Trama Principal

Enquanto muitas mulheres sonham com um casamento, Elisabeta Benedito quer conhecer o mundo. Seus planos mudam quando conhece Darcy, por quem se apaixona.

Por Memória Globo


Darcy (Thiago Lacerda) e Elisabeta (Nathalia Dill) parecem divergir em tudo. Ele, um rapaz nascido em família rica, criado em Londres e adepto dos costumes rigorosos da sociedade europeia, veio ao Brasil trabalhar negócios da família no ramo ferroviário. Já a moça, residente do Vale do Café, busca não replicar o destino das mulheres ao seu redor quando pensa em seu futuro. Sua astúcia faz brigar com Darcy na primeira vez em que se veem e de imediato, Elisabeta não parece entusiasmada com a chegada do rapaz. Darcy, no entanto, parece estar cada vez mais instigado a conhecê-la.

Darcy (Thiago Lacerda) e Camilo (Mauricio Destri) comemoram a parceria

A aproximação dos dois acontece após uma armação de Petúnia (Grace Gianoukas), braço direito de Susana (Alessandra Negrini). Ciente da paixão de Susana por Darcy, e em uma tentativa de irritá-la, ela manda uma carta falsa para uma das irmãs de Elisabeta, Jane (Pâmela Tomé), convidando-a a ir à casa de Camilo, por quem a jovem estava começando a demonstrar interesse. Enquanto Jane ia atender o suposto convite, um temporal cai no Vale. Jane chega na casa, mas passa mal e fica acamada em razão de um resfriado. Elisabeta vai à mansão para acudir a irmã e passa a conviver com Darcy, afastando a primeira impressão que tinha do rapaz. O primeiro beijo entre os dois faz Elisabeta questionar seus sentimentos, já que nunca tinha se apaixonado por ninguém antes. Em seguida, ela aceita o pedido de namoro e os dois engatam um romance.

Thiago Lacerda e Nathalia Dill em 'Orgulho e Paixão', 2018 — Foto: João Miguel Júnior/Memória Globo

A relação dos dois ganha um novo capítulo quando Ernesto (Rodrigo Simas), um anarquista filho de imigrantes italianos, se apaixona por Elisabeta. Operário da ferrovia, ele tem ideias revolucionárias que chamam a atenção da garota, despertando o ciúme em Darcy, que passa a confrontar o rapaz. Em um desses embates, eles acabam discutindo em uma mina abandonada e, durante a briga, acontece uma explosão. Os dois ficam presos, mas sobrevivem. Debilitado, Darcy é aconselhado a se tratar em São Paulo e segue viagem. Susana vê uma chance de separá-lo de vez de Elisabeta e diz a ela que o rapaz foi embora para não mais voltar. No mesmo período, Camilo também retorna à capital a mando de sua mãe, que não aceita sua aproximação com Jane, por quem está apaixonado.

Elisabeta (Nathalia Dill), Ema (Agatha Moreira) e Luccino (Juliano Laham) resgatam Ernesto (Rodrigo Simas) e Darcy (Thiago Lacerda).

Alessandra Negrini em 'Orgulho e Paixão', 2018 — Foto: Raquel Cunha/Memória Globo

À procura de entender os motivos de Darcy, Elisabeta vai para São Paulo na companhia de Ema (Agatha Moreira), sua melhor amiga e confidente, e Jane, que pretende reencontrar Camilo. A armação de Susana é descoberta assim que Darcy sai do hospital e ele retorna aos braços da amada. No mesmo período, Ernesto, já tendo superado Elisabeta, vai para São Paulo e é contratado como operário em uma fábrica têxtil. O jovem se aproxima de Ema e os dois se apaixonam. Neta do Barão de Ouro Verde (Ary Fontoura), Ema Cavalcante não concorda com os ideais subversivos do namorado.

