Personagens

Vera Fischer interpretou a ambiciosa Lídia Laport, alpinista social estrategista que faz de tudo para conseguir o que quer.

Por Memória Globo


Tarcísio Meira em 'Pátria Minha', 1994 — Foto: Jorge Baumann/Globo

RAUL RAMOS PELEGRINI (Tarcísio Meira) – O ditado que define bem o proprietário do Grupo Ramos Pelegrini, composto por uma construtora e uma rede de hotéis, é:” Por fora, bela viola; por dentro, pão bolorento.” Sua ótima aparência e o jeito de ser sedutor camuflam enorme falsidade. Outras características do vilão são a arrogância, o autoritarismo e a prepotência. A mesquinharia sempre o acompanha, a ponto de ele não querer que sua mulher, Teresa (Eva Wilma), e seu único filho, Gustavo (Kadu Moliterno), conheçam o valor do patrimônio familiar. Sua antagonista é Alice (Cláudia Abreu), uma adolescente que testemunha um acidente de trânsito causado por ele. Mais tarde, descobre que Alice é sua neta.

Vera Fischer em 'Pátria Minha', 1994 — Foto: Jorge Baumann/Globo

LÍDIA THOMPSON LAPORT (Vera Fischer) – Filha de imigrantes, nasceu pobre, no interior do Rio Grande do Sul. Graças a sua enorme beleza, tornou-se modelo e teve acesso ao mundo dos ricos. Foi casada durante dez anos com Max (Carlos Vereza), com quem teve um filho, Rodrigo (Fábio Assunção). Depois foi à luta para se manter na high society, que adora. Trabalha com antiguidades, mas passa por muitos problemas financeiros. Ao ser tratada como mulher-objeto por Raul Pelegrini (Tarcísio Meira), resolve se casar com ele por vingança e, a partir daí, planeja cada etapa de sua conquista como um estrategista que prepara várias batalhas em uma guerra.

Cláudia Abreu em 'Pátria Minha', 1994 — Foto: Jorge Baumann/Globo

ALICE PROENÇA (Cláudia Abreu) – Adolescente, filha de Natália (Renata Sorrah), com quem se dá muito bem. Namora Nando (Rodrigo Santoro), seu colega de escola. Vive perguntando a si mesma se deve perder a virgindade com ele ou esperar pela grande paixão. Ela se torna antagonista de Raul (Tarcísio Meira) ao presenciar um acidente causado pelo empresário e vê-lo “tirar o corpo fora”. A partir daí, vira a pedra no sapato dele, e os valores dos dois entram em confronto permanente. Alice se apaixona por Rodrigo (Fábio Assunção) e, no decorrer da trama, descobre que é filha de Gustavo (Kadu Moliterno) e, portanto, neta de Raul.

José Mayer em 'Pátria Minha', 1994 — Foto: Jorge Baumann/Globo

PEDRO FONSECA (José Mayer) – O herói da história, filho de Deodato (Ivan Cândido) e irmão de Inácio (Felipe Camargo) e Joel (André Pimentel). De família muito humilde, sempre foi um batalhador. Marido de Ester (Patrícia Pillar) e pai de Gabriel (Eduardo Caldas), quando se viu em dificuldades para manter a família foi ilegalmente para os Estados Unidos, com o propósito de juntar dinheiro para comprar uma casa e ter seu próprio negócio. Mas na hora de regressar, Ester muda de ideia e não quer mais deixar o novo país. Ela acaba sendo forçada a isso, por circunstâncias alheias à sua vontade.

Eva Wilma em 'Pátria Minha', 1994 — Foto: Jorge Baumann/Globo

TERESA GODOY RAMOS PELEGRINI (Eva Wilma) – De origem oposta à do marido, Raul (Tarcísio Meira), que venceu na vida à custa de muitas falcatruas, ela é de uma família aristocrática que perdeu o patrimônio. É frustrada duplamente: porque não fez carreira como professora de geografia, matéria em que se graduou, e também porque não se realizou afetivamente com Raul, que a trai com frequência. Preenche sua vida com cursos e obras sociais. É mãe de Gustavo (Kadu Moliterno).

