Trama Principal

'Malhação Vidas Brasileiras' foi adaptada da produção canadense '30 Vies' e, através do olhar da professora Gabriela (Camila Morgado) aborda 17 histórias, protagonizadas, a cada 15 dias, por um adolescente.

Por Memória Globo


A vocação em lecionar move a vida de Gabriela Fortes (Camila Morgado), professora de Português e Literatura na escola Sapiência, instituição particular de Botafogo, bairro da zona Sul do Rio de Janeiro.

“Mergulhamos fundo no universo de cada um dos adolescentes representados na trama. A cada etapa, um aluno terá seu protagonismo temporário e conheceremos seu drama pessoal”, destaca a autora Patrícia Moretzshon.

Tenha um gostinho do que vem por aí!

A experiente professora Gabriela Fortes carrega consigo a jovem idealista que sempre sonhou mudar o mundo através da educação. Ela leciona em uma escola particular, mas alimenta o desejo de contribuir com a educação de adolescentes carentes, dando a eles a possibilidade de um futuro melhor. É muito dedicada a seus alunos da escola particular, mas acha que pode ir além. Chega a pensar em pedir demissão do trabalho para trabalhar com jovens carentes.

Seu projeto de vida começa a ganhar forma quando ela recebe do diretor de sua escola, Marcelo da Conceição (Bukassa Kabengele), a chance de liderar uma parceria entre a instituição em que trabalha e uma ONG. A Percurso se vincula a escolas particulares para dar a oportunidade a jovens carentes de terem um ensino melhor.

Assim, as turmas do primeiro ano do Ensino Médio passam a ser formadas por alunos regulares e bolsistas. Gabriela tem a missão de apresentar resultados positivos logo no primeiro ano. O encontro desses personagens de origens sociais diferentes mostra que cada um, a seu modo, enfrenta questões muito semelhantes. É o espaço para se explorar a diversidade.

No decorrer da temporada, Gabriela conhece novos alunos e suas histórias. Ela se envolve com todos, tenta ajudá-los e estabelece laços com eles. Dedica-se tanto à sua vocação que, muitas vezes, sua vida
pessoal e familiar fica em segundo plano. Seus filhos – os gêmeos Flora (Jeniffer Oliveira) e Alex (Daniel Rangel) e a caçula Mel (Maria Rita) – sentem a sua falta, e a relação com o marido, Paulo (Felipe Rocha), é posta em xeque quando ela reencontra seu grande amor da juventude, Rafael (Carmo Dalla Vecchia), diretor da ONG.

Triângulo amoroso

Gabriela e Rafael viveram uma paixão avassaladora na juventude, mas sem final feliz. Eles dividiam os mesmos ideais quanto à educação, mas acabaram se separando quando Rafael decidiu viajar para se
dedicar a causas humanitárias. Quando ele voltou, Gabriela já estava casada.

O reencontro provoca um rebuliço na vida da professora e desestabiliza ainda mais seu casamento, já que Paulo não contém seu ciúme ao ver a esposa mergulhada na missão de cuidar de seus novos alunos, ao lado do antigo amor.

No decorrer da temporada, Gabriela fica balançada por Rafael, mas se mantém firme no casamento até descobrir ter sido enganada pelo marido. A professora sempre acreditou que Rafael nunca tinha tentado contato após viajar em suas missões, mas descobre que Paulo escondeu as cartas enviadas por ele. A quebra de confiança leva ao fim do casamento e à reaproximação de Rafael. Com a separação, Paulo vai morar no Le Kebek, seu restaurante, e começa a se envolver com Marli (Julia Mendes), sua garçonete. 

Não só a relação entre Gabriela e Rafael dá certo, mas também a parceria entre a ONG e a escola Sapiência. O reconhecimento é consagrado por uma importante premiação, o Prêmio Educador Nota 10. Emocionados, eles discursam sobre a importância dos educadores do país, e Gabriela destaca o poder da educação na formação de melhores indivíduos.

— Foto: Globo

ONG em perigo

A parceria entre a ONG e a escola Sapiência é um sucesso até a chegada de Solange (Fernanda Paes Leme) ao colégio. Ela recebe a função de supervisionar o trabalho do diretor da escola, Marcelo, e consegue suspender, definitivamente, as bolsas dadas aos alunos carentes. Por conta disso, Marcelo pede demissão, sendo seguido por Gabriela. A partir de então, os dois educadores passam a dar aulas de reforço aos alunos.

