Bastidores

A cenografia de 'O Rebu - 2ª versão' foi idealizada por Alexandre Gomes e Fábio Rangel. Os jardins, as áreas externas da casa e alguns de seus salões internos são cenários-chaves para a história.

Por Memória Globo


CENOGRAFIA E ARTE

O palácio Sans Souci, em Buenos Aires, na Argentina, foi a locação escolhida para a mansão Mahler, palco dos principais acontecimentos da trama. Construído entre 1914 e 1918, o palácio tem como inspiração a arquitetura francesa, e retrata a elegância e a opulência dos Mahler.

A cenografia foi idealizada por Alexandre Gomes e Fábio Rangel. Os jardins, as áreas externas da casa e alguns de seus salões internos são cenários-chaves para a história.

Marcos Palmeira e Dira Paes em O Rebu - 2ª Versão, 2014 — Foto: Alex Carvalho/Globo

Os móveis, de origem turca, são cobertos por veludo vermelho, assim como alguns bancos em frente ao hall de entrada. Esse tipo de tecido é usado em toda a decoração, assim como no figurino, justamente por passar o conceito de riqueza. A pista de dança também tem vitrais para os jardins de fundo da mansão, onde fica a piscina. No ambiente também é usado um jogo de luz branca através de outra estrutura de LED, onde fica o DJ da festa.

Patricia Pillar e Sophie Charlotte em O Rebu - 2ª Versão, 2014 — Foto: Estevam Avellar/Globo

Com 620 m², o salão principal da mansão foi construído em estúdio e ficou montado durante todo o período de gravação. A equipe de cenografia se preocupou com a continuidade, já que havia cenas começando na externa, entrando no estúdio e depois saindo para a externa de novo. Outros ambientes criados em estúdio foram os quartos de Angela e Duda (Sophie Charlotte), a cozinha, o escritório de Angela e o salão de jogos, onde o delegado Pedroso (Marcos Palmeira) e sua equipe se instalaram durante a investigação.

Tony Ramos em O Rebu - 2ª versão, 2014 — Foto: Estevam Avellar/Globo

As redes sociais ganham destaque na trama. As fotos e comentários na web ajudaram nas investigações do delegado Pedroso (Marcos Palmeiras). Para produzir selfies e fotos realistas da festa de Angela Mahler (Patricia Pillar), durante a gravação, a equipe de produção de arte e o elenco fizeram diversas fotos com cerca de 30 aparelhos, entre smartphones e tablets. Em três semanas de gravação, foram feitas mais de 3,5 mil fotos. As cenas da festa mostram os convidados tirando fotos e postando com seus celulares. A hashtag #FestaAngelaMahler foi usada pelos personagens na rede social fictícia.

FIGURINO E CARACTERIZAÇÃO

As equipes de Cao Albuquerque e Natalia Duran, no figurino, e Marcelo Dias e Marcos Padilha, na caracterização, trabalharam em conjunto para dar o tom de sofisticação e glamour aos personagens da alta sociedade.

Os vestidos, cabelos e maquiagens dos papéis femininos fizeram sucesso. O figurino da anfitriã Angela Mahler (Patricia Pillar), por exemplo, feito com veludo preto-azulado, reforçava o tom de imponência da personagem. Os cabelos curtos de Duda (Sophie Charlotte) foram tendência.

Patricia Pillar, Jean Pierre Noher, Sophie Charlotte em O Rebu - 2ª Versão, 2014 — Foto: Estevam Avellar/Globo

Um grande desafio para as duas equipes foi a continuidade, já que a narrativa não era linear. Como a trama se passa em três tempos (a festa, a investigação no dia seguinte e os flashbacks), a caracterização e o figurino ajudaram a marcar as fases da novela. Boa parte da história se passou na noite da festa e os personagens usaram por muitos capítulos o mesmo figurino. Por isso, cada ator tinha, no mínimo, duas peças de roupas iguais. Angela Mahler era a exceção: tinha sete vestidos iguais.