Episódios

Nesta página, você confere Episódios de 'Ciranda Cirandinha'. Navegue pelos destaques deste programa de entretenimento da Globo.

Por Memória Globo


Originalmente, 'Ciranda Cirandinha' teria 15 episódios, culminando com uma viagem dos personagens pelo interior da Bahia. Devido à interferência constante da Censura Federal, entretanto, somente sete episódios foram ao ar, um a cada mês, todos com cortes: O Jardim Suspenso da Babilônia; O Momento da Decisão; Sonhou, tá Sonhado; Porque Hoje é Sábado; Toma que o Filho é Teu; O Surf e O que eu Faço da Minha Vida?.

O episódio de estreia, O Jardim Suspenso da Babilônia, apresenta os personagens e mostra como eles se tornam amigos. O título do episódio remete ao nome que Tatiana dá à varanda do apartamento, repleta de plantas. De início, ela dividia o lugar com o namorado, Joel (Eduardo Tornaghi), um rapaz culto e carismático, considerado uma espécie de guru pelos amigos. Para a surpresa de todos, ele sofre um surto psicótico e termina internado em um manicômio. Fica implícito que o detonador do surto teria sido o uso de drogas, uma forma de se discutir no seriado a dependência química.

Em O Momento da Decisão, Tatiana fica confusa quando Bel (Bia Nunes), sua irmã mais nova, decide seguir seu exemplo e sair de casa. A bailarina apoia a irmã, mas teme pelo futuro dela. Susana também se vê em uma situação delicada quando seu namorado, Júlio (Milton Moraes), exige que ela deixe os amigos para viajar com ele para o Xingu.

Helinho e Tatiana decidem apostar nos seus sonhos no episódio seguinte, Sonhou, tá Sonhado. O músico está prestes a ter a chance de gravar um disco, enquanto ela consegue a oportunidade de assinar a coreografia de um espetáculo de teatro.

A violência foi o tema de Porque Hoje é Sábado, o quarto episódio de 'Ciranda Cirandinha'. Devido a um mal-entendido, Tatiana é acusada de ladra. Helinho tenta defender a amiga, e os dois acabam presos. Enquanto isso, Reinaldo tem de lidar com seus primos Tavito (Anselmo Vasconcellos) e Lídia (Lídia Brondi), em conflito com os pais por conta do seu comportamento desajustado e inconsequente.

Em Toma que o Filho é Seu, uma ex-namorada de Helinho, Tetê (Louise Cardoso), aparece com um bebê, fruto do relacionamento recente entre eles. Até conseguir se ajeitar no Rio de Janeiro, a moça não tem alternativa e deixa o bebê com o músico. Tatiana, Susana e Reinaldo se esforçam para ajudar o amigo a enfrentar essa nova fase. No final desse episódio, Helinho toca para os amigos a canção Pai, de autoria do próprio Fábio Jr., emocionando a todos.

Jardim Suspenso da Babilônia (26/04/1978);
O Momento da Decisão (24/05/1978);
Sonhou, ta Sonhado (12/07/1978);
Porque Hoje é Sábado (11/10/1978);
Toma que o Filho é Seu (1978);
Os Filhos da Vida- Surf (1978);
O que eu Faço da Minha Vida? (13/12/1978);