Bastidores

Nesta página, você confere Bastidores de Memórias de Amor. Navegue pelos destaques deste programa de entretenimento da Globo.


CURIOSIDADESAntes de começar a fazer sucesso como autora de novela, Gloria Perez trabalhou como pesquisadora na equipe da produtora de arte Ana Maria Magalhães. As duas foram responsáveis por toda a pesquisa histórica de Memórias de Amor.Foram inseridas na trama personagens femininas que não existiam no livro de Raul Pompéia. Uma delas é Miss Nora Elman (Karin Rodrigues), a preceptora das filhas de Aristarco.Wolf Maya estreou na televisão em Memórias de Amor, interpretando Rebelo, um dos alunos do Colégio Ateneu.

PRODUÇÃOAna Maria Magalhães e Gloria Perez realizaram toda a pesquisa histórica para a novela. As duas fizeram um grande levantamento do final do século XIX, com detalhes sobre a organização política do Império, a campanha abolicionista, o republicanismo, a aristocracia rural e a burguesia carioca. Os famosos saraus literários também foram pesquisados para serem inseridos na trama.

Nelson Caruso e Luiz Armando Queiroz em Memórias de Amor, 1979. Acervo/Globo — Foto: Globo

CENOGRAFIA E ARTECom seu casario colonial, Paraty, no Rio de Janeiro, foi a cidade escolhida para as primeiras gravações de Memórias de Amor. Já o exterior da casa de Sérgio (Maneco Bueno) foi gravado no bairro da Glória. As gravações das demais cenas externas foram realizadas na cidade cenográfica de Guaratiba.

FIGURINO E CARACTERIZAÇÃOZenilda Barbosa teve o desafio de resgatar a moda e os costumes do final do século XIX. O preto era a cor predominante do vestuário masculino, composto de casaca e cartola. Já as mulheres abusavam dos espartilhos de lona, aço e barbatana de baleia para afinar a cintura por baixo dos longos vestidos.