Bastidores

Nesta página, você confere Bastidores de Plumas e Paetês. Navegue pelos destaques deste programa de entretenimento da Globo.


Paulo Goulart e Eva Wilma em Plumas e Paetês, 1980. Acervo/Globo — Foto: Globo

FIGURINO E CARACTERIZAÇÃO

O figurinista Marco Aurélio se preocupou em criar estilos bem diferentes para as personagens de Plumas e Paetês. Dorinha (Mila Moreira) tem uma personalidade forte, e suas roupas têm um toque engraçado e original. Já Lídia (Sura Berditchevsky) sofre por não ser alta e ter pouco jeito para desfilar, dando margem a um lado mais cômico: ela acaba escolhendo tudo o que está na moda, mesmo sem saber se combina com seu tipo físico. Amanda (Maria Cláudia) segue uma linha exuberante, enquanto Veroca (Lúcia Alves) tem um visual mais sensual e arrojado.Dona de uma fábrica de jeans, Rebeca (Eva Wilma) representou o universo de confecção e produção de moda. A executiva se vestia com roupas clássicas, práticas, com peças básicas incrementadas por toques de sofisticação.

PRODUÇÃO

Toda a história se passa em São Paulo. Na trama, eram mostrados os principais lugares da moda na capital. O desfile apresentado no primeiro capítulo foi gravado em uma sofisticada casa noturna da cidade, o Gallery.

CURIOSIDADES

Cassiano Gabus Mendes voltou a reunir, em Plumas e Paetês, a dupla de atores Eva Wilma e John Herbert, que atuou no antigo seriado Alô Doçura (1953), da TV Tupi, escrito e dirigido pelo autor.Silvio de Abreu substituiu o autor quando faltavam apenas 42 capítulos para o final da história. Cassiano Gabus Mendes teve um infarto e precisou se afastar da novela.A novela foi vendida para diversos países, entre eles, Espanha, Estados Unidos, Itália e Venezuela.Plumas e Paetês foi reapresentada a partir de janeiro de 1983, às 13h45, em Vale a Pena Ver de Novo.Parte da trama e dos personagens de Plumas e Paetês foi aproveitada na segunda versão de Ti-Ti-Ti, em 2010, escrita por Maria Adelaide Amaral, que colaborara com Cassiano Gabus Mendes.