Fórmula 1-1982

Nesta página, você confere Fórmula 1-1982. Navegue pelos destaques deste programa de esporte da Globo.


O Grande Prêmio da África do Sul abriu pela primeira vez a temporada de Fórmula 1, mas o fato mais marcante do ano de 1982 foi a morte de Gilles Villeneuve no Grande Prêmio da Bélgica, em 9 de maio, a quinta prova do campeonato. O acidente aconteceu a seis voltas do final, quando o piloto chocou a sua Ferrari em outro carro na pista. A cobertura da morte de Villeneuve foi destacada pelo repórter Reginaldo Leme como um dos momentos mais marcantes da sua carreira na cobertura da Fórmula 1. No Grande Prêmio do Canadá, outra vítima no mundial, dessa vez foi Ricardo Palleti, após uma colisão na Ferrari de Didier Pironi. 

A temporada terminou no GP dos Estados Unidos, em Las Vegas, com a Williams conquistando o seu segundo título no Mundial de Pilotos pelas mãos de Keke Rosberg.

A novidade na cobertura do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 pela Rede Globo foi a apresentação da pista de Jacarepaguá, feita a partir de um buggy dirigido por Roberto Pupo Moreno, então piloto de testes da equipe Lotus. A câmera foi montada no carro e mostrava a reação do piloto e da máquina diante do traçado do circuito de Jacarepaguá. A corrida, disputada no dia 21 de março, teve a direção geral de Aloysio Legey, narração de Galvão Bueno, comentários de Reginaldo Leme, reportagens de Mário Jorge, Isabela Scalabrini e Carlos Monforte.

A transmissão começou meia hora antes da largada. Durante 20 minutos, a emissora destacou a movimentação dos boxes, a biografia dos 26 pilotos que disputaram a prova e a descrição de como era um carro de Fórmula 1 feita por Emerson Fittipaldi. A Rede Globo instalou seis câmeras em vários pontos dos cinco quilômetros de extensão da pista. Além disso, foram posicionadas outras três nos boxes e uma em um helicóptero.

O GP do Brasil de 1982 foi marcado pela recuperação de Nelson Piquet do acidente que sofreu no ano anterior. Na prova, o piloto brasileiro fez seis ultrapassagens antes de conquistar o primeiro lugar. Ao final, Piquet perdeu o primeiro lugar e não conseguiu marcar pontos na corrida por causa de irregularidades no peso de sua Brabham. O vencedor da prova foi, então, o francês Alain Prost, da equipe McLaren. 

Reportagem de Reginaldo Leme sobre a conquista do título da Fórmula 1 de 1982 pelo piloto finlandês Keke Rosberg no Grande Prêmio de Las Vegas, Jornal Nacional, 25/09/1982.

EXIBIÇÃO 22/01/1982 a 25/09/1982

BPRG, 950; “Os brasileiros no GP Brasil”, O Globo, 31 mar 2002. “Revista de Domingo Especial – GP Brasil, ano 25, Jornal do Brasil, 31 mar 1996; Fita – DOC: RJ51 – 0162024, “Repórter em ação: Reginaldo Leme lembra momentos marcantes em 30 anos de cobertura da Fórmula 1”, matéria exibida em 30 mar 2002.