AS CRIANÇAS
ZÉ MARIA (Alexandre Lemos) – Filho de Álvaro (Herson Capri), neto paterno de Vô Pepe (Elias Gleizer) e neto materno de Vô Xistus (Cláudio Marzo). O menino é destemido e criado na maior liberdade. Adora seu avô Pepe, mas sente falta da mãe, apesar de suas brincadeiras no campo, as pescarias e os acampamentos não lhe deixarem tempo para sofrer. Assim como Pepe, tem talento para trabalhos manuais. É irmão de Glorinha (Luiza Curvo), Marizé (Alessandra Aguiar) e Fafá (Pedro Agum).
GLORINHA (Luiza Curvo) – Filha mais velha de Álvaro (Herson Capri), neta paterna de Vô Pepe (Elias Gleizer) e neta materna de Vô Xistus (Cláudio Marzo). É irmã de Zé Maria (Alexandre Lemos), Marizé (Alessandra Aguiar) e Fafá (Pedro Agum). É uma adolescente leve e alegre, que passa por mudanças físicas e comportamentais.
LUFAYETE, FAFÁ (Pedro Agum) – O caçula dos filhos de Álvaro (Herson Capri). Se seu irmão mais velho, Zé Maria (Alexandre Lemos), herdou do avô Pepe (Elias Gleizer) o talento para os trabalhos manuais, Fafá herdou a inventiva. E utiliza essa imaginação para infernizar a vida de todos que tentam enquadrá-lo, de uma maneira repressiva. Suas vítimas prediletas são o avô paterno Xistus (Cláudio Marzo) e a governanta dele, Dona Berta (Tereza Rachel). Fafá é irmão de Glorinha (Luiza Curvo), Zé Maria (Alexandre Lemos) e Marizé (Alessandra Aguiar).
MARIZÉ (Alessandra Aguiar) – Ela é, de todos os filhos de Álvaro (Herson Capri), quem mais sofre com a ausência da mãe. Assim como os seus irmãos – Glorinha (Luiza Curvo), Zé Maria (Alexandre Lemos) e Fafá (Pedro Agum) –, é alegre e inventiva. É paparicada por todos na casa e aproveita-se desse fato para ter todas suas vontades satisfeitas. É neta paterna de Vô Pepe (Elias Gleizer) e neta materna de Vô Xistus (Cláudio Marzo).
VÔ PEPE (Elias Gleizer) - Um homem forte, simples, saudável e rude como um touro. No entanto, é mole por dentro. É uma mistura de agricultor e carpinteiro-inventor (sua atividade do dia a dia). É extremamente criativo e tira sempre da natureza o material e o combustível para fazer funcionar suas invenções. É pai de Álvaro (Herson Capri) e avô de Glorinha (Luiza Curvo), Zé Maria (Alexandre Lemos), Marizé (Alessandra Aguiar) e Fafá (Pedro Agum). Ele é amado por todos, especialmente pelas crianças, a quem trata de igual para igual. A única pessoa que não gosta dele é o vô materno das crianças, Xistus (Cláudio Marzo), que o considera um lunático, despreparado para educar os quatro netos.
ÁLVARO (Herson Capri) - Filho de Pepe (Elias Gleizer) e genro de Xistus (Cláudio Marzo). Perdeu a esposa há dois anos e se desdobra para ser pai e mãe dos quatro filhos pequenos – Glorinha (Luiza Curvo), Zé Maria (Alexandre Lemos), Marizé (Alessandra Aguiar) e Fafá (Pedro Agum). É veterinário, e desligado dos bens materiais e muito ético. Em nome disso, dedica-se muito mais aos filhos, aos amigos e aos bichos do que a si mesmo. Deseja dar uma nova mãe para as crianças e acaba se envolvendo por uma mulher que não o merece, Bruna (Andrea Beltrão). Mas, no decorrer da novela, ele encontra seu verdadeiro amor: Madalena (Drica Moraes).
BRUNA (Andréa Beltrão) – A bela filha de Rudy (Jorge Dória) e Anita (Yoná Magalhães), irmã de Filé (Cláudio Heinrich) e noiva de Álvaro (Herson Capri). É a vilã da história: uma mulher falsa e que disputa o amor do noivo com Madalena (Drica Moraes). Não suporta crianças, nem animais. Para preencher seu tempo, trabalha como advogada na fábrica de chocolates de Xistus (Cláudio Marzo), com quem mantém uma grande cumplicidade. Ele, inclusive, incentiva-a a ficar com Álvaro, afinal quer o caminho livre para conquistar Madalena.
VÔ XISTUS (Cláudio Marzo) – Avô materno de Glorinha (Luiza Curvo), Zé Maria (Alexandre Lemos), Marizé (Alessandra Aguiar) e Fafá (Pedro Agum). Xistus é um homem muito elegante, refinado, antagonista de Pepe, avô paterno das crianças, e genro de Álvaro (Herson Capri), viúvo de sua filha. O empresário é o dono da fábrica de chocolates da região. É um homem extremamente solitário e que vive enclausurado em sua rica mansão. Desde que perdeu a filha, tem como foco educar os netos, dando-lhes uma educação bem tradicional. Apaixona-se por Madalena (Drica Moraes), sua nova governanta, e disputa o coração da jovem com Álvaro.