Com as mudanças, Rafael se vê na obrigação de custear as mensalidades dos alunos que perderam a bolsa de estudos. Para isso, toma a difícil decisão de vender o terreno onde funciona a ONG. Mas um antigo beneficiário da instituição decide ajudá-lo: o agora famoso youtuber Gutuber (Christian Figueiredo) – antigo assaltante – já fora acolhido e incentivado por Rafael a mudar de vida. Era sua chance de retribuir.

Reviravolta

No decorrer da trama, Gabriela descobre que Rafael sofre de alcoolismo, desencadeado pela solidão na época em que viajava nas missões sociais, mas nada os separa, só os une. A não ser a revelação de um importante segredo: os gêmeos Flora e Alex são filhos biológicos de Rafael. A notícia é dada porque Flora sofre um acidente e precisa de doação de sangue. O segredo escondido há 16 anos faz com que todos do núcleo precisem rever suas relações. Rafael e Gabriela se afastam, mas acabam reatando o romance. Eles se casam, apesar das inúmeras investidas de Solange, apaixonada por Rafael. 

Ao final da trama, a professora assume um novo projeto: ser a diretora do Colégio Percurso, que tem uma proposta mais inclusiva, contando com a atuação de Marcelo e Rafael, seus parceiros. Solange é demitida do Sapiência.

A professora se emociona com homenagem feita pelos alunos e professores da escola

Gabriela e seus alunos

No entorno de Gabriela, estão, em primeiro plano, 17 estudantes do primeiro ano do Ensino Médio. Cada um com seus conflitos. Ela, sempre atenta, tenta ajudá-los.

Fuga da realidade

O personagem de estreia da temporada é Felipe Kavaco (Gabriel Contente), o primeiro enigma emocional para a professora Gabriela. Através do jovem, a temporada fala sobre o impacto da falta de diálogo na vida do adolescente e sobre o uso de drogas.

O rapaz começa a apresentar problemas de leitura e também parece bastante distraído durante as aulas. Inicialmente, tudo leva a crer que o comportamento do rapaz é reflexo da crise entre seus pais – Melissa (Malu Mader) e Jairo (Daniel Dantas). A mãe trabalha o dia todo para sustentar a casa, já que o pai está desempregado, e as discussões entre o casal são frequentes. Eles acabam se separando. Culpado por não conseguir ajudar os pais, o rapaz começa a prestar serviços para um traficante que mora perto do Sapiência e também passa a usar drogas para “fugir da realidade”.

Rafael e Gabriela seguem de moto para o local. Jairo avisa que o filho já está sendo atendido

Intolerância religiosa

Talíssia (Luellem de Castro) mora em uma comunidade do subúrbio do Rio de Janeiro, junto com sua mãe Simone (Dani Ornellas). Sofre preconceitos por ser adepta do candomblé. Na escola, é a professora Gabriela quem a ajuda a superar a situação, ensinando aos alunos sobre a religião. Mas não é só na escola que a intolerância religiosa está presente. Talíssia sofre ameaças do próprio irmão, Jorge (Hugo Germano), e dos traficantes que dominam a região, que demandam o encerramento das atividades no terreiro de sua mãe.

A maternidade faz parte da vida de Talíssia desde muito cedo. Bolsista na escola Sapiência, eventualmente, deixa sua filha Valentina (Maria Alice Guedes) na ONG Percurso para estudar. Lá, conta com a ajuda de Vinícius (André Luiz Miranda), por quem se apaixona. Sabendo do romance, Marquinhos (Miguel Rômulo), o ex de Talíssia e pai de Valentina, tenta afastar o casal, brigando pela guarda da menina, mas não consegue.

Talíssia e Vinícius se casam, mostrando que a diferença religiosa entre os dois – ele é evangélico – não impediu a união.

Talíssia afirma aos amigos que não se renderá à violência. Os alunos do Sapiência decidem ajudar na arrumação do terreiro

Sobre se amar e se aceitar

Úrsula (Guilhermina Libanio) tem conflitos com seu corpo e ainda precisa enfrentar o preconceito de alguns colegas, que fazem piada sobre seu peso. Pérola (Rayssa Bratillieri) e Jade (Yara Charry) lideram os deboches. Mas, aos poucos, com a ajuda de amigos verdadeiros, como Flora (Jeniffer Oliveira), Barbara (Dora Freind) e Julinho (Gabriel Moura), ela descobre a sua beleza.