Kadu Moliterno em 'Pátria Minha', 1994 — Foto: Jorge Baumann/Globo

GUSTAVO GODOY RAMOS PELEGRINI (Kadu Moliterno) – Filho de Raul (Tarcísio Meira) e Teresa (Eva Wilma). Trabalha com o pai, apesar do relacionamento dos dois não ser um mar de rosas. Herdou de Raul o poder de sedução e a vontade de exercê-lo sobre as mulheres. Já foi casado, mas não teve filhos. É perseguido pela ex-mulher, que ainda usa seu sobrenome. No decorrer da trama, descobre-se que Gustavo é pai de Alice (Cláudia Abreu), fruto de um relacionamento dele com Natália (Renata Sorrah).

Marieta Severo em 'Pátria Minha', 1994 — Foto: Jorge Baumann/Globo

LORETA RAMOS PELEGRINI VILELA (Marieta Severo) – Única sobrinha de Raul (Tarcísio Meira), parecida com o tio no caráter. Sua elegância é lendária. Apesar de dona de uma butique feminina chique e bem sucedida, é economicamente dependente de Raul, a quem odeia. É muito inteligente e divertida, e tem um filho, Murilinho (Petrônio Gontijo). Ficou viúva há muitos anos e, no mesmo acidente de avião em que morreu o marido, perdeu também o pai.

ÚRSULA RAMOS PELEGRINI (Rosita Tomás Lopez) – Mãe de Loreta (Marieta Severo) e irmã de Raul (Tarcísio Meira), com quem mora. Completamente diferente deles. De natureza tranquila e bondosa, é ela quem administra a casa de chá da irmã. Se dá muito bem com a cunhada, Teresa (Eva Wilma), e adora o neto, Murilo (Petrônio Gontijo). Seu hobby é copiar obras de outros pintores.

Petrônio Gontijo em 'Pátria Minha', 1994 — Foto: Jorge Baumann/Globo

MURILO HENRIQUE DE ORTIZ VILELA (Petrônio Gontijo) – Filho de Loreta (Marieta Severo), puxa-saco e intrigante, trabalha na holding do tio, Raul (Tarcísio Meira). A mãe pretende que ele venha a ser o diretor do grupo, desbancando o herdeiro Gustavo (Kadu Moliterno).

Pedro Cardoso em 'Pátria Minha', 1994 — Foto: Jorge Baumann/Globo


ALBANO MENDES CAMPELO (Pedro Cardoso) – Tem dupla personalidade: na frente de Raul Pelegrini (Tarcísio Meira), de quem é assistente, é tímido e subserviente. Com os amigos, o jornalista Heitor (Rodolfo Bottino) e a estilista Alexandra (Alexia Deschamps), com quem mora, é outra pessoa, exibindo fina ironia e ótimo senso de humor. Apaixona-se por Alice (Cláudia Abreu).

Cláudia Rangel em 'Pátria Minha', 1994 — Foto: Jorge Baumann/Globo


SHEILA CAMARGO (Cláudia Rangel) – Jovem secretária do escritório de Raul Pelegrini (Tarcísio Meira).

Emílio de Mello em 'Pátria Minha', 1994 — Foto: Jorge Baumann/Globo

HÉLIO PASTOR (Emilio de Mello) – Advogado de Raul Pelegrini (Tarcísio Meira), trabalha no escritório de advocacia de Fausto (Nildo Parente). É amigo de Murilo (Petrônio Gontijo).

Nildo Parente em 'Pátria Minha', 1994 — Foto: Jorge Baumann/Globo


FAUSTO LIBERAL (Nildo Parente) – Patrão de Hélio (Emilio de Mello) e velho amigo de Raul Pelegrini (Tarcísio Meira).

