Personagens

Vera Holtz deu vida a Ofélia, mãe dedicada que sonha em conseguir bons casamentos para suas cinco filhas. As irmãs Elisabeta, Cecília, Mariana, Jane e Cecília mostram o quão diverso é o universo feminino retratado em 'Orgulho e Paixão'.

Por Memória Globo


Nathalia Dill em 'Orgulho e Paixão', 2018 — Foto: Raquel Cunha/Memória Globo

ELISABETA BENEDITO (Nathalia Dill) - Filha de Ofélia (Vera Holtz) e Felisberto (Tato Gabus Mendes), é corajosa, independente e questionadora. Seu maior sonho é conhecer o mundo e, por conta disso, rejeita as convenções comuns às moças de sua idade. Ao conhecer Darcy (Thiago Lacerda), resiste em se entregar à paixão, mas acaba cedendo quando percebe que não precisa se prender a rótulos para amá-lo. Com isso, passa a contar com ele para a realização de seus sonhos e, quando se muda para São Paulo, descobre que é possível ser uma voz ativa para que outras mulheres como ela possam ter independência. É na cidade que conhece Ludmila (Laila Zaid), uma escultora que se torna sua amiga e faz aflorar ainda mais sua vontade de tornar o mundo melhor para outras mulheres. Para isso, assume a coluna de um jornal. Seu jeito arredio a faz ganhar a inimizade de Lady Margareth (Natalia do Vale), tia de Darcy, que reprova o romance dos dois e seu comportamento. Elisabeta consegue, ao longo da trama, balancear o relacionamento com Darcy e sua vontade de ser independente. No final, engravida e vira uma escritora de sucesso, tudo isso casada com seu grande amor.

Thiago Lacerda em 'Orgulho e Paixão', 2018 — Foto: Estevam Avellar/ Memória Globo

DARCY WILLIAMSON (Thiago Lacerda) - Jovem erudito nascido no Brasil e criado na Inglaterra, Darcy é gentil, amoroso e dedicado ao trabalho. Seu projeto é dar início às obras de uma ferrovia que liga o Vale do Café a São Paulo. Não imaginava que encontraria amor nos braços da arredia Elisabeta (Nathalia Dill), que conheceu enquanto brigavam numa loja de roupas. Declarar seu amor para uma mulher tão diferente tem seu preço, com muitos se opondo à escolha. No início é alvo das armações de Susana (Alessandra Negrini), uma vigarista que se diz apaixonada por ele, mas está de olho em seu dinheiro. Depois, é a própria família Williamson que se mostra irredutível sobre o relacionamento dos dois, primeiro na figura de seu pai, Lorde Williamson (Tarcísio Meira), e depois na de sua tia, Lady Margareth (Natalia do Vale), que pretende casá-lo com sua prima Briana (Bruna Spínola). Os empecilhos não são páreo para o amor que sente por Elisabeta, e ambos conseguem reverter a situação, terminando juntos e felizes enquanto criam o primeiro filho.

Os Benedito

Vera Holtz em 'Orgulho e Paixão', 2018 — Foto: Mauricio Fidalgo/Memória Globo

OFÉLIA BENEDITO (Vera Holtz) - Desbocada, alegre e espalhafatosa, criou ao lado do marido Felisberto (Tato Gabus Mendes) suas cinco filhas -: Elisabeta (Nathalia Dill), Mariana (Chandelly Braz), Jane (Pâmela Tomé), Cecília (Anajú Dorigon) e Lídia (Bruna Griphao) -, e tem como sonho um bom casamento para cada uma delas. No decorrer da trama, consegue, de pouco em pouco, levar cada filha ao altar, ao mesmo tempo em que enfrenta junto delas os problemas dos diferentes romances que cada uma engata. Sua vontade de casar sua filha com homens bem-nascidos é má interpretada por alguns. Ofélia não é gananciosa, apenas uma mulher dada às convenções e que vê, na oportunidade de um bom casamento, a felicidade de suas meninas.