MADALENA (Drica Moraes) – Madalena é uma mulher linda, sensual, bem-humorada e muito engraçada. Adora crianças, entende-se com os mais velhos, e cativa todos os que cruzam o seu caminho. Já fez de tudo para sobreviver na vida: é um pouco atriz, figurinista e psicóloga. Conta sempre com o apoio de seu fiel amigo, Maneco Dionísio (Antonio Calloni), que a ajuda a guardar um segredo: Madalena foi para Nova Esperança para fugir do ex-marido, o possessivo Danilo (Tuca Andrada). Na cidade, assume a vaga de governanta da casa de Xistus (Cláudio Marzo), no lugar de Dona Berta (Tereza Rachel), apaixona-se por Álvaro (Herson Capri) e encanta os filhos dele: Glorinha (Luiza Curvo), Zé Maria (Alexandre Lemos), Marizé (Alessandra Aguiar) e Fafá (Pedro Agum)
MANECO DIONÍSIO (Antonio Calloni) – Um andarilho, desapegado das coisas materiais e capaz de tudo para ajudar sua companheira, Madalena (Drica Moraes). O pintor e escultor tem uma origem misteriosa. Quando chega à Nova Esperança, é acolhido pela família de Dona Santa (Nair Belo) e passa a dividir o sótão com frei Chicão (Diogo Vilela), para desespero dele.
DONA BERTA (Tereza Rachel) – Governanta da mansão de Xistus (Cláudio Marzo) até ser substituída por Madalena (Drica Moraes). Dona Berta é uma mulher linha-dura e, por isso, odiada pelos netos do patrão – Glorinha (Luiza Curvo), Zé Maria (Alexandre Lemos), Marizé (Alessandra Aguiar) e Fafá (Pedro Agum). As crianças fazem dela a principal vítima de brincadeiras de mau-gosto, até que ela não aguenta mais e pede demissão.
DONA SANTA (Nair Bello) – Uma mulher dinâmica, batalhadora e bem-humorada. Apesar de viúva há muito tempo, ainda sente saudades de seu marido. Ela é uma matriarca de classe média, comandando sua família e sua casa de comércio com justiça e bom senso. Só tem um ponto fraco: seu filho mais velho, Horácio (Marcos Frota), a quem mima. Também é mãe de Tito (Luciano Vianna) e Emília (Deborah Secco).
HORÁCIO (Marcos Frota) – Bon vivant, boa-pinta e solteirão. Sempre tem ideias de negócios mirabolantes, que apenas funcionam para não ter de trabalhar no armazém da família. Começa dando pequenos golpes até se transformar em vilão. É filho de Dona Santa (Nair Belo), por quem é muito mimado, e irmão de Tito (Luciano Vianna) e Emília (Deborah Secco).
TITO (Luciano Vianna) – Filho de Dona Santa (Nair Belo) e irmão de Horácio (Marcos Frota) e Emília (Deborah Secco). Tito é um rapaz bom, forte e trabalhador. Faz as entregas do armazém da família e dirige um ônibus escolar. Apesar de tanta atividade, ainda lhe sobra tempo para um misterioso recolhimento à noite, quando passa horas escrevendo.
HELOÍSA (Suzy Rêgo) – Detetive contratada por Danilo (Tuca Andrada) para conquistar Álvaro (Herson Capri) e afastá-lo de Madalena (Drica Moraes). Acaba se envolvendo com Xistus (Cláudio Marzo).
SEU CATULO (Emiliano Queiroz) – Marido de Quitéria (Stela Freitas), pai de Júlio (André Gonçalves) e jardineiro da mansão de Xistus (Cláudio Marzo). É um profissional requintado, que conhece tudo da sua profissão, e mantém uma estreita relação com o patrão.
QUITÉRIA (Stela Freitas) – Esposa de Catulo (Emiliano Queiroz), mãe de Júlio (André Gonçalves) e cozinheira na casa de Xistus (Cláudio Marzo). É uma mulher sensível, criativa na cozinha e mais simples que o marido. É obediente ao patrão, de quem se torna confidente e alter ego.
JÚLIO (André Gonçalves) – Filho de Catulo (Emiliano Queiroz) e Quitéria (Stela Freitas). É um rapaz bonito, mas com comportamento e trajes um pouco tradicionais para a sua idade. Tem sonhos de ascensão social e de estudar e viver no exterior. Acredita que o pai, com todo o seu conhecimento de botânica, deveria se libertar do trabalho com Xistus (Cláudio Marzo).
ISAURA (Myriam Rios) – Afilhada de Dona Santa (Nair Belo). Isaura é uma mulher bonita e sensual. Casou-se muito cedo e vive para seu filho, Sarrafo (Eduardo Caldas).
