Ambição desmedida
O filho mais velho de Maria do Carmo (Susana Vieira), Reginaldo (Eduardo Moscovis), virou um político ambicioso que não se furta em tentar tirar proveito da popularidade da mãe, avessa ao seu perfil populista e demagógico. Reginaldo, o Naldo, quer se tornar prefeito de Vila São Miguel e faz campanha pela emancipação da localidade. É casado com Leila (Maria Luisa Mendonça), com quem tem dois filhos, Bruno (Thadeu Matos) e Bianca (Marcela Barrozo), mas mantém um caso secreto com sua assessora parlamentar Viviane (Letícia Spiller), tão ambiciosa quanto ele.
Leila descobre a infidelidade do marido e, disposta a flagrá-lo com a amante, pede ajuda a Venâncio (André Gonçalves), primo de Reginaldo, para seguir os dois até um motel. Ela tenta passar para o quarto de Reginaldo pela mureta, mas sofre um acidente fatal ao cair do prédio. Esperto, Reginaldo inverte a situação, acusa a mulher de ser amante do primo, e o convence a não desmentir a história. Viúvo, Reginaldo se casa com Viviane, e a dupla arma muitas tramoias ao longo da trama, como o falso sequestro do próprio filho, a prisão da mãe e os assassinatos dos marginais Cigano (Ronnie Marruda) e Seboso (Alexandre Morenno).
Senhora do Destino: "Te dedico"
Denunciado por suas falcatruas na prefeitura de Vila São Miguel, Reginaldo é hostilizado pelo povo. Ele resolve fazer um comício, onde espera, mais uma vez, ludibriar os eleitores. Maria do Carmo, porém, descobre a verdade sobre a morte de Leila e revela tudo ao eleitorado.
Reginaldo é apedrejado pelos populares. Uma pedra o atinge na cabeça e ele morre. Viviane, após culpar a sogra pelo acontecido, vira esposa do senador Victorio Vianna (Lima Duarte).
Senhora do Destino: Reginaldo morre
Outro personagem que atazanou a vida de Maria do Carmo foi Josivaldo (José de Abreu), seu marido e pai de seus filhos. Depois de ter abandonado a família no Nordeste, ele reaparece quando descobre que a mulher virou uma empresária bem-sucedida, querendo tirar proveito da situação.
Através de uma narração feita por Maria do Carmo no final da novela, os telespectadores ficam sabendo do futuro dos jovens personagens da trama: Bianca, sua neta e filha de Reginaldo, é eleita prefeita de Vila São Miguel.
Amor fraterno
Leandro (Leonardo Vieira), um dos filhos de Maria do Carmo (Susana Vieira), trabalha como contador para Giovanni (José Wilker). Ele tem um conturbado relacionamento com a mulher, Marinalva (Tânia Khalil), destaque da escola de samba Unidos de Vila São Miguel.
Marinalva esconde uma paixão pelo cunhado Viriato (Marcello Antony), o que provoca muitos conflitos em seu casamento. Após decidir se separar, Leandro se interessa por Isabel (Carolina Dieckmann) sem desconfiar de que ela é sua irmã Lindalva.
Ele confunde a amizade de Isabel com amor. Cláudia (Leandra Leal), que está apaixonada por ele, alerta-o sobre seus sentimentos, e ambos se aproximam. Os dois se casam, e Cláudia engravida. Marinalva se casa com o deputado Thomas Jefferson (Mário Frias).
Duda e Viriato
Viriato (Marcello Antony) é maître do restaurante de Edgard Legrand (Dan Stulbach), Monsieur Vatel, em Ipanema, na zona sul da cidade. Seu destino se cruza com o de Maria Eduarda, a Duda (Débora Falabella), quando ele a salva de um assalto.
Os pais de Eduarda, Leonardo (Wolf Maya) e Gisela (Angela Vieira), não aceitam o namoro da filha com um homem de classe inferior e fazem o que podem para vê-la casada com o jovem deputado federal Thomas Jefferson (Mário Frias).
No final da novela, Leonardo descobre que é filho do mordomo Alfred (Ítalo Rossi) com uma cozinheira que morreu no parto, tendo sido adotado pelo Barão, o que muda sua visão sobre a vida. Após passar um período na França especializando-se em culinária, Viriato volta ao Brasil e reata com Duda, com quem havia se casado.
Pai de aluguel
O caçula de Maria do Carmo (Susana Vieira), Plínio (Dado Dolabella), é um jovem mulherengo que não quer saber de trabalho e só pensa em curtir a vida. Ele acaba caindo na armadilha da independente Yara (Helena Ranaldi), mulher alguns anos mais velha, que quer ser mãe e o escolhe como “pai de aluguel”, sem nem ao menos consultá-lo.
