Tramas Paralelas

Cláudia é um dos destaques da novela. A jornalista conhece Luiz Carlos e se afeiçoa por ele, um colega de profissão com quem tem bastante em comum

Por Memória Globo


A vida de Cláudia

Madura, inteligente e talentosa, Cláudia (Glória Pires) mora com a mãe, a costureira Isa (Arlete Salles), e a irmã, a tímida Carla (Beth Goulart). Sofre com a eterna briga entre sua mãe e seu pai, o doce Alfredo (Fernando Torres). Isa guarda rancor do ex-marido por ele nunca ter ajudado financeiramente em casa. Fotógrafo de um jornal carioca, Alfredo não tem a menor estabilidade financeira e vive endividado. Antes de se envolver com Luiz Carlos (Fábio Jr.), Cláudia namorava Lipe (Lauro Corona), mais interessada na posição social do rapaz. Lipe é um jovem romântico, sonhador, muito amigo de Luiz Carlos. Ele sofre ao constatar que Cláudia não o ama, mas não guarda nenhum rancor quando descobre que a paixão da jovem é Luiz Carlos, seu grande amigo. Aos poucos, ele consegue esquecer Cláudia e se envolve com a irmã dela, Carla. É com ela, inclusive, que ele se casa no final da novela.

Preocupada com as boas relações da família, a arrogante Renata também se intromete na vida de seu cunhado, Edgar (José Lewgoy), que se apaixona pela simplória manicure Gisela (Lady Francisco), para desespero da grã-fina. Foi especialmente feliz a caracterização feita por José Lewgoy do velho esclerosado, que, a cada vez que lhe corrigiam uma falha de memória, respondia: “…e eu não sei?!” O tom ofendido e a forma pausada de falar transformaram a exclamação do personagem em bordão popular. Quem mais ouvia a expressão era seu inseparável mordomo, Gonçalo (Clementino Kelé).

Lady Francisco, Clementino Kelé, José Lewgoy e Chica Xavier em Louco Amor, 1983 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Outro casal importante da trama é formado por Guilherme e Muriel (Tônia Carrero). Guilherme é dono da revista Stampa, um homem descontraído, franco e muito paquerador. É casado com a sofisticada Muriel, uma mulher mais velha do que ele, elegante, culta, que já fez de tudo na vida. Ávida por novas experiências, Muriel é cheia de vida e completamente apaixonada por Guilherme.O romance entre José Augusto (Antonio Fagundes) e Lucia (Christiane Torloni) também é mais um destaque de Louco Amor. O rapaz é filho de Muriel e ela, irmã de Guilherme. No início da trama, Lucia tem uma vida infeliz ao lado do marido Fernando (Carlos Eduardo Dolabella). Ótima esposa e mãe dedicada, sente-se sufocada com a mesmice de seus dias, sempre circulando nas altas rodas da sociedade. Sua vida dá uma reviravolta quando ela conhece José Augusto, um jornalista engajado, de personalidade marcante, que encara a vida com invejável simplicidade. Os dois se apaixonam e vivem uma linda história de amor.

A história de Renata

Ao longo da trama, André (Mauro Mendonça) morre em um acidente, deixando Renata (Tereza Rachel) e Patrícia (Bruna Lombardi) na miséria. Ele escorrega de um telhado, de uma altura de mais de dez metros. Outras más notícias ainda estavam por vir. Cláudia e Isolda revelam muitas verdades sobre a vida de Renata, um verdadeiro choque para todos. Renata se chama, na verdade, Agetilde Rocha, filha de Agenor Rocha (Mário Lago), pai que ela escondeu a vida inteira. Ela mudou de nome para esconder seu passado. A vilã foi a responsável pela morte do irmão de Edgar e André. Ela o namorava quando ele descobriu estar sendo traído com um garçom. O rapaz não suportou a traição e atirou no amante, indo preso depois. Acabou se suicidando na cadeia, por se sentir tremendamente envergonhado. Para se livrar de possíveis transtornos, Agetilde vai para o Rio de Janeiro refazer sua vida e passa a se chamar Renata. Ela pede que sua então grande amiga Isolda – as duas eram muito próximas e dividiam um cortiço – crie seu filho junto com o dela. Isolda os leva – Márcio (Carlos Alberto Ricelli) e Luiz Carlos – para Lorena, interior de São Paulo, onde são criados com a ajuda da mãe de Renata. No Rio, a impostora se casa com o milionário André e só permite que seu filho venha para a cidade após a morte de sua mãe. Isolda traz os dois meninos e, indicada por Renata, começa a trabalhar como cozinheira na casa de Edgar. O filho de Renata, que ela acreditava ser Márcio, passou a morar com o avô Agenor.

Mauro Mendonça e Tereza Rachel em 'Louco Amor', 1983 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

No entanto, outra revelação ainda surpreenderia Renata: na verdade, ela é mãe de Luiz Carlos, a quem tanto discriminava, e não de Márcio. Isolda trocou as crianças para fazer com que seu filho de sangue pudesse ter melhores condições de vida, o que não poderia lhe proporcionar como cozinheira. Isolda decide revelar a verdade a Renata logo após o assassinato de Márcio. O rapaz morre na explosão da lancha de Edgar, e Luiz Carlos é preso como suspeito do crime. Isolda tenta convencer Renata de que precisa depor a favor de Luiz Carlos, seu verdadeiro filho, para livrá-lo da cadeia. É o que ela faz. A notícia não muda os sentimentos de rancor de Luiz Carlos para com Renata, mas ele aceita seu verdadeiro pai, Sérgio (Milton Moraes).Renata tenta impedir o casamento de Luiz Carlos com Cláudia para permitir a aproximação de Patrícia. Para tal, chantageia a jornalista com uma gravação em que Alfredo, bêbado, disse que mataria Edgar, explodindo sua lancha, se fosse pelo bem de suas filhas. Renata ameaça Cláudia, dizendo que entregará aquela gravação à polícia, incriminando Alfredo, se ela não desistir de se casar com Luiz Carlos e for morar em Brasília. A jovem, então, desiste do casamento. Guilherme e Muriel, no entanto, a ajudam a tirar fita de Renata.

O desfecho

Após investigação, o delegado Cunha (Ivan Cândido) chega ao verdadeiro assassino de Márcio. Na verdade, o alvo sequer era o rapaz. Foi Fernando quem manipulou a lancha, mas ele queria matar Edgar, seu sócio. Fernando é preso. Luiz Carlos termina a novela feliz, ao lado de Cláudia e do filho, João. No plano profissional, ele também se realiza: em parceria com Muriel, abre uma editora. Patrícia revela-se uma mulher interesseira, de caráter duvidoso. Depois de perder o amor de Luiz Carlos, tenta conquistar um homem rico de qualquer maneira, chegando a dar em cima de Guilherme. Mas termina a novela sozinha, empregada em uma joalheria. A esnobe Renata é obrigada a descer do salto alto: sem dinheiro e sem prestígio, se muda para Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro, onde assume o cargo de gerente de uma modesta pensão da cidade, a Pensão Esperança.

'Louco Amor' (1983): cena final de Renata (Tereza Rachel), que abre uma pensão. Com Agenor (Mário Lago).