A novela criticou o excessivo poder das multinacionais e propôs uma discussão sobre a prática da eutanásia. Na trama, Paloma Gurgel (Dina Sfat) retorna ao Brasil, depois de viver um longo período no exterior trabalhando como correspondente internacional. A jornalista volta a Pilar, sua cidade natal, para visitar o irmão gêmeo, Fred (João Batista Vieira), que está internado em coma no hospital, após uma cirurgia no cérebro. Angustiada com seu sofrimento, Paloma decide desligar os aparelhos que o mantêm vivo. A partir de então, inicia-se uma batalha judicial entre a jornalista e sua cunhada Veridiana (Susana Vieira), que a acusa de ter praticado eutanásia.
Os Gigantes: Paloma retorna
Os Gigantes: Fernando procura Chico
Os Gigantes: Fred deixa pedido de eutanásia
Na cidade, Paloma reencontra o fazendeiro Fernando Lucas (Tarcísio Meira) e o médico Francisco Rubião (Francisco Cuoco) – amigos de infância da jornalista. Os três passam a viver um triângulo amoroso. Fernando tem um casamento conturbado com Vânia (Joana Fomm); e Francisco rompe o noivado com Helena (Vera Fischer) por causa de Paloma.
Os Gigantes: Chico reencontra Paloma
Os Gigantes: Fernando e Vânia
No último capítulo, Paloma comete suicídio. Francisco reata com Helena e Fernando termina ao lado de Renata (Lídia Brondi). Atendendo a um pedido da cunhada, Viridiana – que sofreu um aborto com o impacto da morte de Fred – fica responsável pela guarda do filho de Paloma e Francisco.
Os Gigantes: Paloma comete suicídio
Os Gigantes: O testamento