Tarcísio & Glória

Estrelado pelo casal Tarcísio Meira e Glória Menezes, o seriado mostra o relacionamento entre um empresário corrupto e uma extraterrestre.

Por Memória Globo, Memória Globo


O caso de amor entre um empresário corrupto e uma extraterrestre. Esse é o mote do seriado 'Tarcísio & Glória', estrelado por um dos casais mais amados do Brasil: Tarcísio Meira e Glória Menezes. Com muito humor e ironia, temas como corrupção e feminismo vêm à tona, tendo como pano de fundo as confusões do empresário paulista Bruno Lazzarini (Tarcísio Meira) e o estranhamento da cientista extraterrestre Ava Becker (Glória Menezes).

Período de exibição: 28/04 a 01/12/1988 | Horário: 21h30 | Nº de episódios: 18

Abertura do seriado 'Tarcísio & Glória' (1988).

A Trama

Bruno é amante de Carmem (Marieta Severo), mulher de seu cúmplice em negociações ilícitas, e tem uma firma de importação e exportação em São Paulo. Mas o protagonista sobrevive de pequenos golpes.

Glória Menezes, Tarcísio Meira e Marieta Severo em 'Tarcísio & Glória', 1988 — Foto: Acervo/Globo

Ava é uma cientista do planeta Aurora, lugar onde só existem mulheres, dependentes de sêmen congelado para se reproduzirem. A cientista, que é especialista em genética, vem à Terra para estudar a possibilidade de usar homens para perpetuar sua espécie. A trama começa quando um disco voador deixa Ava em frente ao carro de Bruno, que dirigia em uma estrada deserta, voltando de uma festa, e ouvia a música 'Strangers in the Night'. Ele fica assustado com o ocorrido, mas acaba acolhendo a cientista em sua casa. A partir daí, os dois tentam conviver com suas diferenças e acabam se envolvendo. Outros personagens do seriado são Júlia (Sandra Annenberg), filha de Bruno; Oscar (Ricardo Blat), o fiel assessor de Bruno; Dona Neném (Zilka Salaberry), a governanta da mansão do empresário; e Mariana (Natália Lage), afilhada de Bruno e neta de Neném.

Natalia Lage e Glória Menezes em 'Tarcísio & Glória', 1988 — Foto: Acervo/Globo

No último episódio, 'De Volta às Estrelas', cinco habitantes do planeta Aurora chegam à Terra para resgatar a companheira e cumprir a missão de colher sêmen humano. As extraterrestres são protagonizadas por Deise Nunes, Adriana Bôscoli, Isadora Ribeiro, Maria Eugênia e Andrea Hetmanek. As amigas de Ava estão dispostas a realizar a “inspeção científica” em paulistanos e chegam a atacar o time do São Paulo Futebol Clube. Os jogadores Raí, Hamilton, Edvaldo, César e Gilmar fazem uma participação especial no episódio. No final do programa, Ava retorna ao seu planeta de origem. Nove meses depois, o empresário recebe uma mensagem da extraterrestre pelo computador, dizendo que nasceu o primeiro menino de Aurora, milhões de anos depois de os homens terem sido eliminados por causa de sucessivas guerras no planeta.

Segundo bloco do primeiro episódio do seriado.

Curiosidades

Além de atuarem no seriado, Tarcísio Meira e Glória Menezes eram também produtores do programa e negociavam patrocínios e merchandisings. Os atores tiveram participação nos lucros do programa, inclusive nas vendas do seriado para o exterior.

'Tarcísio & Glória' sofreu alterações na equipe de direção e contou, inclusive, com Tarcísio Meira como diretor durante certo período. O último episódio da série, 'De Volta às Estrelas', que mostrava o regresso de Ava (Glória Menezes) a seu planeta de origem, foi dirigido por Jorge Fernando. A jornalista Sandra Annenberg, âncora do Jornal Hoje por 13 anos, fez parte do elenco fixo do seriado. Na trama, ela interpretava Júlia, a filha de Bruno. Para dar vida a Ava, Glória Menezes teve aulas com a fonoaudióloga Glorinha Beuttenmüller e de expressão corporal com Klauss Vianna. A atriz contou também com a colaboração de Erick Rzepecki, para definir a caracterização da personagem, e de Helena Brício, no quesito figurino.