Isabel Fillardis em 'Pátria Minha', 1994 — Foto: Jorge Baumann/Globo


YONE RIBEIRO DE MORAES (Isabel Fillardis) – Charmosa secretária pessoal de Loreta (Marieta Severo). Circula tanto na loja de roupas quanto na casa dos Pelegrini.

JURACI DOS SANTOS CERQUEIRA (Paula Leal) – Substitui Wanda (Maria Rita Freire) como arrumadeira na casa dos Pelegrini, quando ela deixa o emprego.

Jarbas Toledo em 'Pátria Minha', 1994 — Foto: Jorge Baumann/Globo


BRENO BARCELOS (Jarbas Toledo) – Copeiro dos Pelegrini, assemelha-se ao patrão na arrogância, na ambição e no apreço pelas mulheres. É o cão fiel de Loreta (Marieta Severo), detestado pelos demais integrantes do staff.

Alexia Deschamps em 'Pátria Minha', 1994 — Foto: Jorge Baumann/Globo

ALEXANDRA PERES (Alexia Deschamps) – Estilista da loja de Loreta (Marieta Severo), mora com os amigos Albano (Pedro Cardoso) e Heitor (Rodolfo Bottino).

ISAURA LOPES DOS SANTOS (Zeni Pereira) – Cozinheira de mão cheia, muito simpática, mas de temperamento forte. Trabalha na casa dos Pelegrini, e é parente de Zilá (Chica Xavier).

KENNEDY LOPES DOS SANTOS (Alexandre Morenno) – Jardineiro dos Pelegrini, faz faxina em alguns cômodos da casa.

WANDA BRAGA DE AGUIAR (Maria Rita Freire) – Arrumadeira da casa dos Pelegrini, muito apegada a Teresa (Eva Wilma), com quem desenvolve uma relação muito especial.

ADERBAL FAJARDO MESQUITA (D’Artagnan Júnior) – Um dos seguranças de Raul Pelegrini (Tarcísio Meira). Declara que dirigia o carro do patrão no momento do acidente presenciado por Alice (Cláudia Abreu).

IRACEMA LOPES MESQUITA (Fátima Freire) – Esperta e ambiciosa mulher de Aderbal (D’Artagnan Júnior).

Carlos Zara em 'Pátria Minha', 1994 — Foto: Acervo/Globo


EVANDRO ABOIM (Carlos Zara) – De família rica e tradicional, dono de um dos mais aristocráticos hotéis do Rio. Defronta-se com enormes dificuldades financeiras mas, de caráter sólido, usa de todos os meios lícitos para evitar a venda do hotel para o amigo Raul (Tarcísio Meira), que visa unicamente o lucro e seria capaz de transformá-lo em mais um “hotel sem alma”. Viúvo, mora com a filha Marina (Renée de Vielmond) e as netas Flávia (Paula Lavigne) e Beatriz (Carolina Ferraz) em seu hotel.

MARINA ARAÚJO GARCIA DE ABOIM (Renée de Vielmond) – Filha de Evandro, separada do marido, vive no hotel do pai com as filhas, Flávia (Paula Lavigne) e Beatriz (Carolina Ferraz). Íntegra e delicada, dirige a ótima escola onde estudam Alice (Cláudia Abreu) e várias personagens, cujo prédio é propriedade de Raul Pelegrini (Tarcísio Meira). É reverenciada por socialites, mas pouco frequenta a sociedade. Sua melhor amiga é Teresa (Eva Wilma).

FLÁVIA GARCIA DE ABOIM MAYRINCK (Paula Lavigne) – Filha mais velha de Marina (Renée de Vielmond), neta de Evandro (Carlos Zara) e irmã de Beatriz (Carolina Ferraz). Tem as boas qualidades da mãe, exceto a firmeza.

VALQUÍRIA MAYRINK (Odete Lara) – Ex-rica, frustrada afetivamente, colabora com Evandro (Carlos Zara) na administração do hotel. Grande amiga da venenosa Loreta (Marieta Severo).