Tato Gabus Mendes em 'Orgulho e Paixão', 2018 — Foto: João Miguel Júnior/ Memória Globo

FELISBERTO BENEDITO (Tato Gabus Mendes) - Pai amoroso e incentivador. Enquanto Ofélia (Vera Holtz), sua esposa, insiste em casar as filhas, Felisberto procura entender as diferenças de cada uma e incentivar seus sonhos. É também o responsável por dar às meninas certa erudição, pois sempre as incentivou a ler bons livros. Apesar de discordar de sua esposa no que diz respeito ao futuro das filhas, os dois têm uma bela união e são companheiros para todas as horas.

Anaju Dorigon e Marcos Pitombo em 'Orgulho e Paixão', 2018 — Foto: Ramón Vasconcelos/Memória Globo

CECÍLIA BENEDITO (Anajú Dorigon) - Filha de Ofélia (Vera Holtz) e Felisberto (Tato Gabus Mendes), é a mais curiosa das cinco irmãs. Tem imaginação fértil e é bastante influenciada por suas leituras. Tem uma cisma com a mansão do parque, residência dos misteriosos Tibúrcio, uma família marcada pela trágica morte da matriarca. Instigada a investigar o ocorrido, desperta a atenção de Rômulo (Marcos Pitombo), filho do Almirante Tibúrcio (Oscar Magrini), a quem Cecília atribui a morte da esposa. Apaixonada, casa-se com Rômulo e se muda para a mansão do pmarque, passando a enfrentar também os problemas da misteriosa morte que cerca o lugar. Posteriormente, descobre ser estéril, mas, quando uma criança é deixada em sua porta, percebe ser essa sua grande chance de se tornar mãe.

Chandelly Braz em 'Orgulho e Paixão', 2018 — Foto: João Miguel Júnior/Memória Globo

MARIANA BENEDITO (Chandelly Braz) - Filha de Ofélia (Vera Holtz) e Felisberto (Tato Gabus Mendes), é aventureira, compreensiva e gosta de desafios. No início da trama, fica encantada pelo cafajeste Uirapuru (Bruno Gissoni), que também está envolvido com sua irmã Lídia (Bruna Griphao). Mais tarde, se apaixona pelo Motoqueiro Vermelho (Malvino Salvador), ao mesmo tempo em que rejeita o rígido coronel Brandão (Malvino Salvador), sem imaginar que são a mesma pessoa..Para competir em uma liga de motocicletas, se disfarça de homem, passando a se chamar de “Mário”. Quando se revela, desperta a ira do inescrupuloso Xavier (Ricardo Tozzi), que a sequestra e corta seus cabelos. Ao lado de Brandão e com o apoio da família e amigos, Mariana consegue lidar com as consequências da violência que sofreu e adota os cabelos curtos como símbolo de sua força.

Pamela Tomé em 'Orgulho e Paixão', 2018 — Foto: Ramón Vasconcelos/Memória Globo

JANE BENEDITO (Pâmela Tomé) - Filha de Ofélia (Vera Holtz) e Felisberto (Tato Gabus Mendes), é meiga e muito ligada à irmã Elisabeta (Nathalia Dill). Quando se apaixona por Camilo (Maurício Destri), passa a enfrentar uma série de dificuldades, principalmente por causa da interferência da sogra, a Julieta (Gabriela Duarte). As dificuldades obrigam o casal a irem morar em um cortiço, com Jane trabalhando de lavadeira às escondidas, enquanto o marido se afunda na bebida e na competição de luta clandestina. Passada as dificuldades e com a reaproximação de Camilo, Julieta, Jane passa a ser bem recebida pela sogra.

Bruna Griphão em 'Orgulho e Paixão', 2018 — Foto: Mauricio Fidalgo/Memória Globo

LÍDIA BENEDITO (Bruna Griphao) - Fogosa e perspicaz, a filha mais nova de Ofélia (Vera Holtz) e Felisberto (Tato Gabus Mendes) não tem os pudores das irmãs. Namoradeira, gosta de provocar os homens para que lhes façam favores, sempre arrancando suspiros quando anda pelo Vale do Café. Engravida de Uirapuru (Bruno Gissoni), que foge das responsabilidades e não pretende se casar, mesmo com Lídia tendo largado Otávio (Pedro Henrique Müller) no altar por ele. Mais tarde, encontra o amor nos braços do doce soldado Randolfo (Miguel Rômulo), que a ajuda a enfrentar os estigmas de ser uma mãe solteira.

