LÍVIA (Sandra Bréa) – Filha de Venâncio (Castro Gonzaga). É namorada de Jorge (Eduardo Tornaghi), o que vai causar alguns problemas com o pai, devido ao choque de interesses políticos entre os dois. Em alguns momentos, toma partido do pai, porque se sente culpada pela morte de sua mãe, quando nasceu.
MARIA (Myrian Rios) – Filha caçula do professor Aristarco (Jardel Filho) e Ema (Aracy Cardoso). Meiga e sincera, se apaixona por Sérgio Pompéia (Maneco Bueno). É corajosa, mas muito dependente da família.
JORGE (Eduardo Tornaghi) – Jovem advogado, defensor da causa republicana. Tem uma relação conturbada com seu pai, o autoritário professor Aristarco (Jardel Filho). Apaixona-se por Lívia Monteverde (Sandra Bréa).
MÂNLIO (Ary Fontoura) – Professor de literatura do Colégio Ateneu. Não tem uma posição definida entre monarquistas e republicanos. Não faz mal a ninguém, mas prefere estar ao lado do mais forte. É casado com Agripina (Eva Todor) e pai de Dora (Fátima Freire)
ARISTARCO ARGOLO DE RAMOS (Jardel Filho) – Autoritário diretor do Colégio Ateneu, um dos mais prestigiados da corte. Monarquista, vive em conflito com o filho Jorge (Eduardo Tornaghi), um advogado que defende a causa republicana. É casado com Ema (Aracy Cardoso), com quem tem ainda as filhas Melica (Nádia Carvalho) e Maria (Myrian Rios).
EMA (Aracy Cardoso) – Mulher do professor Aristarco (Jardel Filho), trabalha como enfermeira no Colégio Ateneu. E cuida dos alunos como uma segunda mãe. Segundo o marido, é o anjo bom do colégio. O casal tem três filhos: Jorge (Eduardo Tornaghi), Melica (Nádia Carvalho) e Maria (Myrian Rios).
MELICA (Nádia Carvalho) – Segunda filha de Aristarco (Jardel Filho) e Ema (Aracy Cardoso). Tem o gênio do pai e morre de inveja da irmã mais nova, Maria (Myrian Rios). É noiva de Rômulo (Diogo Vilela), um dos alunos do Colégio Ateneu.
SÉRGIO (Maneco Bueno) – Filho de Mauro Pompéia (Gilberto Martinho), deixa a pacata vida do interior e vem para o Rio depois da morte de sua mãe. Estuda no Colégio Ateneu, onde enfrenta os seus medos, a rígida disciplina e as brigas com outros alunos do internato. Apaixona-se por Maria (Myrian Rios), filha do professor Aristarco (Jardel Filho).
MAURO POMPÉIA (Gilberto Martinho) – Pai de Sérgio (Maneco Bueno). Viúvo, de saúde frágil. É um comerciante rico e respeitado que, após a morte da mulher, vive exclusivamente para os filhos.
LAURA (Tânia Loureiro) – Filha de Mauro Pompéia (Gilberto Martinho) e irmã de Sérgio (Maneco Bueno). Muito apegada ao irmão, tenta substituir sua mãe nos cuidados com o rapaz. Sente muito sua ida para o colégio.
EGBERT (Ricardo Blat) – Um dos melhores amigos de Sérgio (Maneco Bueno). Descendente de uma família inglesa, destaca-se pela cultura, muito avançada para a sua idade.
BENTO ALVES (Ivo Giffoni) – Um pouco mais velho que Sérgio (Maneco Bueno) e Egbert (Ricardo Blat), sobressai pela força e coragem.
REBELO (Wolf Maya) – Um dos primeiros alunos do Colégio Ateneu a se aproximar de Sérgio (Maneco Bueno). Porém, alguns desentendimentos o afastam do amigo.
SANCHES (Tião D’Ávila) – Escolhido pelo diretor Aristarco (Jardel Filho) para tomar conta dos colegas. Forte, convencido e muito bom aluno, esforça-se para ser admirado e respeitado por todos.
AGRIPINA (Eva Todor) – Mulher de Mânlio (Ary Fontoura) e mãe de Dora (Fátima Freire). Autoritária, sonha casar a filha com Jorge (Eduardo Tornaghi) e passa por cima de qualquer coisa para atingir seus objetivos.
DORA (Fátima Freire) – Filha de Agripina (Eva Todor) e Mânlio (Ary Fontoura). Gosta de Jorge (Eduardo Tornaghi) e torna-se rival de Lívia (Sandra Bréa).
CLAUDIO (Edson Silva) – Professor de matemática. Positivista, dedica a vida ao magistério e à causa republicana.
