em 30 de março, para a segunda prova da temporada de 1997. A transmissão do Grande Prêmio do Brasil desse ano foi feita a partir de uma parceria com a FOM (Formula One Management), que ficou responsável pela geração das imagens para todo o mundo. O trabalho da Globo teve narração de Galvão Bueno, comentários de Reginaldo Leme e reportagens de Cesar Augusto, Mauro Naves, Denise Chahestian e Pedro Bassan.

A FOM trouxe o seu equipamento para a produção do sinal e vendia todo o material para a Rede Globo. Mas a transmissão nacional sempre foi finalizada pela Globo, que apresentava cenas exclusivas captadas por quatro câmeras localizadas ao longo do circuito. Antes da existência da FOM, cada país era responsável pela transmissão das corridas para o exterior e não havia padronização.

A cobertura começou no sábado, dia 29, às 13h, com o treino oficial que decidiu o grid de largada. Participaram da corrida 12 equipes e 24 pilotos, entre eles os brasileiros Rubens Barrichello, Pedro Paulo Diniz e Ricardo Rosset, além da Ferrari pilotada pelo campeão mundial Michael Schumacher. A equipe Williams conquistou a vitória pelo segundo ano consecutivo, dessa vez com Jacques Villeneuve, que também faturou, posteriormente, o Mundial. 

Reportagem de Marcos Uchoa sobre a conquista do piloto canadense Jacques Villeneuve de campeão da Fórmula 1 no Grande Prêmio da Europa, Fantástico, 26/10/1997.

EXIBIÇÃO 09/03/1997 a 26/10/1997

BPRG, março de 1997; “Globo promete mais informação nas transmissões”, O Estado de São Paulo, mar, 1997; “Os brasileiros no GP Brasil”, O Globo, 31 mar 2002; Fita – DOC: RJ 51 – 00115901, “Por dentro da Fórmula 1”.