História

Esta edição do Big Brother Brasil foi a primeira apresentada por Tiago Leifert. Em sua estreia, o apresentador apareceu para os brothers de corpo inteiro, em um telão vertical com alta tecnologia, na sala da casa. Era uma grande novidade.

Por Memória Globo


Estreia de Tiago Leifert no programa. Na sequência, ele apresenta os primeiros gêmeos a entrarem na casa: Antônio e Manoel, 23/01/2017.

O programa teve como tema as diferentes gerações e dividiu os brothers em quatro grupos: “Se joga”, “Se vira”, “Se garante” e “Se ama”. Neste ano, o jogo foi marcado por fases. Na primeira semana, a disputa dos gêmeos agitou o programa – isso porque o reality estreou apenas com as duas duplas de irmãos, disputando a preferência do público. Apenas no dia seguinte, os demais 13 participantes se juntaram a eles. Apenas um irmão de cada família seguiria na disputa, após votação do público. Mayla e Antônio voltaram para casa, enquanto Emilly e Manoel seguiram. A segunda fase foi marcada pela divisão de grupos por afinidade; a terceira, pela destruição desses grupos motivada por brigas e fofocas. Paralelamente, a novela entre o casal Emilly e Marcos mobilizou o público: após inúmeras brigas, Marcos foi expulso do programa por agredi-la. A grande final foi protagonizada por três mulheres, algo que nunca ocorrera até então.

REGRAS DO JOGO

Neste ano, os brothers foram divididos por grupos de acordo com a região do Brasil onde nasceram. Do Sudeste, vieram Roberta, Pedro, Daniel e Mayara. Do Centro-Oeste, Ilmar, Elis e Rômulo. Das regiões Norte e Nordeste, Vivian, Luiz Felipe e Gabriela. Assim que todos os participantes entraram no reality, Tiago Leifert anunciou a primeira prova de resistência, para manter a tradição do programa. As participantes Vivian e Mayara venceram a disputa. Ao longo do programa, alianças se formaram. Vivian, Felipe, Manoel, Ieda e Marinalva fecharam um grupo. Marcos, Emilly, Ilmar e Rômulo, outro. Elis e Roberta corriam por fora, causando confusões e espalhando fofocas. Os integrantes dos grupos rivais brigavam muito. Até chegar ao ponto do próprio grupo brigar entre si. Marcos, por exemplo, rompeu a amizade com Ilmar, porque ele chamou Emilly de verme. Rômulo deixou o quarteto havia tempos, porque não aguentava as brigas do casal. Roberta, que no início era amiga da grande campeã do BBB, abandonou a amizade por sentir ciúmes de Marcos. Ieda, a mais velha da casa, oscilava entre brigar e acolher o casal mais controverso da casa. Seus conselhos eram sensatos e, não à toa, chegou à grande final.

FESTAS

As festas de quarta-feira homenagearam um estado ou região do Brasil. A primeira teve a Amazônia como tema, a seguinte foi sobre São Paulo, Pernambuco, Pantanal, Rio Grande do Sul e Bahia. A festa de sábado teve temas variados, decoração e figurinos caprichados: Festa na Vila, Festa Pop Japan, Festa Constelação, Festa 4 estrelas, Festa Zumbi e Festa no Gueto. A exceção foi a Festa Piscina Retrô que aconteceu na sexta-feira, dia 31 de março. Uma das últimas, quando apenas Ieda, Marinalva, Emilly, Vivian e Marcos estavam na casa, foi a Festa Emoções, no dia 8 de abril. Com decoração futurista, os participantes podiam escolher, através de uma mesa de comandos, quais cenas da trajetória do programa gostariam de ver em um telão.

MARCOS E EMILLY

Ela tinha 20 anos; ele, 40. Ele já tinha viajado o mundo, ela nunca havia deixado o Rio Grande do Sul. O casal se apaixonou e ficou numa festa, no dia 17 de fevereiro. Com o romance, vieram brigas. Emilly tinha ciúmes de Marcos, e ele tentava controlar o comportamento da moça o tempo todo. Passaram a se isolar do resto da casa – os amigos Rômulo e Ilmar acabaram rompendo laços com o casal. Emilly, que virou o alvo da casa ainda nas primeiras semanas do programa, seguiu visada. A popularidade do casal era alta do lado de fora da casa, muita gente torcia por eles. Mas, no início de abril, a situação mudou. As brigas se tornaram mais agressivas. Em uma festa, os dois discutiram por uma besteira envolvendo Vivian – Emilly queria que o namorado dissesse para todos ouvirem que ele torcia para que ela vencesse. Ele não quis, a confusão foi instaurada. Marcos agrediu Emilly. Dois dias depois, no dia 10 de abril, ele foi chamado ao confessionário, onde foi comunicada sua expulsão. Naquela noite, Tiago Leifert explicou a decisão de tirar o participante do jogo, declarando Ieda, Vivian e Emilly, finalistas.

Tiago Leifert abre o programa do dia 10/04/2017 comunicando que Marcos foi eliminado por indícios de agressão à Emilly.

A polícia do Rio de Janeiro indiciou o médico Marcos Harter por lesão corporal, com base na lei Maria da Penha, após investigação sobre o caso de agressão à estudante Emilly Araújo. Houve análise das imagens, das declarações prestadas e do teor do laudo pericial, que segundo a polícia não deixaram dúvida quanto à autoria. Ainda de acordo com a investigação, foi constatado que as lesões da vítima se deram em razão das “ações intencionais do autor”. O inquérito foi encaminhado ao Ministério Público.

“O BBB, como vocês sabem, é um programa de entretenimento, que a gente faz para divertir vocês. Só que, muitas vezes, o programa reflete a vida como ela é. E, como na vida, decisões fortes e firmes precisam ser tomadas quando os fatos as justificam. Hoje de tarde, a gente recebeu a delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher que nos solicitou as imagens das discussões entre Marcos e Emily. A delegada instaurou inquérito para apurar uma possível agressão física. Com base nesse inquérito, tivemos uma nova conversa profunda com Emily, inclusive com exame médico. Desde o primeiro momento, desde que tudo aconteceu, a Globo agiu firmemente, incansavelmente. A gente envolveu advogados, especialistas, psicólogos, conversamos muito para tomar uma decisão correta, uma decisão justa. Na conversa de hoje, ficaram comprovados indícios de agressão física. E, no BBB, agressão gera expulsão. A decisão foi tomada. Marcos está eliminado do BBB17”.

GRANDE FINAL

Três dias depois da expulsão de Marcos do programa, a grande final chegou. Pela primeira vez, três mulheres disputavam o prêmio principal. “Razão”, “coração” e “experiência”, assim Tiago Leifert descreveu Vivian, Emilly e Ieda. Comovido pelo drama amoroso da edição, o público escolheu Emilly como campeã com 58% dos votos. Ao deixar a casa, a gaúcha foi recebida pelo pai e pela irmã gêmea, Mayla.

No último dia do programa, Tiago Leifert apresenta uma edição em fases de episódios marcantes: 1 (“Gêmeos”), 2 (“Conflito de Gerações”) e 3 (“Agente do Caos”), 13/04/2017.

No último dia do programa, Tiago Leifert apresenta uma edição em fases de episódios marcantes: 6 (“Início do Fim”) e 7 (“Final feminina”), 13/04/2017.

Com 58% dos votos, Emilly foi a vencedora do BBB17. Vivian ficou em segundo lugar e levou o prêmio de R$ 150 mil. Ieda, em terceiro, ganhou R$ 50 mil, 13/04/2017.