A Fazenda Ouro Verde

Agatha Moreira em 'Orgulho e Paixão', 2018 — Foto: Ramón Vasconcelos/Memória Globo

EMA CAVALCANTE (Agatha Moreira) - Neta do Barão de Ouro Verde (Ary Fontoura) e filha de Aurélio (Marcelo Faria), gosta de vestidos caros, bailes e saraus. É a melhor amiga de Elisabeta (Nathalia Dill), de quem é confidente e parceira de aventuras, apesar de discordar de seu jeito subversivo. Despertou a paixão de Jorge (Murilo Rosa), mas se encanta mesmo pelo obstinado Ernesto Pricelli (Rodrigo Simas). Bastante apegada ao avô, desconhece a realidade financeira do Barão e por isso vive ostentando. Com a perda dos bens da família, é obrigada a entrar no mercado de trabalho e vira modista, em parceria com Ludmila (Laila Zaid). No final, alcança sucesso internacional e vive feliz ao lado de Ernesto, que se elege prefeito do Vale do Café.

Ary Fontoura em 'Orgulho e Paixão', 2018 — Foto: Ramón Vasconcelos/Memória Globo

AFRÂNIO CAVALCANTE, BARÃO DE OURO VERDE (Ary Fontoura) - Ganhou um dos últimos títulos do finado Imperador Dom Pedro II antes de sua queda. Saudosista do Império, acredita que sua morte está cada vez mais perto e por isso esconde da neta, Ema (Agatha Moreira), que está à beira da falência.

Marcelo Faria em 'Orgulho e Paixão', 2018 — Foto: Raquel Cunha/Memória Globo

AURÉLIO CAVALCANTE (Marcelo Faria) - Filho de Afrânio, o Barão de Ouro Verde (Ary Fontoura), e pai de Ema (Agatha Moreira). Afastado dos negócios da família, se espanta ao descobrir a falência do pai e se mostra. Disposto a ajudar apaixona-se por Julieta (Gabriela Duarte), a mais interessada em comprar a fazenda de sua família.

Família Pricelli

GAETANO PRICELLI (Jairo Mattos) - Casado com Nicoletta Pricelli (Rosane Goffman), Gaetano é pai de Luccino (Juliano Laham), Virgílio (Giordano Becheleni), Ernesto (Rodrigo Simas) e Fani (Tammy di Calafiori). O patriarca da família Pricelli é um homem que não teve acesso a muita educação por conta de sua origem humilde. Trabalha em um cafezal, com péssimas condições de trabalho e, por isso, entra constantemente em atrito com o filho Ernesto, que não concorda em abaixar a cabeça para os patrões.

NICOLETTA PRICELLI (Rosane Goffman) - É a matriarca dos Pricelli. C, casada com Gaetano (Jairo Mattos), ela é mãe de Luccino (Juliano Laham), Virgílio (Giordano Becheleni), Ernesto (Rodrigo Simas) e Fani (Tammy di Calafiori). Cheia de energia, é bastante falante e adora usar expressões italianas quando discursa. Cozinheira de mão cheia, trabalhou na casa dos Benedito e também na mansão do parque. Apesar de amada pelas filhas de Ofélia (Vera Holtz), sofre rejeição da própria filha por desavenças do passado.

Rodrigo Simas em 'Orgulho e Paixão', 2018 — Foto: Ramón Vasconcelos/Memória Globo

ERNESTO PRICELLI (Rodrigo Simas) -  Filho de Gaetano (Jairo Mattos) e Nicoletta (Rosane Goffman), tem ideias revolucionárias e sempre denuncia injustiças contra os menos favorecidos. Ele acaba encontrando em Elisabeta (Nathalia Dill) não só uma aliada em dar voz a quem precisa, como também um grande amor, mesmo sabendo que terá que disputar seu coração com o poderoso Darcy (Thiago Lacerda). Vai eventualmente para São Paulo, onde dedica seu tempo à causa anarquista, o. Mais tarde, passa a se interessar por Ema. (Agatha Moreira) e encontra nela o verdadeiro amor.

