Helena

'Helena' inaugurou o horário das 18h para adaptação de clássicos da literatura brasileira.

Por Memória Globo


Abertura da novela 'Helena' (1975).

Helena (Lúcia Alves) surpreende a todos ao herdar parte da herança do Conselheiro Vale, pai de Estácio (Osmar Prado), e com isso passa a fazer parte do dia a dia da família. As tensões provocadas pela partilha inesperada incomodam Úrsula (Ida Gomes), tia de Estácio e administradora dos bens do sobrinho. Com o passar do tempo, Helena conquista a todos ao redor e desperta o amor em Estácio, que é correspondido pela jovem. Porém, o rapaz vive em conflito por pensar que os dois são irmãos.

Autoria: Gilberto Braga | Direção: Herval Rossano | Período de exibição: 05/05/1975 – 30/05/1975 | Horário: 18h | Nº de capítulos: 20

TRAMA

A adaptação do clássico de Machado de Assis conta a história da jovem Helena (Lúcia Alves), que herda parte da fortuna de uma família que não é sua. O acontecimento inesperado a coloca em contato com Estácio (Osmar Prado), por quem se apaixona.

BASTIDORES

A novela, gravada em 12 dias, estreou com todos os capítulos finalizados.

CENAS MARCANTES

Helena' (1975): cena da leitura do testamento do conselheiro Vale, em que os presentes – Úrsula (Ida Gomes), Estácio (Osmar Prado), dr. Camargo (Rogério Fróes) e padre Melchior (Carlos Duval) – descobrem haver uma herdeira.

Helena' (1975): cena em que Helena (Lucia Alves) chega na casa de Estácio (Osmar Prado). Com Vicente (Sidney Marques), Úrsula (Ida Gomes) e Madalena (Ruth de Souza).

Helena' (1975): cena em que Helena (Lucia Alves) e Estácio (Osmar Prado) se beijam.

Helena' (1975): cena em que Vicente (Sidney Marques) conta a Estácio (Osmar Prado) que é o verdadeiro pai de Helena (Lúcia Alves). Com Padre Melchior (Carlos Duval).

Helena' (1975): cena em que Helena (Lucia Alves) morre nos braços de Estácio (Osmar Prado). Seu último pedido é a liberdade de Vicente (Sidney Marques). Com Madalena (Ruth de Souza), Tomásia (Reginna Viana), Eugênia (Ângela Valério), Luiz (José Augusto Branco), dr. Camargo (Rogério Fróes) e Padre Melchior (Carlos Duval).

Fonte: