O Noviço

Adaptação da comédia teatral homônima de Martins Penna tinha como pano de fundo o Rio de Janeiro do século XIX.


De olho na herança da viúva Florência (Isabel Ribeiro), o vigarista Ambrósio (Jorge Dória) a corteja e trata de tirar seus herdeiros do caminho, como o sobrinho de criação Carlos (Pedro Paulo Rangel), logo enviado para um convento. Os dois filhos da viúva, Juca (Fábio Mássimo) e Emília (Maria Cristina Nunes), são ameaçados com o mesmo destino. Carlos se torna noviço, mas, sem nenhuma vocação, inferniza a vida dos frades. Além disso, namora Emília, com quem sonha casar-se. O noviço foge diversas vezes do convento. Em uma dessas fugas, ele se envolve com Flávio (Luiz Linhares), sujeito inescrupuloso que conhece o passado de trapaças de Ambrósio, e Rosa (Marilu Bueno), a primeira mulher a se casar com o aproveitador e a ter seus bens roubados. Através de Flávio e Rosa, Carlos consegue desmascarar Ambrósio.

Autoria: Mário Lago | Direção: Herval Rossano | Período de exibição: 02/06/1975 – 27/06/1975 | Horário: 18h15 | Nº de capítulos: 20

Abertura da novela O Noviço.

TRAMA PRINCIPAL

De olho na herança da viúva Florência (Isabel Ribeiro), o vigarista Ambrósio (Jorge Dória) a corteja e trata de tirar seus herdeiros do caminho, como o sobrinho de criação Carlos (Pedro Paulo Rangel), logo enviado para um convento. Os dois filhos da viúva, Juca (Fábio Mássimo) e Emília (Maria Cristina Nunes), são ameaçados com o mesmo destino.

Carlos se torna noviço, mas, sem nenhuma vocação, inferniza a vida dos frades. Além disso, namora Emília, com quem sonha casar-se. Carlos foge diversas vezes do convento, embora seja sempre recapturado. Em uma dessas fugas, ele se envolve com Flávio (Luiz Linhares), sujeito inescrupuloso que conhece o passado de trapaças de Ambrósio, e Rosa (Marilu Bueno), a primeira mulher a se casar com o aproveitador e a ter seus bens roubados.

Através de Flávio e Rosa, Carlos consegue desmascarar Ambrósio. No fim, depois de passar um período foragido, o vigarista acaba preso, e Carlos conquista sua liberdade. Sai do convento pela porta da frente e se casa com Emília.

Pedro Paulo Rangel em O Noviço, 1975. Acervo/Globo. — Foto: Globo

GALERIA DE PERSONAGENS

CARLOS (Pedro Paulo Rangel) - Sobrinho de criação da viúva Florência (Isabel Ribeiro). É mandado para o convento como parte do plano do vigarista Ambrósio (Jorge Dória) para afastá-lo de sua tia. De temperamento aventureiro e contra qualquer tipo de autoritarismo, não tem a menor vocação para a vida religiosa. Namora Emília (Maria Cristina Nunes), filha de Florência.

FLORÊNCIA (Isabel Ribeiro) - Viúva, mãe de Emília (Maria Cristina Nunes) e Juca (Fábio Mássimo) e tia de criação de Carlos (Pedro Paulo Rangel). Envolve-se com o inescrupuloso Ambrósio (Jorge Dória), com quem acaba casando-se. Submissa e apaixonada, concorda com todas as imposições do marido, inclusive no que diz respeito à educação dos filhos.

AMBRÓSIO (Jorge Dória) - Vigarista, envolve-se com Florência (Isabel Ribeiro) interessado em sua herança. Após o casamento, assume a figura de pai incontestável, conduzindo com rigor e autoridade a educação de Carlos (Pedro Paulo Rangel), Emília (Maria Cristina Nunes) e Juca (Fábio Mássimo).

EMÍLIA (Maria Cristina Nunes) - Filha de Florência (Isabel Ribeiro), não aceita a idEia de ser enviada para o convento como deseja seu padrasto, Ambrósio (Carlos Dória). Sem força para se rebelar, acaba sempre cedendo às pressões da mãe. Namora seu primo Carlos (Pedro Paulo Rangel).

JUCA (Fábio Mássimo) - Filho de Florência (Isabel Ribeiro), não suporta a ideia de entrar para o convento apesar de ter apenas nove anos.

MESTRE (André Valli) - Frade, seguiu a vida religiosa por imposição dos pais. Ao contrário de Carlos (Pedro Paulo Rangel), não tivera força para se rebelar contra a vontade alheia. Por conta disso, persegue o noviço de maneira quase histérica, como forma de punir a si mesmo pela submissão do passado.

ROSA (Marilu Bueno) - Mulher humilde e muito assustada. Envolvera-se com Ambrósio (Jorge Dória), quando ele vivia no Ceará. Após ter todos os bens roubados pelo vigarista, decide procurá-lo no Rio de Janeiro.

FLÁVIO (Luiz Linhares) - Homem inescrupuloso, conhece o passado de Ambrósio (Jorge Dória) e usa isso para chantageá-lo.

ABADE (Germano Filho) - Superior do convento, onde é muito respeitado.

JOSÉ (Haroldo de Oliveira) - Guarda-costas de Ambrósio (Carlos Dória), sempre disposto a defender o patrão.

OS MEIRINHOS (Lajar Muzuris e Luiz Magnelli) - A pedido do Abade, estão sempre atrás de Carlos (Pedro Paulo Rangel) quando ele foge do convento.

OS NOVIÇOS (Eliano Medeiros, Jacy Nascente e Pedro Veras) - Amigos de Carlos (Pedro Paulo Rangel) no convento.

DONO DO BAR (João Carlos Barroso) - Amigo de Ambrósio (Carlos Dória).

Jorge Dória e Marilu Bueno em O Noviço, 1975. Acervo/Globo. — Foto: Globo

PRODUÇÃO

As locações foram cuidadosamente escolhidas para ilustrar o Rio de Janeiro do século XIX, período em que é ambientada a trama. As externas foram gravadas no pontal da Barra da Tijuca, no Largo do Boticário e nos estúdios da Globo, no Jardim Botânico, no Rio.

Haroldo de Oliveira em O Noviço, 1975. Acervo/Globo. — Foto: Globo

CENÁRIOS E FIGURINOS

Para retratar o comportamento e os costumes de uma família do século XIX, quando o Rio de Janeiro ainda era sede da corte, Arlindo Rodrigues realizou uma ampla pesquisa da época, que orientou o trabalho de concepção dos figurinos e cenários.

Além disso, cenários especiais com fundo neutro foram construídos para as cenas em flashback.

André Valli, Luiz Magnelli, Lajar Muzuris, Maria Cristina Nunes e Pedro Paulo Rangel em O Noviço, 1975. Acervo/Globo. — Foto: Globo

TRILHA SONORA

O maestro Julio Medaglia compôs algumas das músicas da trilha sonora da novela. Outras músicas que fizeram parte da trilha foram adaptadas para se adequarem a uma novela de época.

— Foto: Globo

CURIOSIDADES

O Noviço foi a única novela assinada por Mário Lago na Globo.

Na adaptação da peça de Martins Pena para a televisão, Mário Lago criou um novo personagem, que não existe na história original: Flávio (Luiz Linhares), velho conhecido do inescrupuloso Ambrósio (Jorge Dória). O autor também atualizou a linguagem para torná-la mais acessível aos telespectadores.

A novela foi reapresentada entre julho e agosto de 1976, como parte do programa TV Mulher.

Isabel Ribeiro em O Noviço, 1975. Acervo/Globo. — Foto: Globo

FICHA TÉCNICA

Elenco: André Valli – Mestre | Eliano Medeiros – Noviço | Fábio Mássimo – Juca | Germano Filho – Abade | Haroldo de Oliveira – José | Isabel Ribeiro – Florência | Jacy Nascente – Noviço | João Carlos Barroso – Dono do bar | Jorge Dória – Tio Ambrósio | Lajar Muzuris – Meirinho | Luiz Linhares – Flávio | Luiz Magnelli – Meirinho | Marcelo Heleno | Maria Cristina Nunes – Emília | Marilu Bueno – Rosa | Pedro Paulo Rangel – Carlos | Pedro Veras – Noviço

Direção de imagem: Herval Rossano
Produção: Almeida Santos
Assistente de produção: Geraldo Iglésia
Edição: Beto Mariano
Sonoplastia: Paulo Ribeiro
Música: Julio Medaglia
Cenários
: Arlindo Rodrigues
Figurinos: Arlindo Rodrigues
Maquiagem: Eric Rzepecki

Marilu Bueno em O Noviço, 1975. Acervo/Globo. — Foto: Globo

FONTES: Depoimentos concedidos ao Memória Globo por: Jorge Dória (11/03/2002) e Pedro Paulo Rangel (12/06/2002); Boletim de programação da Rede Globo da Rede Globo, números: 124, 126; MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003 p. 56; “Noviço, uma novela com quase 130 anos” In: O Globo, 02/06/1975; “O Noviço, uma novela em 20 capítulos” In: O Fluminense, 04/06/1975; www.teledramaturgia.com.br, acessado em 06/2006; www.us.imdb.com, acessado em 06/2006.