SARRAFO (Eduardo Caldas) – Filho de Isaura (Myriam Rios). Adolescente alto, magro e desengonçado. Vive a crise da idade, dividido entre as brincadeiras da infância e a adolescência. Começa a descobrir novos interesses, como a música e as meninas.
ANITA (Yoná Magalhães) – Esposa de Rudy (Jorge Dória) e mãe de Bruna (Andrea Beltrão) e Filé (Cláudio Heinrich). Vem de uma família sofisticada, apesar de falida. É uma mulher discreta e elegante, tendo sido graças a ela que Rudy adquiriu o verniz social que demonstra em ocasiões especiais.
RODOLFO REIS, RUDY (Jorge Dória) – Uma pessoa extrovertida, bem-humorada e de origem humilde. Realizou seus sonhos de riqueza quando ganhou uma fortuna no hipódromo. Parou de jogar e se transformou em um criador de cavalos de corrida. Tornou-se um homem muito rico, e seu haras é um dos mais famosos da região. Rudy é marido de Anita (Yoná Magalhães) e pai de Bruna (Andrea Beltrão) e Filé (Cláudio Heinrich).
FREI CHICÃO (Diogo Vilela) – Irmão de Dona Santa (Nair Belo). Mora no sótão do armazém dela, em um ambiente completamente simples. Frei Chicão é um padre franciscano, usa uma batina surrada e acredita na humildade acima de tudo.
DANILO (Tuca Andrada) – Ex-marido de Madalena (Drica Moraes), a quem continua a perseguir depois que ela foge para Nova Esperança, na companhia do amigo Maneco (Antonio Calloni).
FREDERICO REIS, FILÉ (Cláudio Heinrich) – Filho de Rudy (Jorge Dória) e Anita (Yoná Magalhães), e irmão de Bruna (Andrea Beltrão). Filé é um rapaz alegre, simpático, atlético e esportivo, sendo, inclusive, campeão de parapente e enduro. Vive sendo assediado pelas moças da cidade, que sonham em se casar com ele. É líder natural dos rapazes da cidade; está feliz com a vida que leva; e mantém uma relação agradável com os pais e a irmã, apesar de questionar frescuras consumistas. No início da história, é namorado de Cindy (Raquel Nunes), mas luta para conquistar o coração de Emília (Deborah Secco).
EMÍLIA (Deborah Secco) – A filha caçula de Dona Santa (Nair Belo) e irmã de Horácio (Marcos Frota) e Tito (Luciano Vianna). Emília é uma espoleta, sem papas na língua, mas também é muito romântica. Ela é a paixão de Filé (Cláudio Heinrich), que sofre para conquistá-la, porque ela é apaixonada por Vitor. Emília é uma trabalhadora: ajuda a mãe no armazém, nos afazeres da casa e cuida da lanchonete da família.
CINDY (Raquel Nunes) – Namorada de Filé (Cláudio Heinrich) no início da trama. É uma jovem bonita, faz sucesso entre os meninos da cidade.
LETÍCIA (Sura Berditchevsky) – Misterioso amor do passado de Xistus (Cláudio Marzo).
LAURA (Cinira Camargo) – Esposa de J.J. (João Carlos Barroso) e mãe de Babi (Nivea Stelmann) e Cema (Carolina Rebello). Laura é uma mulher inconveniente, mas muito atraente. Não se conforma com o status do marido, acreditando que ele deveria ser, no mínimo, sócio de Rudy no haras. Ela é vendedora de produtos de beleza a domicílio.
J.J. (João Carlos Barroso) – Marido de Laura (Cinira Camargo), pai de Babi (Nivea Stelmann) e Cema (Carolina Rebello), e ex-jockey. Ele montava o cavalo vencedor do páreo que garantiu a fortuna de Rudy (Jorge Dória). Como gratidão, assim que deixou de montar, recebeu o emprego de treinador do haras de Rudy. É um profissional muito competente e, junto com Álvaro (Herson Capri), é o responsável pelo sucesso do haras.
BÁRBARA, BABI (Nivea Stelmann) – Filha de J.J. (João Carlos Barroso) e Laura (Cinira Camargo) e irmã de Cema (Carolina Rebello). Uma menina muito bonita e naturalmente sensual. A mãe sempre a
preparou cinirapara fazer um casamento milionário. Usa roupas mínimas, desenhadas por Laura, mas, para desespero da mãe, a jovem é recatada.
IRACEMA, CEMA (Carolina Rebello) – Filha temporã de J.J. (João Carlos Barroso) e Laura (Cinira Camargo) e irmã de Babi (Nivea Stelmann). Cema é um bichinho selvagem, esperta e inteligente. Adora seu pai e se identifica demais com ele.
DONA OLGA (Hilda Rebello) – Beata de Nova Esperança. Frequenta a Igreja de Frei Chicão (Diogo Vilela).
DRA. NILDA (Rejane Goulart) – A médica de Nova Esperança.