BEATRIZ GARCIA DE ABOIM MAYRINCK (Carolina Ferraz) – Filha mais nova de Marina (Renée de Vielmond), neta de Evandro (Carlos Zara) e irmã de Flávia (Paula Lavigne). Não herdou as boas qualidades da mãe e do avô, que preferem Flávia, de quem morre de ciúmes.

Fulvio Stefanini em 'Pátria Minha', 1994 — Foto: Acervo/Globo

RAFAEL NOVAES (Fulvio Stefanini) – Professor de História, trabalha no colégio de Marina (Renée de Vielmond). Viúvo, no início da novela está de partida para a Alemanha, onde foi convidado a trabalhar por de cinco anos como pesquisador. A diabólica Lídia (Vera Fischer) consegue envolvê-lo com a mal amada Teresa Pelegrini (Eva Wilma).

NATÁLIA PROENÇA (Renata Sorrah) – Mãe de Alice (Cláudia Abreu), que decidiu criar como uma produção independente. Formada em Belas Artes, foi figurinista de teatro, tendo ganhado um Prêmio Moliére. Assumiu um cargo menos criativo numa revista a fim de sustentar a filha e poder proporcionar a ela uma boa escola. Fica desempregada, e enfrenta um grande dilema: suas únicas chances profissionais são fora Brasil.

RODRIGO THOMPSON LAPORT (Fábio Assunção) – Filho de Lídia (Vera Fischer) e Max (Carlos Vereza), uma mistura da mãe prática e do pai sonhador. Recém-formado em Arquitetura, faz estágio na empresa de Raul Pelegrini (Tarcísio Meira), mas o trabalho não satisfaz seu dom artístico. No início da novela namora Flávia Aboim (Paula Lavigne), mas se apaixona por Alice (Cláudia Abreu).

SIMONE BARCELOS PELEGRINI (Lilia Cabral) – Grande amiga de Lídia (Vera Fischer), com quem tem em comum o fato de ser uma alpinista social e de desenvolver alguns trabalhinhos em vendas. Simone já deu um golpe do baú: por um ano foi nora de Raul Pelegrini (Tarcísio Meira), tendo sido casada com Gustavo (Kadu Moliterno). Os Pelegrini a detestam, porque continua usando o nome da família. Ao longo da novela, tenta se dar bem através do casamento.

MAX LAPORT (Carlos Vereza) – Ex-marido de Lídia (Vera Fischer), pai de Rodrigo (Fábio Assunção). Um sonhador, incapaz de gerenciar o lado prático da vida. Vive de glórias passadas: foi proprietário de uma boate, um dos berços da Bossa Nova. No momento, agencia jovens atores, em início de carreira, para bailes de debutantes de cidades do interior.

HEITOR ATAÍDE (Rodolfo Bottino) – Jornalista, trabalha no jornal de um dos ferrenhos inimigos de Raul Pelegrini (Tarcísio Meira). Torna-se grande amigo de Alice (Cláudia Abreu). Divide um apartamento com Alexandra (Alexia Deschamps) e Albano (Pedro Cardoso).

KARMITA BEVILAQUA (Débora Duarte) – Irmã de Dirceu (Fernando Eiras) e melhor amiga de Natália (Renata Sorrah). Dona de uma loja de aluguel de roupas, acaba sempre participando da vida dos clientes. Prima afastada de Ester (Patrícia Pillar), serve de elemento de ligação entre este núcleo e o de Pedro (José Mayer).

DIRCEU BEVILAQUA (Fernando Eiras) – Irmão de Karmita (Débora Duarte), com quem mora. É professor de Informática na escola de Marina (Renée de Vielmond).

FERNANDO FERREIRA DE ABREU / NANDO (Rodrigo Santoro) – Namorado de Alice (Cláudia Abreu), de quem vai ser sempre um grande amigo.

LUCIANA LOPES CALDEIRAS (Cássia Linhares) – Colega de Alice (Cláudia Abreu), de quem é muito amiga.

