Personagens

Na vila dos pescadores vivem os pais das gêmeas, Isaura (Laura Cardoso) e Floriano (Sebastião Vasconcelos), que possui seu próprio barco de pesca.

Por Memória Globo


Guilherme Fontes e Gloria Pires em Mulheres de Areia, 1993 — Foto: Acervo/Globo

MARCOS ASSUNÇÃO (Guilherme Fontes)  – Filho de Virgílio (Raul Cortez) e Clarita Assunção (Susana Vieira) e irmão de Malu Assunção (Vivianne Pasmanter). É um rapaz sensível e romântico. Trabalha
com o pai, a quem admira, e é noivo de Andrea (Karina Perez). O casamento é visto com bons olhos por todos, principalmente por seu pai, que vislumbra a consolidação de seu poderio econômico. Marcos, no entanto, apaixona-se por Ruth (Gloria Pires), filha de um pescador. Só que também é cobiçado pela interesseira Raquel (Gloria Pires), gêmea de Ruth, com quem acaba se casando.

RUTH ARAÚJO (Gloria Pires) – Filha de Isaura (Laura Cardoso) e do pescador Floriano (Sebastião Vasconcelos) e gêmea de Raquel (Gloria Pires). Apesar de idênticas, as irmãs são completamente diferentes. Ruth é uma professora primária meiga, bonita e simples, que se apaixona por Marcos (Guilherme Fontes). Ruth ajuda o pai na pesca, é querida pelos pescadores e participa dos problemas da comunidade em que vive. Seu melhor amigo é Tonho da Lua (Marcos Frota), a quem conta suas alegrias e tristezas.

RAQUEL ARAÚJO (Gloria Pires) – Filha de Isaura (Laura Cardoso) e do pescador Floriano (Sebastião Vasconcelos) e gêmea de Ruth (Gloria Pires). Apesar de fisicamente idênticas, as irmãs são os opostos. Raquel é ambiciosa, extrovertida e toma para si o que a vida pode lhe oferecer. É sensual e usa de todas as armas para conseguir seus objetivos. Chega a roubar o namorado da irmã, Marcos (Guilherme Fontes), e se casa com ele. Apesar disso, continua a se encontrar às escondidas com o mau-caráter Wanderlei (Paulo Betti).

Sebastião Vasconcellos em Mulheres de Areia, 1993 — Foto: Bazilio Calanzans/Globo

FLORIANO ARAÚJO (Sebastião Vasconcelos) – Floriano é o líder dos pescadores, marido de Isaura (Laura Cardoso) e pai das gêmeas Ruth e Raquel (interpretadas por Gloria Pires). É um aposentado,
pescador, dono de seu barco.

Laura Cardoso em Mulheres de Areia, 1993 — Foto: Acervo/Globo

ISAURA ARAÚJO (Laura Cardoso) – Mulher de Floriano (Sebastião Vasconcellos) e mãe das gêmeas, Ruth e Raquel (interpretadas por Gloria Pires). Por conta dos desatinos de Raquel, Isaura tende a se preocupar mais com essa filha.

Raul Cortez em Mulheres de Areia, 1993 — Foto: Acervo/Globo

VIRGÍLIO ASSUNÇÃO (Raul Cortez) – Virgílio é um rico empresário carioca, sócio de uma corretora de valores e dono do maior hotel de Pontal D’Areia, além de ser o vice-prefeito da cidade. É marido de Clarita Assunção (Susana Vieira) e pai de Marcos (Guilherme Fontes) e Malu Assunção (Vivianne Pasmanter). Vive em conflito com a filha e com o prefeito ambientalista Breno (Daniel Dantas), seu cunhado. É ambicioso, prepotente e que não mede esforços para conseguir o que deseja. Sofre de uma doença rara, que a família ignora.

Susana Vieira em Mulheres de Areia, 1993 — Foto: Bazilio Calanzans/Globo

CLARITA ASSUNÇÃO (Susana Vieira) – Esposa de Virgílio (Raul Cortez) e mãe de Marcos (Guilherme Fontes) e Malu (Vivianne Pasmanter). É uma mulher elegante, fina, delicada e que se casou com Virgílio por amor. O problema é que desconhece o Virgílio dos dias atuais. Continua com ele apenas pelos filhos, tentando protegê-los sempre que pode das atitudes imprevisíveis do marido. Adora o irmão, o prefeito Breno (Daniel Dantas).

Viviane Pasmanter em Mulheres de Areia, 1993 — Foto: Acervio/Globo

MALU ASSUNÇÃO (Vivianne Pasmanter) – Filha de Virgílio (Raul Cortez) e Clarita Assunção (Susana Vieira) e irmã de Marcos (Guilherme Fontes). Malu é revoltada e faz tudo para agredir seu pai, que a impediu de casar com o rapaz que amava. Faz parte de uma turma de jovens ultramodernos, cometendo com eles uma série de desatinos e provocando situações embaraçosas. As impetuosidades de Malu acabam sendo domadas pelo vaqueiro Alaor (Humberto Martins). Os dois vivem uma inusitada e divertida história de amor. A melhor amiga da jovem é Carola (Alexandra Marzo).

Humberto Martins em Mulheres de Areia, 1993 — Foto: Acervo/Globo

ALAOR DE ALMEIDA PASSOS (Humberto Martins) – Administrador da fazenda de Virgílio (Raul Cortez). É um homem da terra, inteligente, honesto e a única pessoa que consegue dominar a rebeldia de Malu (Vivianne Pasmanter), filha do patrão.

Thaís de Campos em Mulheres de Areia, 1993 — Foto: Acervo/Globo

ARLETE ASSUNÇÃO (Thaís de Campos) – Sobrinha de Virgílio (Raul Cortez), que, com a morte do pai, vende a fazenda onde vivia e vai morar com os tios. Malu (Vivianne Pasmanter) a chama de “boa samaritana”.

Daniel Dantas em Mulheres de Areia, 1993 — Foto: Acervo/Globo

BRENO SOARES DE AZEVEDO (Daniel Dantas) – Marido de Vera (Isadora Ribeiro), a quem mima em excesso e de quem tem muitos ciúmes, e irmão de Clarita Assunção (Susana Vieira). Breno é um homem justo, humanitário, honesto e pouco expansivo. Idealista, é prefeito de Pontal D’Areia, muito preocupado com o meio ambiente. Por conta disso, vive em conflito com o cunhado, Virgílio Assunção (Raul Cortez), que deseja transformar a cidade em um centro turístico, mesmo que isso tenha custos ambientais.

Isadora Ribeiro em Mulheres de Areia, 1993 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

VERA SOARES DE AZEVEDO (Isadora Ribeiro) – Esposa de Breno (Daniel Dantas), o prefeito de Pontal D’Areia. É dona de uma beleza insinuante e possui um passado misterioso, que ela procura ocultar, temendo até mesmo mencionar o assunto. Sente-se sufocada pelo ciúme excessivo do marido.

João Carlos Barroso em Mulheres de Areia, 1993 — Foto: Bazilio Calanzans/Globo

DAMIÃO (João Carlos Barroso) – Secretário do prefeito Breno (Daniel Dantas). Adora o patrão e, sempre que possível, tenta imitá-lo.

CIDA (Tereza Castro) – Empregada do prefeito Breno (Daniel Dantas), a quem adora.

Paulo Betti em Mulheres de Areia, 1993 — Foto: Acervo/Globo

WANDERLEI AMARAL (Paulo Betti) – Homem másculo e insinuante. O grande amor de Raquel (Gloria Pires).

Adriano Reys e Karina Perez em Mulheres de Areia, 1993 — Foto: Acervo/Globo

OSWALDO SAMPAIO (Adriano Reys) – Sócio da corretora de Virgílio (Raul Cortez). É um homem bom, desprendido das coisas materiais e pai carinhoso de Andrea (Karina Perez) e Carola Sampaio (Alexandra Marzo). É irônico, gozador e suporta as frivolidades de sua esposa Juju (Nicette Bruno).

ANDREA SAMPAIO (Karina Perez) – Filha de Oswaldo (Adriano Reys) e Juju (Nicette Bruno) e irmã de Carola (Alexandra Marzo). É uma jovem inteligente, interesseira, ambiciosa, muito bonita e consciente de sua beleza. Critica a mãe em tudo e não tem paciência para as suas criancices. É noiva de Marcos (Guilherme Fontes) e, ao ver-se preterida por ele, não mede as consequências para infernizar a vida do rapaz.