Rodrigo Simas e Agatha Moreira em 'Orgulho e Paixão', 2018 — Foto: Estevam Avellar/Memória Globo

Durante a estadia de Elisabeta, Jane e Ema em São Paulo, Ludmila (Laila Zaid) e Januário (Silvio Guindade) são introduzidos na história. Moça jovem e rica, Ludmila é espirituosa e compartilha dos ideais de Elisabeta, por quem se afeiçoa. Ludmila passa a ajudar Jane e Camilo a esconder o romance, desaprovado pela mãe do rapaz, fingindo ser namorada dele. Januário, por sua vez, é um artista independente e pobre. Amigo de Ludmila, ele dá auxílio a Elisabeta e Jane, apresentando a elas o cortiço onde mora.

Januário (Silvio Guindane ) salva Jane (Pamela Tomé) e Elisabeta (Nathalia Dill).

Darcy pretende pedir Elisabeta em casamento, mas é interrompido pela notícia de que ela aceitou um trabalho na fábrica da família de Ludmila e pretende morar em São Paulo. Elisabeta aceita o convite e vai morar no cortiço. Temendo o pedido de casamento de Darcy, Susana envia uma carta para o pai de Darcy, Lorde Willamson (Tarcísio Meira), contando a intenção do rapaz em se casar com uma moça de baixo nascimento. Em uma viagem ao Vale do Café para o casamento de uma de suas irmãs, Elisabeta é pedida em casamento por Darcy, mas rejeita. Os dois terminam o romance e ela decide focar na vida profissional.

Ema e Ernesto ficam cada vez mais apaixonados à medida em que as diferenças sociais entre os dois estremece a relação. Ao descobrir que o avô levou a família à falência, Ema cogita acatar a sugestão do Almirante Tibúrcio (Oscar Magrini), rico morador do Vale do Café, e casar-se com seu filho Edmundo (Nando Rodrigues). Quando percebe que seu noivo também é apaixonado por outra, desiste do matrimônio e faz as pazes com Ernesto, que a pede em casamento.

Agatha Moreira e Rodrigo Simas em 'Orgulho e Paixão', 2018 — Foto: Victor Pollak/Memória Globo

Já Jane, inconformada com o falso namoro de Ludmila e Camilo, revela a verdade para Julieta, que reprova a atitude do filho. Camilo então briga com a mãe e sai de casa. Elisabeta, Camilo e Jane se mudam para o cortiço. Em represália à atitude do filho em sair de casa, Julieta usa sua influência para que Camilo não arrume trabalho em São Paulo. Negando ajuda financeira de Darcy, Camilo começa a beber exageradamente, deixando Jane preocupada. Paralelo a isso, ele também passa a competir em um torneio de lutas clandestinas.

Jane (Pamela Tomé) afirma a Camilo (Maurício Destri) que quer morar no cortiço.

Elisabeta e Darcy retomam o romance, mas são atrapalhados por Lorde Williamson, que vem ao Brasil com a filha Charlotte (Isabela Santoni), para impedir o casamento dos dois. Após brigar com o filho, Lorde Williamson retorna à Inglaterra. Pouco tempo depois, outro membro da família Williamson vem ao Brasil: Lady Margareth (Natalia do Vale), chega acompanhada da filha Briana (Bruna Spínola) planejando o casamento dela com Darcy. Briana, no entanto, logo se apaixona por Olegário (Joaquim Lopes) e, ao contrariar a mãe, é enviada de volta à Inglaterra. Não demora muito para Lady Margareth receber a notícia de que a filha se atirou do navio.

Enquanto trabalhava na fábrica, Elisabeta é descoberta por Afrânio, dono de um jornal, que a convida para assinar uma coluna no veículo. A partir de sua projeção como jornalista, os conflitos na família Williamson se afloram: Lady Margareth, amargurada pela perda da filha, planta uma bomba na fábrica durante uma greve dos trabalhadores. Elisabeta, que trabalhava na cobertura da manifestação, é presa a partir de provas faltas produzidas pela vilã. Quando Darcy descobre que o único modo de tirar sua amada da cadeia é negociando com a tia, Lady Margareth condiciona soltar Elisabeta mediante o casamento de Darcy e Susana, proposta que o rapaz aceita.

