Tramas Paralelas

Nesta página, você confere Tramas Paralelas de Passione. Navegue pelos destaques deste programa de entretenimento da Globo.

Por Memória Globo


Os reis do lixo

Olavo (Francisco Cuoco), o “Rei do Lixo”, integra um dos núcleos mais bem-humorados da novela. Ele é casado com Clô (Irene Ravache), com quem tem uma relação apimentada sexualmente, e faz tudo o que a mulher quer. Vaidosa e extravagante, Clô é apaixonada pelo marido, mas não esconde certa vergonha por ser conhecida como “A Rainha do Lixo”. O que ela quer mesmo é entrar para a alta sociedade paulista, o que inclui trocar o casarão onde eles moram, na zona leste de São Paulo, por uma mansão no Jardim América, bairro nobre da Zona Oeste. Clô vive implicando com Fortunato (Flávio Migliaccio), tio de Olavo, que mora de favor na casa do sobrinho, mas faz o tipo abusado, que fala o que quer, e não é nem um pouco refinado. A família é formada ainda por Jéssica (Gabriela Duarte), filha de Olavo e enteada de Clô, e seu marido italiano, Berilo (Bruno Gagliasso).

Ninguém desconfia de que Berilo deixou mulher, Agostina (Leandra Leal), e filho, Dino (Edoardo Dell’Aversana), na Itália e, portanto, é bígamo. Frustrado por não ter mais notícias de Agostina – já que Mimi (Marcelo Médici) interceptava as cartas dos dois –, Berilo se envolveu com Jéssica, que casou prestes a dar à luz. Embora não goste do genro, Olavo fica radiante com a chegada de seu suposto primeiro neto – ele nem desconfia que já tem quatro netos e um bisneto italianos, herdeiros de Totó (Tony Ramos). A relação entre Jéssica e Berilo é tão apimentada quanto a de Olavo e Clô: ninfomaníaca, Jéssica não dá uma trégua ao marido, que chama de “Fragolone”. Para ele, ela é sua “Fragolina”.

O triângulo amoroso formado por Berilo, Agostina e Jéssica, tratado com comicidade, foi uma das tramas que conquistaram o público. Quando Agostina consegue localizar o marido no Brasil, Berilo tem de se desdobrar para esconder a bigamia. Ainda apaixonado pela primeira mulher, ele chega a alugar uma quitinete para Agostina viver com o filho Dino e inventa que trabalha como motorista para um milionário, tendo a maior parte do tempo dedicada ao emprego. Berilo engana Jéssica para se encontrar com Agostina e passa a ter vida dupla, até que as duas descobrem a existência uma da outra e obrigam o italiano a fazer sua escolha. Para seu desespero, porém, Berilo só consegue ter um bom desempenho sexual se continua com as duas mulheres, e muitas idas e vindas acontecem ao longo da trama. Ora ele fica sem Agostina, ora sem Jéssica, e inventa várias mentiras para manter as esposas, já que sofre verdadeiramente se é obrigado a se manter longe de uma delas. No final da novela, ambas engravidam, e Berilo fica com as duas, que dão à luz ao mesmo tempo. Elas fazem um acordo e revezam a companhia do italiano ao longo dos dias da semana.

Gabriela Duarte, Bruno Gagliasso e Leandra Leal em Passione, 2010 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Mimi

O ex-carteiro Mimi, depois de mover mundos e fundos para ficar com Agostina, é sequestrado pela jovem Lurdinha (Simone Gutierrez) na porta da igreja, no dia de seu ansiado casamento com a filha de Totó, que, a essa altura, estava divorciada de Berilo. Mimi vendera a casa do tio, Benedetto (Emiliano Queiroz), na Itália, para ir atrás da amada Agostina no Brasil. Mas ele conhece a falante Lurdinha, funcionária da empresa de Olavo, que se apaixona por ele. Cansada das mentiras de Berilo e pressionada pela família, Agostina quase se casa com Mimi, mas é salva por Lurdinha na última hora.

Fortunato, que passou a novela inteira reclamando de uma indenização não paga pela Metalúrgica Gouveia, finalmente recebe a quantia, uma mixaria.

Decepcionado, ele decide apostar o dinheiro em um cassino e fica rico. O tio de Olavo acaba se casando com a interesseira Jaqueline (Alexandra Richter), a Jackie, ex-secretária de Olavo e falsa amiga de Clô, que cobiçava o patrão. O casal protagoniza muitas cenas de humor até o fim da novela.

Clô e Olavo, por sua vez, têm períodos de estremecimento no casamento, um deles alimentado pelas intrigas de Jackie. A segunda separação do casal é motivada pela repentina fama de Clô, que passa a fazer enorme sucesso após estrelar um comercial da empresa de Olavo e, por conta das várias atividades com as quais se vê envolvida, não tem mais tempo para dar atenção ao marido, que se sente só e rejeitado. Mas os dois fazem as pazes no final.

Os mais velhos

Também ganhou destaque na novela uma trama envolvendo os personagens da terceira idade Brígida (Cleyde Yáconis), Antero (Leonardo Villar), Diógenes (Elias Gleizer) e, depois, Benedetto. Ao longo da história, a ex-sogra de Bete Gouveia mostrou ser uma mulher cheia de vitalidade, que mantinha encontros secretos com o motorista Diógenes, mesmo casada com Antero, seu segundo marido. Mais tarde, quando Benedetto é obrigado a vir para o Brasil com o sobrinho Mimi, depois de o ex-carteiro vender sua casa em Laurenza-in-Chianti, Brígida também se aproxima do italiano, que passa a trabalhar como jardineiro na mansão dos Gouveias. Benedetto é irmão de Antero, cuja real identidade só era conhecida por Brígida. Ex-imigrante italiano, Antero, na verdade, chama-se Giovani. Ele deu um golpe no irmão e nunca mais voltou a seu país. Quando se casou com Brígida, ela fez todos pensarem que ele era de uma tradicional família paulista, com receio de provocar um escândalo por se unir a um imigrante. Giovani, coincidentemente, é o homem que Gemma deixou no altar, e a paixão dos dois reacende quando se reencontram. Ele, então, se divorcia de Brígida e, após muita insistência, é aceito por Gemma. Brígida termina a história ao lado de Diógenes e Benedetto.

Elias Gleizer, Leonardo Villar e Cleyde Yáconis em Passione, 2010 — Foto: Acervo/Globo