Todos comentam o desempenho da jovem e Enzo anuncia que ela já tem dono

Choque de realidade

A jovem Pérola Mantovani (Rayssa Bratillieri) sempre teve tudo o que quis e estudou nos melhores colégios, mas sua vida vira do avesso quando seu pai, Eduardo (Edson Celulari), é preso sob a acusação de corrupção. A mãe da menina, Isadora (Ana Beatriz Nogueira), não sabe viver fora daquele padrão social. A família teve os bens confiscados, as duas ficam perdidas e precisam se reinventar.

Isadora manda chamar a filha na escola e Pérola chega em casa justamente no momento em que Eduardo está sendo levado pela polícia

A trama aborda o tema da corrupção sob o ponto de vista de quem não é preso ou punido, das consequências para esposas e filhos.

Pérola muda de colégio e vai estudar na escola Sapiência, a mesma frequentada pelo namorado, Alex, filho da professora Gabriela. Para sua revolta, a jovem precisa atravessar a cidade de transporte público para chegar ao local.

A situação piora com a chegada de Maria Alice (Alice Milagres) à sua vida. A filha de Rosália (Guta Stresser), empregada da família Mantovani há anos, volta do interior de São Paulo ao descobrir que a mãe está doente. Pérola e Maria Alice têm a mesma idade, começam a estudar na mesma escola e passam a dividir as atenções de Alex. Pérola perde o namorado para Maria Alice e começa a ser alvo de piadas na escola, por ser filha de um corrupto. Além disso, precisa se mudar com a mãe de uma mansão na Barra da Tijuca para o apartamento de Rosália.

Cheia de problemas e muito insegura, ela desenvolve transtorno alimentar. Aceita o desafio de ficar quatro dias sem comer e adoece. É levada para o hospital e, após alguns dias, volta para a escola recuperada e aceita participar de um grupo sobre o problema. O envolvimento com Márcio (André Luiz Frambach) contribui para sua melhora.

Desrespeito à mulher

A jovem Maria Alice foi criada pelos tios Penha (Fabiana Karla) e Armando (Marcos França), em Barreirinhas, interior de São Paulo. Vai ao encontro da mãe Rosália, que está doente, mas não pode abrir mão do emprego de empregada doméstica na casa de Isadora, na capital.

Em um primeiro momento, Rosália não quer que a filha fique por causa dos estudos, mas aceita quando ela consegue vaga como bolsista na escola Sapiência. Maria Alice engata um namoro com Alex, com quem tem dificuldades de se relacionar mais intimamente e evita falar sobre seu passado. Ao voltar, depois de muito relutar, a Barreirinhas para o velório do tio, ela revela à mãe o motivo do trauma. O ex-namorado, Rei (Renan Mayer), a difamou logo depois de ela ter perdido a virgindade com ele.

A jovem pede que a mãe não conte nada para a tia Penha

A menina revela que Rei sumiu depois de sua primeira vez e ela ficou com a fama de interesseira por causa da música ‘Malícia’

Alex parabeniza Maria Alice por ter conseguido a bolsa de estudos. Os dois se preocupam com o atraso de Pérola

Entre dois amores

Flora (Jeniffer Oliveira), filha de Gabriela, tem grande interesse por artes, especialmente a pintura, o que faz com que se aproxime de Tito (Tom Karabachian) na escola. O rapaz mora com o avô Heitor Laroche (Luis Gustavo), um maestro aposentado, e deseja construir carreira na música, embora não receba nenhum incentivo. O avô só decide ajudar o neto quando a música pode ser a forma de o rapaz conquistar Flora.

Quando o casal começa a se entender, Érico (Gabriel Fuentes) chega à escola e balança a relação dos dois. Érico é bolsista do Sapiência, mora com o tio Getúlio (Arlindo Lopes) em uma quitinete, pois a mãe, Violeta (Ana Paula Bouzas), está presa por ter matado o marido em legítima defesa. Flora e Érico se aproximam quando a jovem começa a dar aulas de reforço para ele, o que provoca ciúmes em Tito.

