A Terra dos Meninos Pelados

Musical infantil baseado na obra homônima de Graciliano Ramos conta a história de Raimundo (Herval Silveira), um menino diferente de todos os outros por ter um olho preto e um azul, além da cabeça pelada.

Por Memória Globo


'A Terra dos Meninos Pelados' foi ao ar em quatro episódios, exibidos em quatro domingos consecutivos. O musical conta a história de Raimundo (Herval Silveira), um menino diferente de todos os outros por ter um olho preto e um azul, além da cabeça pelada. Cansado de ser alvo de chacota na escola e nas ruas da cidade de Quadrangular, onde nasceu, Raimundo parte em uma viagem fantástica para um lugar onde as pessoas saibam conviver com as diferenças, e chega a Tatipirun, uma terra encantada onde todos os meninos são exatamente como ele: não têm cabelos e têm um olho de cada cor. Em Tatipirun, Raimundo conhece Talima (Amanda Ribeiro), Sardento (Christian Zucolotto), Fringo (Rafael Rodrigues), Pirenco (Gustavo Cordeiro) e Nanico (Raimundo Rocha), o baixinho mais emotivo da turma.

Os meninos pelados convidam o novo amigo para partir em uma aventura à procura de Caralâmpia (Fernanda Carvalho), a menina que virou princesa. Durante a busca, Raimundo conhece a floresta de Tatipirun e seus “personagens”: o rio de Sete Cabeças, que se afasta quando alguém necessita atravessá-lo; o chão fofo, onde não são necessários sapatos; o carro que fala; a aranha Rúbia (Isabel Guéron), que tece as roupas dos meninos; a Dona Laranjeira (Josie Antello), que conversa e distribui laranjas descascadas para as crianças; a Rã (Claudio Gabriel), que gosta de pregar peças; o macaco Guariba (Eduardo Andrade), que conta histórias e sempre dorme antes do final; e a cigarra (Ludmila Rosa), que canta para que todos durmam. No contato com os novos amigos, que julga serem iguais a ele, Raimundo começa a aprender que nem tudo é tão igual como parece. Ao conhecer os habitantes de Tatipirun, ele entende que sempre haverá diferenças entre os seres humanos, mesmo em uma terra maravilhosa onde tudo é possível. Raimundo descobre que cada menino tem uma característica diferente que, por vezes, o faz motivo de brincadeiras dos colegas. Após esta jornada, decide retornar a sua cidade de origem, compreendendo melhor a importância de valores como tolerância, confiança, autoestima e amizade.

Autoria: Cláudio Lobato | Redação: Cláudio Lobato, Cristiane Dantas, Guilherme Vasconcelos, Péricles C. Barros | Direção-geral: Márcio Trigo | Direção de núcleo: Denise Saraceni | Datas de exibição: 21/12/2003; 28/12/2003; 04/01/2004; 11/01/2004 | Horário: 12h30

Cena de 'A Terra dos Meninos Pelados' em que Raimundo (Herval Silveira) chega a Tatipirun, uma terra encantada onde todos os meninos são exatamente como ele: não têm cabelos e têm um olho de cada cor. Exibido em 21/12/2003.

Curiosidades

O intérprete do protagonista Raimundo, o menino Herval Silveira, teve que raspar a cabeça e usar uma lente de contato azul para viver o personagem. Ele foi escolhido em testes, entre 200 candidatos que concorriam ao papel. Anteriormente, ele já havia feito participações na novela 'Suave Veneno' e na minissérie 'Os Maias'.