Nicette Bruno em Mulheres de Areia, 1993 — Foto: Arley Alves/Globo

JULIETA (JUJU) SAMPAIO (Nicette Bruno) – Esposa de Oswaldo (Adriano Reys) e mãe de Andrea (Karina Perez) e Carola Sampaio (Alexandra Marzo). É irreverente, alienada e distraída, que tenta imitar Clarita (Susana Viera) em tudo. É uma personagem leve, divertida, que encanta as pessoas por
sua maneira infantil de ser.

Alexandra Marzo em Mulheres de Areia, 1993 — Foto: Acervo/Globo

CAROLA SAMPAIO (Alexandra Marzo) – Filha de Oswaldo (Adriano Reys) e Juju (Nicette Bruno) e irmã de Andrea (Karina Perez). É meiga, boa filha, amorosa e muito amiga de Malu (Vivianne Pasmanter).
Alimenta um amor secreto, mas depois se apaixona por Zé Luiz (Irving São Paulo), que, como ela, também teve um amor não correspondido.

Checar Paulo Goulart em Mulheres de Areia, 1993 — Foto: Acervo/Globo

DONATO (Paulo Goulart) – Dono de barcos e padrasto de Tonho da Lua (Marcos Frota) e de Glorinha (Gabriela Alves).

Gabriela Alves em Mulheres de Areia, 1993 — Foto: Acervo/Globo

GLORINHA (Gabriela Alves) – Enteada de Donato (Paulo Goulart) e irmã de Tonho da Lua (Marcos Frota). É uma jovem alegre e cheia de vida, que se apaixona por Tito (Eduardo Moscovis).

CHECAR Marcos Frota em Mulheres de Areia, 1993 — Foto: Acervo/Globo

TONHO DA LUA (Marcos Frota) – Enteado de Donato (Paulo Goulart) e irmão de Glorinha (Gabriela Alves). Tonho da Lua tem problemas mentais, podendo ser lírico, ingênuo, agressivo. Faz esculturas na
areia, é amado por Alzira (Giovanna Gold), mas seu coração pertence à Ruth (Gloria Pires).

Giovanna Gold em Mulheres de Areia, 1993 — Foto: Bazilio Calanzans/Globo

ALZIRA (Giovanna Gold) – Trabalha na casa de Donato (Paulo Goulart), ajuda Glorinha (Gabriela Alves) e é apaixonada por Tonho da Lua (Marcos Frota).

Carlos Zara em Mulheres de Areia, 1993 — Foto: Bazilio Calanzans/Globo

ZÉ PEDRO (Carlos Zara) – Pai de Tônia (Andréa Beltrão) e Reginho (Fabrício Bittar). Zé Pedro é dono de um carrinho de sorvete.

Andréa Beltrão em Mulheres de Areia, 1993 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

TÔNIA (Andréa Beltrão) – Filha de Zé Pedro (Carlos Zara), irmã de Reginho (Fabrício Bittar) e namorada de Juca. Tônia é dona de um bazar e apoia o prefeito Breno (Daniel Dantas). É uma mulher forte, decidida, que não tem medo de enfrentar os poderosos, de querer justiça a todo preço e de lutar pelo mais fraco.

Fabrício Bittar em Mulheres de Areia, 1993 — Foto: Bazilio Calanzans/Globo

REGINHO (Fabricio Bittar) – Filho de Zé Pedro (Carlos Zara) e irmão de Tônia (Andréa Beltrão), a quem ajuda no bazar.

Evandro Mesquita em Mulheres de Areia, 1993 — Foto: Bazilio Calanzans/Globo

JOEL (Evandro Mesquita) – Dono do restaurante Estrela do Mar, toca violão e mantém um relacionamento com Tônia (Andréa Beltrão).

VITOR (Oscar Magini) – Ecologista e fotógrafo nas horas vagas, volta a Pontal D’Areia para cobrar uma dívida do primo, Joel (Evandro Mesquita). Foi o primeiro namorado de Tônia (Andrea Beltrão) e seu retorno reacende a antiga paixão.

A vila dos pescadores

Antonio Pompeo e Denise Milfont em Mulheres de Areia, 1993 — Foto: Acervo/Globo

SERVÍLIO (Antônio Pompêo) – Pescador bem apessoado, mas que bebe muito. Ele adora a mulher, Vilma (Denise Milfont).