Juliano Laham em 'Orgulho e Paixão', 2018 — Foto: Marília Cabral/Memória Globo

LUCCINO PRICELLI (Juliano Laham) - O irmão Pricelli mais novo, filho de Gaetano e Nicoletta Pricelli, é reservado e e dedicado no trabalho: é mecânico na oficina de carros do Vale do Café. No decorrer da novela firma uma amizade com Mariana, mas passa a nutrir sentimentos por seu alterego “Mário”. Confuso, descobre que se interessa por homens e tem a confirmação disso ao se aproximar de Otávio, com quem desenvolve uma relação afetuosa e sólida apesar da resistência de Gaetano.

VIRGILIO PRICELLI (Giordano Becheleni) - Filho mais velho de Gaetano (Jairo Mattos) e Nicoletta (Rosane Goffman) Pricelli., Trabalha com o pai no cafezal. Desonesto, é o principal capanga do vilão Xavier (Ricardo Tozzi), sendo seu braço direito nos crimes. Desgosta profundamente do espírito contestador de Ernesto (Rodrigo Simas), a quem chama de inútil. No fim da novela, é responsável por uma tragédia quando, sem querer, mata o pai durante uma briga.

FANI PRICELLI (Tammy di Calafiori) - Filha de Gaetano (Jairo Mattos) e Nicoletta Pricelli) (Rosane Goffman), não tem uma boa relação com os pais. Governanta da casa dos Tibúrcio, foi criada na mansão do parque sob os cuidados de Josephine (Christine Fernandes) e se apaixonou por seu filho Edmundo (Nando Rodrigues). Após a morte de Josephine, Edmundo vai embora para fora do país, deixando Fani amargurada e ressentida.

Mansão do Parque

ALMIRANTE TIBÚRCIO (Oscar Magrini) - Pai de Rômulo (Marcos Pitombo) e Edmundo (Nando Rodrigues). Muitos no Vale do Café, inclusive Cecília (Anajú Dorigon), acreditam que o Almirante tenha algo a ver com a morte da esposa Josephine, o que o deixa ainda mais isolado.

Marcos Pitombo em 'Orgulho e Paixão', 2018 — Foto: Estevam Avellar/Memória Globo

RÔMULO TIBÚRCIO (Marcos Pitombo) -  Filho mais velho do Almirante Tibúrcio (Oscar Magrini) e de Josephine (Christine Fernandes), é conhecido por suas conquistas. É um choque geral quando ele cai de amores por Cecília (Anaju Dorigon) tão diferente dele.

EDMUNDO TIBÚRCIO (Nando Rodrigues) - Filho mais novo do Almirante Tibúrcio (Oscar Magrini) e de Josephine (Christine Fernandes), viajou para fora do país após a morte misteriosa de sua mãe. A ida abalou o relacionamento que tinha com Fani (Tammy Di Calafiori), fazendo com que a jovem ficasse cada vez mais reclusa. Quando volta para o Vale do Café, tem de enfrentar os problemas que deixou para trás.

JOSEPHINE TIBÚRCIO (Christine Fernandes) – Esposa do Almirante Tibúrcio (Oscar Magrini), mãe de Rômulo (Marcos Pitombo) e Edmundo (Nando Rodrigues), e, por muitos anos, amante do coronel Brandão (Malvino Salvador). Josephine é dada como morta durante um passeio de barco com o marido, abalando toda sua família. Mas, na verdade, ela sobreviveu e fugiu para São Paulo, onde fica por dez anos. Nesse tempo, se envolveu com Uirapuru (Bruno Gissoni), um poeta malandro que vive aplicando golpes em moças ingênuas. No decorrer da trama, volta para o Vale do Café com o intuito de destruir seu marido, a quem acusa de negar-lhe ajuda no acidente que supostamente a matou.

Gabriela Duarte em Orgulho e Paixão, 2018 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

JULIETA BITTENCOURT (Gabriela Duarte) – Cafeicultora bem-sucedida, educou o filho Camilo (Maurício Destri) sozinha, amando-o muito, mas sem nunca conseguir dar o carinho que o menino precisava. A expansão de seus negócios a fez ser conhecida como a “Rainha do Café’. Nessa empreitada, é acompanhada por Susana (Alessandra Negrini), sua assistente, que não nutre bons sentimentos pela patroa. Chega ao Vale do Café para comprar a fazenda Ouro Verde, mas entra em conflito ao se apaixonar por Aurélio (Marcelo Faria), filho do Barão de Ouro Verde (Ary Fontoura). Redescobrir o amor, já que viveu um casamento infeliz com o pai de seu filho, faz com que Julieta questione o modo como trata o filho, trazendo traumas do passado à tona.