Números Musicais

As aventuras de Raimundo são pontuadas por muitas canções. O programa conta com a participação de cantores e grupos musicais da MPB, que interpretam canções inéditas sobre temas e personagens abordados na história. O cantor e compositor Paulinho Moska, que também vive o professor de música de Raimundo na história, apresenta 'No Ar Noir', uma canção de sua autoria sobre as notas musicais; a banda Penélope faz uma performance em homenagem à cigarra, com a canção 'As Cigarras Antenadas', de Érica Martins e Gabriel Tomaz; o grupo Skank interpreta o tema do carro falante, cuja voz, aliás, é de Reynaldo Gianecchini; a banda Pato Fu canta a música 'Tudo', de autoria de John; Gabriel O Pensador se apresenta com 'Tudo Igual', dele e de André Gomes; o grupo Pedro Luís e a Parede canta 'Meu Nome é Raimundo', de Pedro Luís; Fernanda Abreu interpreta 'Aranha Rubia', dela e de Rodrigo Campello; os Detonautas, a música 'Terra Estranha', de autoria do grupo; e Lenine entoa a canção 'Diversidade', do próprio cantor. A cantora Zélia Duncan também participou do especial, apresentando 'Viajar de Trem', música de Lucinha Turnbull.

Fernanda Carvalho e Herval Silveira em 'A Terra dos Meninos Pelados', 2003 — Foto: Gianne Carvalho/Globo
Herval Silveira em 'A Terra dos Meninos Pelados', 2003 — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo
Christian Zcolotto, Rafael Rodrigues, Amanda Ribeiro, Herval Silveira e Eduardo Andrade em 'Terra dos Meninos Pelados', 2003 — Foto: Gianne Carvalho/Globo
Herval Silveira e Camille Heiss em 'Terra dos Meninos Pelados', 2003 — Foto: Rogério Domingues/Globo

Ficha Técnica

Elenco: Amanda Ribeiro – Talima | Camille Heiss – Clara | Christian Zucolotto – Sardento | Claudio Gabriel – Rã | Eduardo Andrade – Macaco Guariba | Fernanda Carvalho – Caralâmpia | Flávia Bonato – Professora de geografia | Gustavo Cordeiro – Pirenco | Gustavo Pereira – Pedro Bento Heitor Martinez – mágico Magirus | Herval Silveira – Raimundo | Isabel Guéron -Aranha Rúbia | Josie Antello – Dona Laranjeira | Ludmila Rosa – Cigarra | Paulinho Moska – Professor de música | Paulo Ricardo | Pedro Henrique Albuquerque – Saldanha | Pedro Paulo Rangel – tio Benjamin | Rafael Rodrigues – Fringo | Raimundo Rocha – Nanico | Telma Reston – Doceira

Autoria: Cláudio Lobato
Redação: Cláudio Lobato, Cristiane Dantas, Guilherme Vasconcelos, Péricles C. Barros
Cenografia: Fernando Schmidt
Assistência de cenografia:
Alexis Pabliano, Anne Bourgeois
Figurino: Beth Filipecki
Assistência de figurino:
Celia Oliveira, Elisa Coifman
Direção de fotografia: Henrique Leiner
Produção de arte: Denise Garrid
Assistência de produção de arte:
Marcia Niederauer
Produção de elenco:
Rosane Quintaes, Kika Freire
Coreografia:
Caio Nunes
Produção musical:
Marcio Lomiranda
Direção musical:
Mariozinho Rocha
Caracterização:
Marcelo Vedrossi
Equipe de apoio à caracterização: Eliane Veronez, Luiz Augusto Pires da Silva
Edição: Gilson Câmara
Sonoplastia:
Nelson Zeitoune, Renato Muniz
Efeitos visuais: Mauro Heitor
Efeitos especiais: Wilson Aquino
Ilustração: Graça Lima
Câmeras: Fernando Cruz, Renato Viana
Continuidade:
Maria Eugênia
Assistência de direção:
André Luiz Câmara
Produção de engenharia:
Carlos Câmara
Coordenação de produção: Walter Borghi
Gerência de produção:
Jayme Praça
Equipe de produção: Claudia Goldstein, Jorge Fernando, Malu Schwerdtner
Direção geral:
Márcio Trigo
Direção de núcleo: Denise Saraceni

FONTES

Boletim de Programação da Rede Globo, 12/2003; “Graciliano conformista” In Jornal do Brasil, 23/12/2003; “Carequinha” In O Dia, 08/12/2003; BERNARDO, André. “No mundo de Raimundo” In http://www1.an.com.br; http://www.releituras.com/graciramos_bio.asp; http://www.graciliano.com.br, acessados em 03/2009.