Abertura da novela Estrela-Guia (2001).
A trama aborda a união de dois mundos diferentes, simbolizada pelo romance do urbano e workaholic Tony (Guilherme Fontes) com a adolescente Cristal (Sandy), menina criada em uma comunidade alternativa do interior de Goiás. A primeira fase da novela se passa no início dos anos 1980, mostrando os amigos yuppies Tony e Paulo Roberto, o Bob (Marcos Winter), como estagiários de uma corretora, às voltas com os altos e baixos da Bolsa de Valores. Cansado da vida estressada que leva no Rio de Janeiro, Bob abandona tudo e viaja para os Estados Unidos, onde conhece Catherine (Maitê Proença) em uma comunidade alternativa da Califórnia. O casal retorna ao Brasil e, com a ajuda do amigo Purunam (Nelson Xavier), funda a comunidade Arco da Aliança nas terras da Fazenda Jagatah (“Universo”, em sânscrito), no interior de Goiás, adotando os nomes de Hanuman e Kalinda. Kalinda dá à luz Cristal (Sandy) e, através do mapa astral da criança, vê que o destino da filha está ligado ao de Tony.
Autoria: Ana Maria Moretzsohn | Colaboração: Daisy Chaves, Izabel de Oliveira, Fernando Rebello e Patrícia Moretzsohn | Direção: Denise Saraceni, Carlos Araújo e Ulysses Cruz | Direção-geral: Denise Saraceni e Carlos Araújo | Direção de núcleo: Denise Saraceni | Período de exibição: 12/03/2001 – 15/06/2001 | Horário: 18h | N° de capítulos: 83
GALERIA DE VÍDEOS
Cena em que Bob (Marcos Winter) vai para Califórnia, aonde conhece Catherine (Maitê Proença). Eles se casam.
Cena em que Tony (Guilherme Fontes) batiza Cristal (Sandy). Com Catherine (Maitê Proença) e Bob (Marcos Winter).
Cena em que Carlos Charles (Rodrigo Santoro) conhece Cristal (Sandy). Com Ignácio (Floriano Peixoto) e Bob (Marcos Winter).
Cena em que Alaor (Sérgio Mamberti) se irrita com o comportamento de Carlos Charles (Rodrigo Santoro) e o manda de volta a Brasília. Ignácio (Floriano Peixoto) descobre um veio de esmeralda em Jagatah e leva Daphne (Lilia Cabral) para conhecê-lo.
Cena em que Catherine (Maitê Proença) e Bob (Marcos Winter) reencontram Tony (Guilherme Fontes). Eles convidam Tony para ser padrinho da filha e Catherine diz que o destino deles está ligado.
Na comunidade hippie de Arco da Aliança, Purunam (Nelson Xavier), Catherine (Maitê Proença), Bob (Marcos Winter), Cristal (Sandy), Su-Sukham (Mônica Torres) e Sukhi (Fernanda Rodrigues), entre outros, dividem as tarefas do dia.
Tony (Guilherme Fontes) e Cristal (Sandy), os opostos: ele, um economista workaholic que vive no Rio de Janeiro, enquanto ela se compraz com a vida pacata da comunidade hippie em que vive em Goiás.
Cena em que Bob (Marcos Winter) e Catherine (Maitê Proença) morrem após um incêndio criminoso no cartório em que estavam.
Heloísa (Grazziela Moretto) se preocupa com o sumiço de Tony (Guilherme Fontes). Com Mauro (Tarcísio Filho), Bernardo (Thiago Fragoso), Nenzinha (Maria Pompeu), Priscila (Natália Barreto) e João (Thiago de Los Reys). A novela marca a estreia de Graziela Moretto na Globo.
Cena em que Tony (Guilherme Fontes) comunica à Vanessa (Carolina Ferraz) que Cristal (Sandy) morará com eles no Rio e a noiva protesta.
Su-Sukham (Mônica Torres) ateia fogo na casa principal de Jagatah, intencionando acabar c/ a comunidade. Cristal (Sandy) tenta intervir e descobre que ela foi a responsável pela morte de seus pais. Enquanto isso, Sukhi (Fernanda Rodrigues) e Santiago (Sérgio Marone) fazem um bem-sucedido show. Com Tony (Guilherme Fontes), Purunam (Nelson Xavier), Vanessa (Carolina Ferraz) e Gisela (Thaís Fersoza).
André (Evandro Mesquita) consegue convencer Luciana (Isabela Garcia) e eles vão com Maria (Renata Bravin) para praia.
Cena em que Carlota (Rosamaria Murtinho) e Lucrécia (Lucinha Lins) ficam ricas jogando em um cruzeiro, mas o navio em que estão naufraga e elas vão parar numa ilha deserta.
Cena final de Sukhi (Fernanda Rodrigues), Santiago (Sérgio Marone) e Zeca (Junior): O casal fica famoso e Zeca é convidado para se apresentar fora do país. Com Lalá (Christine Fernandes) e Guilherme (Gabriel Braga Nunes). A novela marca a estreia de Sérgio Marone na Globo.
Cena em que Ignácio (Floriano Peixoto) faz planos de ter filhos com Vanessa (Carolina Ferraz), enquanto Gisela (Thaís Fersoza) se prepara para levar a filha para o pai (Rodrigo Santoro) conhecer.
Cena em que Gisela (Thaís Fersoza) leva a filha para o pai, Carlos Charles (Rodrigo Santoro), conhecer.
Cena final de Alaor (Sérgio Mamberti) e Daphne (Lilia Cabral), comemorando a liberdade iminente de Carlos Charles (Rodrigo Santoro).
Cena final, em que Purunam (Nelson Xavier) conduz o batismo de Esperança, nome escolhido por Bernardo (Thiago Fragoso) para a filha de Cristal (Sandy) e Tony (Guilherme Fontes).
PERFIS EM DESTAQUE
FONTES: Depoimentos concedidos ao Memória Globo por: Gogoia Sampaio (17/07/2006) e Rosamaria Murtinho (12/06/2002); Boletim de programação da Rede Globo, 03/2001; MEMÓRIA GLOBO. Guia ilustrado TV Globo: novelas e minisséries. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010; CALDEIRA, Flávia Lopes. “Enfeites e adereços com luminosidade e simbolismo” In: O Globo, 04/03/2001; “Cantor de mantras ajuda Sandy a atuar” In: O Estado de São Paulo, 10/12/2000; GONZALEZ, Amelia e MENDONÇA, Martha. “Paz, amor e Sandy” In: Época, 12/03/2001; MOREIRA, Paulo Ricardo. “Nova chance para brilhar” In: O Globo, 05/11/2000; “Ulysses Cruz elogia atuação de Sandy em Estrela Guia” In: O Estado de São Paulo, 12/03/2001; “Uma carvalhada fora de época” In: O Globo, 18/02/2001; www.teledramaturgia.com.br; http://viaglobal/cedoc (intranet).
FIGURINO E CARACTERIZAÇÃO
O figurino de Estrela-Guia foi inspirado no visual hippie dos anos 1970, e sua confecção seguiu o mesmo conceito artesanal usado pelos habitantes da fictícia Jagatah: todas as roupas foram feitas à mão, tecidas em teares manuais com fios de algodão ou usando retalhos reciclados. Na história, o algodão é cultivado pela própria comunidade. Costureiras e bordadeiras formaram a equipe de figurino, que também se preocupou em tingir as peças para ganharem um aspecto de roupa usada.