Maurício Destri em 'Orgulho e Paixão', 2018 — Foto: Ramón Vasconcelos/Memória Globo

CAMILO BITTENCOURT (Mauricio Destri) – Filho de Julieta (Gabriela Duarte), Camilo é um rapaz doce e dedicado, mas com dificuldades de se impor, sobretudo diante de sua mãe, com quem mantém uma relação conturbada. É o melhor amigo de Darcy (Thiago Lacerda), a quem considera um irmão. Se casa com Jane (Pamela Tomé) contra as recomendações de Susana (Alessandra Negrini) e Julieta, rompendo de vez com sua mãe. Sem perspectiva de emprego e enfrentando dificuldades financeiras, se entrega ao vício da bebida e ao submundo das lutas clandestinas. No fim da trama, descobre a verdade sobre o relacionamento conturbado de seus pais, perdoa sua mãe e vira um grande empresário ao lado da esposa.

Alessandra Negrini em 'Orgulho e Paixão', 2018 — Foto: Raquel Cunha/Memória Globo

SUSANA/GENÉSIA PINTO (Alessandra Negrini) - Mentirosa e manipuladora, é o braço direito de Julieta (Gabriela Duarte). Vê em Darcy (Thiago Lacerda) o alvo perfeito para se dar bem na vida. Por isso, odeia Elisabeta (Nathalia Dill) e sempre arma planos na tentativa de destruir o casal. Acostumada a aplicar golpes, sua própria identidade é uma mentira, pois seu nome verdadeiro é Genésia Pinto. Em seus planos de maldades, conta com a ajuda de Petúlia (Grace Giannoukas).

PETÚLIA (Grace Giannoukas) – Empregada de Susana (Alessandra Negrini), a quem chama de “madama”. É a comparsa que sempre a auxilia em suas tramoias, a maioria na tentativa de separar Elisabeta (Nathalia Dill) e Darcy (Thiago Lacerda). É fogosa e costuma dar em cima dos homens para lhes aplicar golpes. Apesar de parecer inofensiva, é ambiciosa e está sempre à espreita colhendo informações que possam lhe render algum lucro.

OLEGÁRIO (Joaquim Lopes) – Ex-marido de Susana (Alessandra Negrini), é chamado por ela para seduzir Elisabeta (Nathalia Dill) e separá-la de Darcy (Thiago Lacerda), mas se arrepende e passa a ser um fiel empregado de Julieta (Gabriela Duarte). É o responsável por desmascarar Susana, fazendo com que a megera seja expulsa da casa de sua patroa. Tem um breve caso com Briana (Bruna Spínola), mas, após a jovem ser mandada de volta para a Inglaterra pela mãe, se envolve com Charlotte (Isabella Santoni).

Tarcísio Meira em Orgulho e Paixão, 2018 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

LORDE WILLIAMSON (Tarcísio Meira) – Um grande empresário britânico que fora para o Brasil, ainda na época do império, para construir ferrovias. Encontra em Julieta Bittencout (Gabriela Duarte) uma grande parceira de negócios -, ela produz café, e as empresas dele escoam a produção. Vive em Londres com a filha Charlotte (Isabela Santoni) e o filho Darcy, cuida dos seus negócios no Brasil. Defensor da pureza do sangue nobre de sua família, não aceita o relacionamento de seu filho e Elisabeta (Nathalia Dill).

CHARLOTTE WILLIAMSON (Isabela Santoni) – Irmã de Darcy (Thiago Lacerda) e filha de Lorde Williamson (Tarcísio Meira). Nasceu e viveu no Brasil por muitos anos, até a adolescência. Mudou-se para a Europa com o pai para esquecer a grande decepção amorosa que teve com o cafajeste Uirapuru (Bruno Gissoni). No decorrer da novela, encontra o amor nos braços de Olegário (Joaquim Lopes).