Tarcísio Meira e Sandra Annemberg em 'Tarcísio & Glória', 1988 — Foto: Acervo/Globo

Cenografia e Arte

Para criar a residência de Bruno (Tarcísio Meira), a equipe de cenografia reproduziu um casarão do bairro dos Jardins, em São Paulo. Nos estúdios da Renato Aragão Produções, no Rio de Janeiro, foram montados os interiores da casa.

Tarcísio Meira e Zilka Salaberry em 'Tarcísio & Glória', 1988 — Foto: Acervo/Globo

Produção

A história se passava em São Paulo, mas as gravações eram feitas numa cidade cenográfica em Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Trilha Sonora

A abertura do seriado – embalada por 'Alô, Alô, Marciano', interpretada por Elis Regina – foi exibida em forma de desenho animado.

Vídeos

Segundo bloco do primeiro episódio do seriado 'Tarcísio & Glória'.

Terceiro bloco do primeiro episódio do seriado 'Tarcísio & Glória'.

Quarto bloco do primeiro episódio do seriado 'Tarcísio & Glória'.

Quinto e último bloco do primeiro episódio do seriado 'Tarcísio & Glória'.

Episódios

Uma Mulher de Outro Mundo (28/04/1988);
Quase Ministro (12/05/1988);
O Pai da Moça ( 26/05/1988);
Um Banho de Loja (09/06/1988);
A Mulher do Porshe Lilás (23/06/1988);
Duas Pérolas Primitivas (14/07/1988);
As duas Faces de Ava (28/07/1988);
O Valor do Aperto de Mão (11/08/1988);
Romance do Triste Viúvo (25/08/1988);
De Volta as Estrelas (01/12/1988).

Ficha Técnica

Elenco

Glória Menezes – Ava Becker
Marieta Severo – Carmem
Natália Lage – Mariana
Ricardo Blat – Oscar
Sandra Annenberg – Júlia
Tarcísio Meira – Bruno Lazzarini
Zilka Sallaberry – dona Neném

Criação: Daniel Filho, Euclydes Marinho e Antonio Calmon |
Autoria: Antonio Carlos Fontoura, José Antonio de Souza, Daniel Más, Leopoldo Serran, Denise Bandeira, Euclydes Marinho e Antonio Calmon |
Produção executiva: Eduardo Figueira e Maria Alice Miranda |
Cenários:
Mário Monteiro |
Figurinos:
Helena Brício |
Continuidade: Mei Wong |
Produção de arte: Danuza Leão e Angela Fróes |
Coordenação de produção: Maristela Velloso e Edgar Gurgel Aranha |
Equipe de produção:
Paula Bezerra, Almir Chagas e Marcelo Polaco |
Iluminação: Toninho Meliandes e Sergio Tortori |
Maquiagem: Eric Rzepecki |
Edição: Aníbal Veiga |
Cenotécnicos: José Joaquim Ferreira e Reny Torres |
Câmeras: José Microondas e Ricardo Fuentes |
Contra-regras: Ricardo Paiva e Raimundo Correa |
Direção executiva: Roberto Talma |
Direção: Roberto Talma e José Carlos Pieri

FONTES

Boletim de programação, números: 797, 798 e 829; ROBERTO, Wilson. “Tarcísio & Glória chega ao fim”. In: Estado de S. Paulo, 02/10/1988; “Rede Globo associa-se a produtores independentes”. In: Folha de S. Paulo, 27/03/1988; ABIRACHED, Milton. “O casamento do século”. In: O Globo, 28/04/1988; RITO, Lúcia. “Bodas de prata no vídeo”. In: Jornal do Brasil, 24/04/1988; ETERNA, Heloísa. “O fim de Tarcísio e Glória”. In: O Dia, 1º/12/1988; ETERNA, Heloísa. “Tarcísio & Glória perdidos no espaço”. In: O Dia, 11/08/1988; “Casal Doçura”. In: Isto É, 27/04/1988; “Baixa Voltagem”. In: Veja, 04/05/1988; www.teledramaturgia.com.br, acessado em 01/2007.