VILMA (Denise Milfont) – Esposa do pescador Servílio (Antônio Pompêo). É uma mulata muito bonita e que dança bem. Tem cadência e harmonia.

Joel Barcellos e Lu Mendonça em Mulheres de Areia, 1993 — Foto: Acervo/Globo

CHICO BELO (Joel Barcellos) – Pescador feioso, mas metido a galã. É engraçado, paquerador, e casado com Do Carmo (Lú Mendonça).

DO CARMO (Lu Mendonça) – Mulher muito trabalhadora, ajuda o marido, Chico Belo (Joel Barcellos) na barraquinha de peixe e se chateia com as paqueras dele.

Jonas Bloch em Mulheres de Areia, 1993 — Foto: Acervo/Globo

ALEMÃO (Jonas Bloch) – Possui um bar na praia, ponto de encontro de todos, e é amigo dos pescadores. Gosta de plantas, cultiva-as em uma pequena chácara de sua propriedade e as fornece para prefeituras da região. Era imediato de bordo quando conheceu Clarita (Susana Vieira), por quem se apaixonou.

Ricardo Blat em Mulheres de Areia, 1993 — Foto: Arley Alves/Globo

MARUJO (Ricardo Blat) – Pescador amargo, descrente, rancoroso e revoltado por ter perdido o braço em uma pescaria. É obcecado pela ideia de, um dia, matar o tubarão que o atacou.

Eduardo Moscovis em Mulheres de Areia, 1993 — Foto: Bazilio Calanzans/Globo

TITO (Eduardo Moscovis) – Pescador, filho de Chico Belo (Joel Barcellos), gosta de Glorinha (Gabriela Alves) e, por isso, sofre muitas perseguições de Donato (Paulo Goulart), padrasto da jovem.

Kleber Drable em Mulheres de Areia, 1993 — Foto: Arley Alves/Globo

PADRE JOÃO (Kleber Drable) – Padre de Pontal D’Areia.

Checar Stepan Nercessian em Mulheres de Areia, 1993 — Foto: Acervo/Globo

RODRIGO (Stepan Nercessian) – O delegado é um homem calmo e que não gosta muito de sua profissão.

Alexia Deschamps em Mulheres de Areia, 1993 — Foto: Arley Alves/Globo

MARIA HELENA (Alexia Dechamps) – Possui uma beleza provocante e um passado pouco recomendável.

Checar Edwin Luisi em Mulheres de Areia, 1993 — Foto: Acervo/Globo

DR. MUNHOZ (Edwin Luisi) – Único médico da cidade. Munhoz alimenta um amor platônico por Tônia (Andréa Beltrão).

Checar Eloisa Mafalda em Mulheres de Areia, 1993 — Foto: Acervo/Globo

MANOELA (Eloísa Mafalda) – Vendedora de cachorro-quente. É uma mulher cheia de vida e que sabe tudo o que acontece na cidade.

Checar Henri Pagnoncelli em Mulheres de Areia, 1993 — Foto: Acervo/Globo

CÉSAR (Henri Pagnoncelli) – Irmão de Zé Luiz (Irving São Paulo), advogado de Virgílio (Raul Cortez) e amigo de Marcos (Guilherme Fontes).

Irving São Paulo em Mulheres de Areia, 1993 — Foto: Arley Alves/Globo

ZÉ LUIZ (Irving São Paulo) – Irmão de César (Henri Pagnoncelli), a quem considera um pai.

OTAVINHO (Luciano Viana) – Jornalista, fotógrafo e amigo de Malu (Vivianne Pasmanter).

DUARTE (Marco Miranda) – Motorista de Virgílio (Raul Cortez), a quem obedece incondicionalmente.

ROZENDO (Toi Bressane) – Funcionário do hotel de Virgílio (Raul Cortez), a quem obedece cegamente às ordens.

SANTIAGO (Marcelo Mansfield) – Funcionário do hotel de Virgílio (Raul Cortez), a quem obedece cegamente às ordens.

VASCO (Maurício Ferraza) – Funcionário do hotel de Virgílio (Raul Cortez), a quem obedece cegamente às ordens.