ADOLFO (Luiz Armando Queiroz) – Professor de química. Figura muito engraçada, forma com Alfredo (Nelson Caruso) a dupla cômica do colégio, responsável por várias confusões.
ALFREDO (Nelson Caruso) – Professor de literatura. Mora com o amigo Adolfo (Luiz Armando Queiroz). Junto com Nora (Karin Rodrigues), os dois amigos participam de momentos alegres no colégio.
PADRE LUÍS (Hugo Sandes) – Amigo de Jorge (Eduardo Tornaghi) e Lívia (Sandra Bréa), é uma espécie de conselheiro do casal. Faz parte do grupo republicano do Colégio Ateneu.
BATAILLARD (Felipe Wagner) – Professor de educação física. Prussiano e fanático pela cultura grega, se apaixona por Nora (Karin Rodrigues).
NORA ELMAN (Karin Rodrigues) – Preceptora das filhas de Aristarco (Jardel Filho), desperta a atenção dos professores Adolfo (Luiz Armando Queiroz) e Alfredo (Nelson Caruso).
BERNARDA (Ana Ariel) – Mãe de Nora (Karin Rodrigues). Mulher séria e sofrida, que viverá mais tarde com a filha no colégio.
ALICE (Marly Aguiar) – Filha de Bernarda (Ana Riel). Meiga e bonita, passa a morar com a irmã, Nora (Karin Rodrigues), e fica encantada por Adolfo (Luiz Armando Queiroz).
JALINCOURT (Angelito Mello) – Livreiro do Ateneu. Conhece profundamente a literatura mundial. Sempre consegue os livros requisitados pelos professores do colégio.
SILVINO (Alby Ramos) – Inspetor do Colégio Ateneu. Pretensioso e autoritário, vive perseguindo os alunos.
MALHEIRO (Fábio Mássimo) – Completa o temível trio de vigilantes do Ateneu, formado por Sanches (Tião D’Ávila) e Barbalho (Fábio Mássimo).
FRANCO (Victor Villar) – Amigo de Sérgio (Maneco Bueno), é um dos alunos mais perseguidos pelos vigilantes do Colégio Ateneu. Vive pagando penitências pelos erros cometidos.
JOÃO NUMA (João Marcos Fuentes) – Parceiro de Silvino (Alby Ramos) no colégio, é um pouco menos autoritário que o inspetor.
ÂNGELA (Solange Theodoro) – Mulata bonita e provocante, desperta a paixão dos empregados do colégio. Trabalha na casa do diretor Aristarco (Jardel Filho).
GUMERCINDO (Ivan de Almeida) – Capoeirista respeitado, faz parte do grupo que luta contra os republicanos. Apaixona-se por Ângela (Solange Theodoro).
BRANQUINHO (José Luís Rodi) – Copeiro do Ateneu, também se envolve com Ângela (Solange Theodoro).
MANUEL (Cosme dos Santos) – Trabalha no refeitório do colégio. Revoltado com a sua condição de escravo, arruma confusão com alunos e vigilantes.
CIRO (José Augusto Branco) – Monarquista, grande amigo de Aristarco (Jardel Filho). Homem rico, tem investimentos na África. Complica a relação de Lívia (Sandra Bréa) com Jorge (Eduardo Tornaghi), tentando conquistá-la para agradar o amigo.
HENRIQUE (Sérgio Augusto) – Um dos amigos de Jorge (Eduardo Tornaghi), integrante do Partido Republicano.
ANTÔNIO DA SILVA JARDIM (Denny Perrier) – Orador e político brasileiro, atuante propagandista da república. Inspira grande admiração a Jorge (Eduardo Tornaghi) e seus amigos.
PROFETA (Luiz Orioni) – Figura conhecida no Colégio Ateneu e no bairro do Rio Comprido.
RÔMULO (Diogo Vilela) – Um pouco desajeitado, é rejeitado pelos alunos do colégio por ser noivo de Melica (Nádia Carvalho), filha do diretor Aristarco (Jardel Filho).
AMÉRICO (Nardel Ramos) – Filho de Gomes (Dary Reis). Homem rude, forte e calado. Sempre viveu numa fazenda até entrar no colégio. Causa transtornos no Ateneu ao se envolver em fugas e brigas com vigilantes e inspetores.
GOMES (Dary Reis) – Pai de Américo (Nardel Ramos). Fazendeiro rico, decide levar seu filho para estudar no Ateneu.
VENÂNCIO (Castro Gonzaga) – Braço-direito de Aristarco (Jardel Filho) no Colégio Ateneu, seu fiel admirador, também monarquista ferrenho. Professor de História e etiqueta, é odiado e temido pelos alunos. Pai de Lívia (Sandra Bréa).
BARBALHO (Bento Gomes) – Vigilante do Colégio Ateneu, temido por todos os alunos.