Érico arruma muitas confusões na escola até se enquadrar. Influenciado pelo tio, furta dinheiro e objetos dos colegas para tentar pagar um advogado para a mãe, mas, denunciado por Isadora, uma das vítimas, é levado para um centro de internação para menores infratores. Violeta consegue a liberdade com a ajuda de um advogado da ONG Percurso e, ao sair, luta para libertar o filho, com a ajuda de Gabriela e Rafael. O rapaz consegue a liberdade quando Isadora retira a queixa. O relacionamento entre Flora e Tito passa por altos e baixos por conta das interferências de Érico, mas eles acabam se acertando e decidem perder a virgindade juntos. Mas, o que deveria ser natural, torna-se um problema, porque os dois têm dificuldade de manter a privacidade de suas decisões.

Das ruas para a escola: inclusão

Na estreia da temporada, Gabriela é surpreendida por um arrastão em um túnel no Rio de Janeiro e guarda na memória a imagem de um dos infratores. Eles se reencontram pelas ruas de Botafogo, e Garoto (Pedro Maya) revela para ela seu desejo de voltar a estudar.

Incentivado por Gabriela, o rapaz começa a fazer refeições diárias no Le Kebek e, nas horas livres de Paulo, aprende a tocar alguns instrumentos, como o violão. Além disso, volta a estudar à noite com o
apoio da ONG de Rafael e, por se dedicar aos estudos, ganha o direito de estudar na Sapiência. Lá, conhece Tito e, em seguida, o avô dele, Heitor, que aceita lhe dar aulas de música.

Ao longo da temporada, Heitor se aproxima tanto do menino que decide ajudá-lo em sua carreira musical e adotá-lo. Tudo muda quando o pai do rapaz, Aloísio (Babu Santana), reaparece, atraído pelo sucesso que o filho começa a fazer. Incentivado pelo produtor musical David Castell (Marcelo Adnet), Garoto grava um clipe de funk, já com o nome artístico MC Canibal, e prepara-se para lançar seu single.

Heitor pede que Garoto e Tito o ajudem a publicar um perfil em uma rede social

Aceitação às diferenças e assédio

Filha do diretor da escola Sapiência, a jovem Dandara (Jeniffer Dias) chega à instituição cheia de novas ideias após seu intercâmbio no Canadá. Engajada em causas políticas e sociais, não se esquiva de enfrentar quem não concorda com ela, como seu próprio pai. Quando o diretor não aceita a entrada do aluno Michael (Pedro Vinícius), filho de Beth (Gorete Milagres), de saia e salto alto na escola, os alunos se reúnem para criar um Grêmio Estudantil. Dandara é nomeada presidente.

Michael continua sendo vítima de preconceito, é xingado e sofre agressões físicas por jovens da escola. O rapaz se envolve com Santiago (Giovanni Dopico), que ainda não conversou com sua família sobre sua opção sexual, o que decepciona o namorado. Desconfiando da aproximação entre os jovens, Lourenço (Jackson Antunes), pai de Santiago, consegue uma vaga para o filho participar de uma peneira em um centro de treinamento de futebol fora do Rio de Janeiro. Mas um novo problema é criado: o treinador Bryan (Diogo Monteiro) assedia sexualmente o rapaz, e ele conta com a ajuda dos seus colegas de escola para superar a situação.

O técnico assedia o atleta, mas ele acaba sendo salvo por um jogador que aparece de surpresa no vestiário.

Invasão de privacidade: nudes

A escola Sapiência tem uma banda formada por seus alunos, a Tales de Miletto, dentre eles Jade (Yara Charry), uma franco-brasileira. Em uma apresentação para fechar contrato com o produtor musical Mateus (Cristiano Sauma), no Le Kebek, a jovem se destaca e é convidada, sozinha, para participar do concurso Garota Francophone Brasileira, promovido por uma gravadora francesa. Ela deixa a banda e embarca no sonho de se tornar uma pop star. Os colegas se sentem traídos.

Segura de si e talentosa, a adolescente vai ter uma grande oportunidade em sua quinzena.

Durante a temporada, a jovem conta com a ajuda da professora para enfrentar um sério problema: fotos íntimas suas são vazadas na internet pelo namorado. E ela consegue superar a situação. Jade termina a trama ao lado de Érico, que lhe apresenta um mundo mais simples, sem o luxo que ela sempre vislumbrou.