Elisabeta é presa

Nathalia Dill em 'Orgulho e Paixão', 2018 — Foto: Mauricio Fidalgo/Memória Globo

Relutando em aceitar o fim de seu relacionamento, Elisabeta consegue dar fim às provas falsas e o acordo entre Lady Margareth e Darcy é desfeito. Quando outros crimes de Lady Margareth vêm à tona, ela é presa com Susana e Petúnia, mas começa a fingir ter problemas mentais e é internada em uma instituição psiquiátrica. Darcy passa então a cuidar da tia, que continua a ameaçar Elisabeta.

As dificuldades financeiras de Camilo e Jane a levam a arrumar um emprego de lavadeira, que o marido repudia. Ele decide então firmar uma parceria com o Barão de Ouro Verde na comercialização de um tipo diferente de café. Nesse mesmo período, Julieta assume um romance com Afrânio (Marcelo Faria). Ao repensar suas atitudes, ela se arrepende da dureza com que tratou o filho e decide reconquistá-lo. Como primeiro passo, pede perdão a Jane, que passa a ajudá-la na reaproximação com Camilo. A relação entre as duas fica mais forte quando Julieta descobre que Jane está grávida de seu filho. Após resolverem as pendências do passado, Camilo faz as pazes com a mãe e oficializa o casamento com Jane na mesma cerimônia em que Julieta e Afrânio (Marcelo Faria) se casam.

Maurício Destri e Pamela Tomé em 'Orgulho e Paixão', 2018 — Foto: Paulo Belote/Memória Globo

Na reta final duas outras jovens do Vale do Café também anunciam gravidez: Ema e Elisabeta. Briana, que todos pensavam estar morta, revela que forjou a situação para se ver livre da mãe e prova que toda a história dos problemas mentais não passa de fingimento. Darcy tem mais uma surpresa em relação à tia quando descobre que seu pai está morto e durante todo esse tempo em que havia voltado para a Inglaterra, esteve em cárcere privado sob os cuidados dos empregados de Margareth, que é desmascarada.

Lady Margareth foge da prisão e ameaça destruir a todos que levaram sua família ao fracasso. Para isso, se une a Xavier (Ricardo Tozzi), um fazendeiro mau caráter da região, que também procura se vingar de alguns desafetos no Vale do Café. No dia da inauguração da ferrovia de Darcy, Xavier ordena que Virgílio (Giordano Becheleni) plante uma bomba em um dos vagões para matar os passageiros. Com a ajuda do tenente Brandão (Malvino Salvador), Elisabeta, Darcy e Ernesto conseguem tirar a bomba da locomotiva antes da explosão.

Após os acontecimentos na ferrovia, Xavier e Virgílio são presos e Lady Margareth é cercada pelos moradores do Vale do Café, que exigem justiça. Como última cartada, toma um líquido do sono e morre na frente de todos.

Sete anos depois...

Após uma temporada em Londres, Darcy e Elisabeta voltam ao Brasil para o lançamento do primeiro livro escrito por ela. A ocasião também é uma oportunidade de rever a família, que ainda não conhece seu filho. Ema tornou-se uma modista internacionalmente famosa que se divide entre o trabalho, os cuidados com os filhos e o marido Ernesto, que agora é prefeito do Vale do Café.

Agatha Moreira e Rodrigo Simas em 'Orgulho e Paixão', 2018 — Foto: Victor Pollak/Memória Globo

Susana e Petúlia voltam a praticar golpes, na tentativa de encontrarem um senhor rico que possam se aproveitar. Quando finalmente encontram, o homem se interessa por Petúlia, fazendo com que os papéis se invertam. Petúlia então contrata a ex-patroa, que passa a ser sua empregada.