Embora só quisesse usá-lo, Yara é obrigada a recorrer a Plínio quando a empresa em que trabalha vai à falência. Pela primeira vez, então, o rapaz encara uma responsabilidade na vida. Tempos depois, casado com Angélica (Carol Castro), Plínio ganha de Yara a permissão para ficar com o filho Dado, já que ela vai se mudar para o Japão.
Senhora do Destino: Produção independente
Barão de Bonsucesso
Pedro Correia de Andrade e Couto (Raul Cortez), o barão de Bonsucesso, e sua esposa, a baronesa Laura (Glória Menezes), formam um casal alegre que gosta de celebrar a vida, embora não tenha mais a situação financeira de tempos atrás. O dinheiro do barão é administrado por seu filho, Leonardo (Wolf Maya), que vive reclamando dos excêntricos gastos do pai.
Após conhecer Giovanni Improtta (José Wilker), o barão aceita ser seu personal stylist e passa a dar aulas de etiqueta ao ex-bicheiro, que se dirige a Laura como Dona Baroa, garantindo muitos momentos cômicos na história. No decorrer da trama, a baronesa descobre sofrer do mal de Alzheimer.
Senhora do Destino: Alzheimer
Casal homoafetivo
Outras tramas movimentaram a novela ao longo de seus quase nove meses no ar. Jenifer (Bárbara Borges), a estudiosa filha de Giovanni (José Wilker), e Eleonora (Mylla Christie), filha de Sebastião (Nelson Xavier), apaixonam-se, e, após muita resistência, os pais se veem obrigados a aceitar o romance, passando por cima dos preconceitos.
Elas assumem a relação, passam a viver juntas e adotam um recém-nascido, abandonado próximo ao hospital onde Eleonora trabalha como médica. O relacionamento das duas ganhou grande repercussão, provocando debates sobre a adoção de crianças por homossexuais.
Jenifer e Eleonora não formaram o único casal homossexual na trama: o carnavalesco Ubiracy, o Bira, interpretado por Luiz Henrique Nogueira, também tinha o seu par, Turcão (Marco Vilella).
Gravidez precoce
A comunidade de Pedra Lascada, localizada em Vila São Miguel, é cenário para a história de Rita de Cássia (Adriana Lessa). Mãe de Lady Daiane (Jéssica Sodré) e Maikel Jeckson (Agles Stibe), Rita é vítima de violência doméstica e dependência química. Ela apanha do marido, o marginal e mau-caráter Cigano (Ronnie Marruda) – que está preso no início da trama –, e trava uma luta contra as drogas. Sua vida fica ainda mais tumultuada quando a filha, de apenas 15 anos, engravida de Shao Lin (Leonardo Miggiorin). Ele é um “marginalzinho” temido na comunidade, líder de uma turma de desocupados, e não quer assumir a paternidade da criança.
No decorrer da novela, Rita passa a namorar o taxista português Constantino (Nuno Melo), que enfrenta Cigano em nome de seu amor. Daiane, já com o filho nos braços, engravida novamente, desta vez de Bruno (Thadeu Matos), o filho de Reginaldo (Eduardo Moscovis), mas perde o bebê. No final da trama, Shao Lin vira um rapaz responsável, percebe que é apaixonado por Daiane e assume o filho.
Daiane, por sua vez, começa a trabalhar na educação de jovens meninas, prevenindo-as das dificuldades de uma gravidez precoce. No final da novela, ao narrar o destino dos personagens jovens da trama, Maria do Carmo (Susana Vieira) revela que Daiane ganhou o prêmio Nobel da Paz por sua atuação social.
Senhora do Destino: Gravidez na adolescência
Crônicas do cotidiano
Outro tema que causou repercussão foi o drama vivido por Seu Jacques (Flávio Migliaccio). Ele se transformou em uma espécie de representante dos aposentados que sofrem com os atrasos do INSS. Indignado, vive repetindo sua história por onde passa: ex-vendedor, teve a aposentadoria calculada de forma errada e seu pedido de revisão tramita há oito anos.
Seu Jacques, em cenas bem-humoradas, virou um cronista implacável do cotidiano, com análises precisas e cortantes da realidade. Seu Jacques se apaixona por Djenane (Elizangela), antiga colega de Nazaré (Renata Sorrah) no bordel, e que reaparece na vida da ex-prostituta.
Durante uma discussão com Nazaré, Djenane cai da escada da casa da vilã e morre. Com medo de ser considerada suspeita da morte da amiga, Nazaré arma uma situação para que pensem que Djenane roubara joias e dinheiro da casa e, na correria, teria tropeçado e caído da escada. A atriz Elizangela retorna no final da trama no papel de uma irmã de Djenane, funcionária do banco onde Seu Jacques tem conta, e os dois terminam juntos.
Ainda no núcleo do aposentado, cujo cenário é o Bairro Peixoto, em Copacabana, na zona sul do Rio, o autor enfocou o romance de uma mulher mais velha, Shirley (Malu Valle), com o jovem Alberto (Thiago Fragoso), filho de Jacques.
Senhora do Destino: Seu Jacques