Os Jogos de Santiago, que aconteceram entre 20 de outubro e 5 de novembro de 2023, não tiveram transmissão da Globo nem do Sportv (este último transmitiu o Parapan, em novembro). O Brasil saiu da competição com um recorde absoluto de medalhas.
Houve novidades naquela edição: três modalidades estrearam naqueles jogos, após também serem incorporados às Olimpíadas: breaking, escalada e skate.
Participaram 7 mil atletas de 41 países das Américas. O Brasil enviou 1020 pessoas na sua delegação, sendo 633 atletas.
Fechamos os Jogos com 66 ouros, 73 pratas e 66 bronzes, totalizando 205 medalhas (em 2019 haviam sido 171). Mais uma vez, conquistamos a vice-liderança no quadro, atrás apenas dos Estados Unidos, que subiu ao topo do pódio 286 vezes.
Brasil faz campanha histórica nos Jogos Pan-Americanos de Santiago e ultrapassa 200 medalhas. Esporte Espetacular, 05/11/2023
As mulheres comandaram o Brasil na maior campanha da história do país em Jogos Pan-Americanos, com a maioria das medalhas de ouro e a maior parte das medalhas somadas pratas e bronze. Dos 66 ouros da delegação, 33 delas vieram com as mulheres, 30 com homens, e outras três em provas mistas. Dos 205 pódios, 95 foram com elas, 92 com eles, além de 18 em provas mistas.
O grande destaque ficou por conta da ginástica rítmica, em que o Brasil conquistou os oito ouros em disputa, cinco individuais e três no conjunto. A esgrima voltou ao lugar mais alto do pódio depois de 56 anos e a conquista foi da equipe feminina de espada. Na canoagem slalom, Ana Satila ficou com dois ouros e chegou a cinco na história dos Jogos Pan-Americanos.