LADY MARGARETH WILLIAMSON (Natalia do Vale) - Irmã de Lorde Williamson (Tarcísio Meira), é ainda mais incisiva quando se trata de defender os interesses da família. Chega ao Vale do Café visando casar a filha Briana (Bruna Spínola) com Darcy (Thiago Lacerda). Se une a Susana (Alessandra Negrini) e Petúlia (Grace Giannoukas) para impedir que os doisDarcy e Elisabeta (Nathalia Dill) fiquem juntos. Lady Margareth é rica, destemida e não mede esforços para conseguir o que quer, mesmo que isso signifique forjar provas para incriminar Elisabeta ou até mesmo fazer mal ao irmão para comandar os bens da família. No fim da trama, quando sua última tentativa de matar Darcy e Elisabeta falha, tira a própria vida.

BRIANA WILLIAMSON (Bruna Spínola) - Filha de Lady Margareth (Natalia do Vale), É prometida a Darcy (Thiago Lacerda), mas apaixona-se por Olegário (Joaquim Lopes).

Núcleo Vale do Café

Malvino Salvador em 'Orgulho e Paixão', 2018 — Foto: Marília Cabral/Memória Globo

CORONEL BRANDÃO (Malvino Salvador) – É o comandante do Exército da região . Um homem respeitado por ser honesto e coerente. No passado, envolveu-se, em segredo, com Josephine (Christine Fernandes). No decorrer da novela, apaixona-se por Mariana (Chandelly Braz), com quem se casa ao final da trama.É a figura paterna de dois de seus colegas do regimento: os amigos Randolfo (Miguel Rômulo) e Otávio (Pedro Henrique Müller).

RANDOLFO VASCONCELLOS (Miguel Rômulo) - Fiel ajudante do Coronel Brandão (Malvino Salvador), é tímido e reservado. Apaixona-se por Lídia (Bruna Griphão), uma jovem completamente diferente, mas o passar do tempo prova que os dois se completam. Quando Lídia é abandonada por Uirapuru (Bruno Gissoni), engata num relacionamento com a moça e assume o filho que ela espera.

OTÁVIO MASTRONELLI (Pedro Henrique Müller) – Capitão do regimento, próximo de Brandão (Malvino Salvador) e amigo de Randolfo (Miguel Rômulo). Órfão de pai e mãe, foi criado em um abrigo e considera os companheiros do regimento como sua família. Em dado momento, mesmo contra a vontade, decide se casar com Lídia (Bruna Griphão), mas é abandonado no altar quando a moça vê Uirapuru (Bruno Gissoni) durante a cerimônia. Mais tarde, aproxima-se de Luccino (Juliano Laham), por quem se apaixona. Juntos, enfrentam as dificuldades de um namoro entre dois homens naquela época.

Bruno Gissoni em 'Orgulho e Paixão', 2018 — Foto: Marília Cabral/Memória Globo

DIOGO UIRAPURU (Bruno Gissoni) – Bonito e sedutor, Uirapuru é um conhecido de longa data de Darcy (Thiago Lacerda) e Charlotte (Isabella Santoni), sendo responsável pela desilusão amorosa que fez com que a moça voltasse para Londres. Envolve-se com Josephine (Christine Fernandes) durante o período em que ela se finge de morta. Ao chegar ao Vale do Café, não poupa as mulheres de seus encantos: primeiro, seduz Lídia (Bruna Griphão) e depois, Mariana (Chandelly Braz). Suas armações geralmente são descobertas, e ele tem má fama pela região.

Ricardo Tozzi em Orgulho e Paixão, 2018 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

XAVIER VIDAL (Ricardo Tozzi) - É o dono do cafezal onde Gaetano (Jairo Mattos) e Virgílio (Giordano Becheleni) trabalham. Inescrupuloso, não se importa nem um pouco em explorá-los. Gosta de competir nas corridas clandestinas de motocicleta, onde é o maior rival do Coronel Brandão (Malvino Salvador), muitas vezes, inclusive, trapaceando para ganhar. Não mede esforços para conseguir o que quer, contando com a ajuda de Virgílio para cometer crimes. No fim da trama, é preso ao tentar explodir o vagão durante a inauguração da ferrovia de Darcy (Thiago Lacerda).

