Bastidores

'Partido Alto' foi a primeira telenovela escrita em dupla por Gloria Perez e Aguinaldo Silva. No decorrer do trabalho, a autora continuou a escrever a história sozinha e Aguinaldo Silva assumiu a autoria de 'Tenda dos Milagres', minissérie exibida pela Globo em 1985.

Por Memória Globo


CURIOSIDADES

Gloria Perez, 2017 — Foto: João Cotta/Globo

'Partido Alto' foi a primeira telenovela escrita em dupla por Gloria Perez e Aguinaldo Silva. No decorrer do trabalho, no entanto, a dupla se desfez, e a autora continuou a escrever a história sozinha até o último capítulo. Aguinaldo Silva assumiu a autoria de 'Tenda dos Milagres', minissérie exibida pela Globo em 1985.

Susana Vieira e Guilherme Karan em Partido Alto, 1984 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

A atriz Susana Vieira lembra que, em 'Partido Alto', Políbio, o personagem interpretado por Guilherme Karam – um guru esotérico e espertalhão – fez um sucesso tão grande, que entraram em moda as lojas de produtos esotéricos, vendendo búzios, baralhos de tarô, pirâmides, cristais etc.

Betty Faria em Partido Alto, 1984 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Para dar vida à Jussara, apaixonada por samba, a atriz Betty Faria passou a frequentar assiduamente a quadra da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, onde aprendeu a sambar e a atuar como porta-bandeira.

Partido Alto é a novela de estreia de Roberto Bataglin e Guilherme Karam na Globo.

Gloria Pires em Partido Alto, 1984 — Foto: Acervo/Globo

Gloria Pires, intérprete de Celina, começou a gravar a minissérie 'O Tempo e o Vento' (1985), no papel de Ana Terra, ainda durante as gravações de 'Partido Alto'.

ABERTURA

A abertura de 'Partido Alto', produzida por Hans Donner e sua equipe, reuniu um grupo de dançarinos de break e outro de sambistas. Juntos, ao som de Enredo do Meu Samba, de Dona Yvone Lara e Jorge Aragão, na voz de Sandra de Sá, eles deram um show. As roupas dos dançarinos de break eram muito coloridas, enquanto a dos sambistas, prateadas. Em dado momento da abertura, a roda de break virava roda de samba, num fascinante jogo de cores. A abertura de Partido Alto foi a mais longa abertura de novela produzida por Hans Donner até então, com 40 segundos a mais do que as anteriores.

Hans Donner na gravação da abertura de Partido Alto, 1984 — Foto: J. Roberto Couto/Globo
Gravação da abertura de Partido Alto, 1984 — Foto: J. Roberto Couto/Globo
Gravação da abertura de Partido Alto, 1984 — Foto: J. Roberto Couto/Globo