Jade tem sua intimidade exposta na internet e foge da escola. A professora tenta conversar com ela e convence Jade a sair de cima do prédio

Machismo na dança

Leandro (Dhonata Augusto) sofre preconceito do próprio pai, Tom (Daniel Ribeiro), porque quer fazer de sua paixão pela dança uma profissão. Para o pai, extremamente machista, o amor pela dança coloca em xeque a sexualidade do filho. Mesmo sem apoio, Leandro não desiste de seu sonho. Sua dedicação à dança e o trabalho em uma boate fazem com que seu rendimento na escola caia, o que passa a preocupar a professora Gabriela. Ao longo da temporada, ele decide sair de casa depois de tantos conflitos com pai, mas eles acabam se acertando.

Paternidade precoce

Márcio (André Luiz Frambach) não conviveu com o pai Rafael, mas decidiu deixar Miguel Pereira, no interior do Rio de Janeiro, onde vivia com a mãe (Rita Guedes), para dar uma chance à relação. No Rio, ele se envolve com Pérola, mas descobre que sua ex-namorada, Camila (Lorena Comparato), está grávida. Tendo tido uma relação tão distante com o pai, o rapaz sabe a importância de estar presente na vida da sua filha. Para isso, conta com o apoio dos seus pais e de sua atual namorada.

O rapaz conversa com a filha que está para nascer

Tudo parecia encaminhado até que Camila revela que Márcio não é o pai do bebê. A gravidez é fruto de sua relação com Fábio (Arthur Aguiar), filho de um fazendeiro muito rico de Miguel Pereira. Ao saber da gravidez, o rapaz começa a ameaçar a jovem, que foge para o Rio de Janeiro. Sabendo do seu paradeiro, Fábio promete vingança e chega a ser preso por tentativa de sequestro.

O jovem promete reencontrar a amada onde quer que ela esteja

Força sem limites

Amanda (Pally Siqueira) tem esclerose lateral amiotrófica. Com a doença progredindo a cada dia, a jovem faz uma lista de desejos, encontrada pelo namorado Kavaco. Com ajuda dele e o incentivo de amigos, ela passa a realizar os desejos que enumerou. Dandara se empenha para conseguir uma forma de Amanda estudar Medicina, mesmo ainda cursando o segundo ano do Ensino Médio. Após conversar sobre a situação com o pai, ex-diretor da Sapiência, consegue que ela assista a aulas teóricas do curso em uma faculdade. Dias depois, Kavaco viabiliza uma exposição dos quadros da namorada no Sapiência. 

Fazer aulas de surfe é outro desejo que Amanda realiza com a ajuda do namorado e dos amigos. Na praia, após se superar na água, ela é surpreendida com um pedido de casamento. Kavaco quer que ela também realize o sonho de subir ao altar. Pedido aceito, casamento organizado com a ajuda dos amigos da escola, desejo realizado.

No último capítulo da temporada, em uma cena emocionante, Kavaco se despede de Amanda, já muito acamada. 

Todos se emocionam na cerimônia

Sonho olímpico destruído

A ginástica rítmica movimenta a vida de Verena (Joana Borges). A jovem conseguiu uma vaga como bolsista da escola Sapiência através da parceria com a ONG Percurso. Seu sonho é integrar a equipe da Seleção brasileira e, um dia, chegar ao Jogos Olímpicos. Para isso, se dedica aos treinos e aos estudos, e não tem olhos para mais nada, nem para o pretendente Hugo (Leonardo Bittencourt).

No entanto, Verena começa a se ausentar das aulas e dos treinos sem justificativa aparente, o que preocupa a professora Gabriela e sua mãe, Juliana (Letícia Isnard). A menina é assediada pelo professor Breno (Marcelo Argenta), totalmente perturbado e aficionado pela jovem. Chega a sequestrá-la, mas ela é salva pelo namorado Álvaro (Eike Duarte) e pela polícia, chamada pela professora Gabriela.

Totalmente absorto em seu delírio, Breno fala com a jovem sobre o casamento deles

— Foto: Globo

Depressão

Desde que chegou à escola Sapiência, Álvaro chama atenção da professora Gabriela por se mostrar muito interessado em Literatura. Mas, no decorrer na trama, começa a demonstrar fortes oscilações de comportamento: em dado momento, está feliz; em outro, não. Mostra-se apaixonado pela namorada Verena, mas logo quer terminar o namoro.

Enquanto seus pais, Tânia (Laila Garin) e Régis (Guilherme Weber), não percebem que há algo de errado com o filho, que passa horas trancado no quarto, Gabriela nota que Álvaro deixa pistas sobre seus problemas em marcações nos livros que lê. Ao longo da trama, o rapaz é diagnosticado com depressão.