AGATHA CRISTO (Vânia de Brito) - É a dona da casa de chá do Vale do Café, ponto de encontro de praticamente todos os moradores do local., Talvez por isso Agatha seja a maior fofoqueira do local. O que pouca gente sabe é que ela nutre uma paixão enrustida pelo Coronel Brandão (Malvino Salvador), a quem sempre admirou. Após descobrir que Brandão e Josephine (Christine Fernandes) foram amantes, passa a desdenhá-lo.

VICENTE ALMEIDA (Emmilio Moreira) - É o gerente geral da empresa de Darcy (Thiago Lacerda). Mais velho e discípulo do pai do Lorde Williamson (Tarcísio Meira), será seu conselheiro para os negócios. É ele quem revela a Darcy os maus tratos que seu pai sofria em Londres pelas mãos de Lady Margareth (Nathalia do Vale).

Núcleo São Paulo

Murilo Rosa em 'Orgulho e Paixão', 2018 — Foto: Ramón Vasconcelos/Memória Globo

JORGE NASCIMENTO (Murilo Rosa) – Um homem bonito, sábio e gentil. Advogado dos grandes cafeicultores, Jorge ganhou muito dinheiro em seu ofício. É bastante próximo de Ema (Agatha Moreira), por quem é apaixonado. No decorrer da novela, encanta-se por Amélia (Letícia Persiles), com quem vive uma linda história de amor.

Polly Marinho e JP Rufino em 'Orgulho e Paixão', 2018 — Foto: Mauricio Fidalgo/Memória Globo

TENÓRIA PEREIRA (Polly Marinho) - Trabalha na casa de Jorge (Murilo Rosa), enquanto treina para ser cozinheira, chefe em um restaurante chique de São Paulo. Moradora do cortiço, Tenória não imagina que é filha do Barão de Ouro Verde (Ary Fontoura).

ESTILINGUE (JP Rufino) -  Filho de Tenória (Polly Marinho. Aproxima-se do Barão de Ouro Verde (Ary Fontoura) quando descobre ser seu neto, fazendo com que sua mãe também mude de postura.

Leticia Persiles em 'Orgulho e Paixão', 2018 — Foto: Ramón Vasconcelos/Memória Globo

AMÉLIA ANTUNES (Letícia Persilles) – Jovem doce e inteligente que possui uma doença incurável. Por essa razão, nunca conseguiu se casar, já que os pretendentes a abandonavam no momento em que descobriam sua condição. Mas isso nunca abateu Amélia. Sua maneira esperançosa de ver a vida. Acaba atraindo Jorge (Murilo Rosa), quando ele está aos pedaços após ser rejeitado por Ema (Agatha Moreira). Amélia se aproxima de Mariko (Jacqueline Sato), médica que passa a acompanháa-la e por quem desenvolve grande amizade. Antes de morrer, pede que a amiga ajude Jorge a criar o menino que o casal teve.

MARIKO (Jacqueline Sato) – Médica que passa a acompanhar Amélia (Letícia Persilles) e se torna- também sua amiga No fim da trama, após a morte de Amélia, atende a um pedido dela, ajudando Jorge a criar o filho do casal.

LUDMILA DE ALBUQUERQUE  (Laila Zaid) – Escultora moradora de São Paulo, que vive na boemia. É em um desses eventos que conhece e faz amizade com Elisabeta (Nathalia Dill). No decorrer da novela, apaixona-se por Januário (Silvio Guindane), passando a enfrentar a resistência das pessoas por ele ser um homem negro.

JANUÁRIO DE SOUZA (Silvio Guindane) - Pintor e boêmio, ele é um homem de bem com a vida. É filho de pais escravos, que se esforçaram para lhe dar a melhor educação possível. Ele é amigo de Ludmilla (Laila Zaid) e, consequentemente, fica próximo de Elisabeta (Nathalia Dill) e Darcy (Thiago Lacerda). Apaixona-se por Ludmila e, mesmo com o preconceito das pessoas, decide levar o relacionamento adiante. No fim da trama, vira um artista internacional.