DANIELA MENDES PERDIGÃO (Flávia Bonato) – Grande amiga de Alice (Cláudia Abreu), mora há dois anos em Londres, mas passa as férias no Rio. É através do pai dela que Natália (Renata Sorrah) consegue emprego no exterior.

RONALDO PAIVA VASCONCELOS (Luciano Vianna) – A paixão de Daniela (Flávia Bonato), rapaz um tanto arrogante.

HÉLIO QUEIROZ (Rafael Ponzi) – Conhecido como Queiroz, é um homem modesto, cujo carro é abalroado pelo de Raul (Tarcísio Meira) no início da história.

DEVAIR DIAS DE AGUIAR (Stepan Nercessian) – Vizinho de Zilá (Chica Xavier) e Deodato (Ivan Cândido), com quem trabalha na mesma empresa, também como motorista. Mora com a irmã, Gracinda (Iaçanã Martins), e representa o carioca típico da classe pobre.

GRACINDA DIAS DE AGUIAR (laçanã Martins) – Irmã de Devair (Stepan Nercessian), faxineira, transita pelas casas de vários personagens.

ESTER CAVALCANTI FONSECA (Patrícia Pillar) – Mulher de Pedro (José Mayer) e mãe de Gabriel (Eduardo Caldas), acha que o futuro do filho está em Nova York. Não tem a menor saudade do Brasil e se adaptou bem melhor do que o marido à vida americana.

GABRIEL CAVALCANTI FONSECA (Eduardo Caldas) – Filho de Pedro (José Mayer), a quem é muito ligado, e de Ester (Patrícia Pillar). Menino agradável e inteligente.

DEODATO FONSECA (lvan Cândido) – Pai de Pedro (José Mayer), lnácio (Felipe Camargo) e Joel (André Pimentel). Viúvo, trabalha como motorista de ônibus e mora na comunidade, em casa comprada com o dinheiro mandado dos Estados Unidos por Pedro.

INÁCIO FONSECA (Felipe Camargo) – Filho de Deodato (Ivan Cândido), irmão de Pedro (José Mayer) e Joel (André Pimentel). Revoltado, não hesita em usar de expedientes não muito de acordo com a rigorosa formação dada pelo pai. É mecânico de automóveis, e trabalha numa oficina.

VALDOMIRO BEZERRA DE QUENTAL (Gianfrancesco Guarnieri) – Entra na história por volta do capítulo 80, e tem um forte envolvimento afetivo com Pedro (José Mayer).

LOURDES DA SILVA PAES (Lu Mendonça) – Trabalha numa fábrica, e é mãe de Rita (Janaína Diniz).

JOEL FONSECA (André Pimentel) – Filho de Deodato (Ivan Cândido), irmão de Pedro (José Mayer) e lnácio (Felipe Camargo). Trabalha como motorista de táxi.

ZILÁ DE PAIVA RANGEL (Chica Xavier) – Prima de Isaura (Zeni Pereira), a cozinheira de Raul Pelegrini (Tarcísio Meira). Trabalha como servente na escola de Marina (Renée de Vielmond). É muito ligada aos irmãos de Pedro (José Mayer), que viu crescerem sem mãe. Vive num barraco com o marido, Avelino (Clementino Kelé), e é vizinha de Deodato (Ivan Cândido).

AVELINO RANGEL (Clementino Kelé) – Marido de Zilá (Chica Xavier), bonachão. Mecânico de automóveis.

CILENE MIRANDA (Isadora Ribeiro) – Entra na história por volta do capítulo 30. Mora numa cidade do interior de Minas, onde trabalha num armarinho. Seu sonho é morar no Rio e ser vendedora numa loja bem chique, que conhece de revistas e da televisão. Passa a morar com Alexandra (Alexia Deschamps), Albano (Pedro Cardoso) e Heitor (Rodolfo Bottino), que tentam ajudá-la. No decorrer da trama, envolve-se com Raul Pelegrini (Tarcísio Meira).

RITA DA SILVA PAES (Janaina Diniz) – Filha de Lourdes (Lu Mendonça), trabalha em um bar na comunidade.