Personagens

Selma, personagem de Alessandra Negrini, foi a grande vilã da trama.

Por Memória Globo


Regina Duarte em 'Desejos de Mulher', 2002 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

ANDRÉA VARGAS (Regina Duarte) – Filha de Mercedes (Amélia Bittencourt) e Atílio (Hugo Carvana), irmã de Júlia (Gloria Pires). Estilista, dona de uma marca poderosa com seu nome. Está casada há mais de 20 anos com Bruno Vargas (José de Abreu), sem ter tido filhos. Mulher com alto senso estético, discreta e chique sem ser esnobe. É também uma crítica feroz das desigualdades e injustiças. Adora seu marido, que considera mais do que sócio; para ela, eles são cúmplices – juntos criaram a marca. No decorrer da trama, reencontra o ex-noivo Diogo (Herson Capri), com quem volta a se envolver, e descobre que foi adotada, sendo irmã de sua rival, Selma (Alessandra Negrini).

Gloria Pires em 'Desejos de Mulher', 2002 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

JÚLIA MORENO (Gloria Pires) – Filha de Mercedes (Amélia Bittencourt) e Atílio (Hugo Carvana), irmã de Andréa (Regina Duarte). Jornalista de formação, passou muitos anos afastada da redação fazendo o papel de esposa, mãe e dona de casa, com muito prazer. Tem um temperamento inquieto e, com a prisão do marido, Renato (Cássio Gabus Mendes), resolve sair em busca da verdade sobre o caso. É capaz de gestos extremos, não tem papas na língua, mas desenvolveu um senso de humor aguçado. Boa mãe, compreensiva, mas sem excessos de liberalismo com os filhos.

Herson Capri em 'Desejos de Mulher', 2002 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

DIOGO VALENTE (Herson Capri) – Primeiro noivo de Andréa (Regina Duarte), ainda apaixonado por ela. Rico, excêntrico, é amante da natureza e optou por uma vida no mar: mora num veleiro, de onde pode tanto acessar a Internet quanto viajar por praias desconhecidas. É muito interessado pelo próximo, e isso faz com que o sucesso com as mulheres seja grande. Tem namoradas em cada praia, mas sonha reconquistar Andréa.

Alessandra Negrini em Desejos de Mulher, 2002 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

SELMA (Alessandra Negrini) – Executiva responsável pelo marketing da marca Andréa Vargas. É o típico caso da carreirista, malhadora compulsiva, extremamente vaidosa. É amante de Bruno Vargas (José de Abreu) por razões claras – quer subir na empresa. Ao longo da trama, descobre-se que é irmã biológica de Andréa (Regina Duarte), e que ambas são filhas de Isaura (Mirian Pires).

José Wilker em 'Desejos de Mulher', 2002 — Foto: Acervo/Globo

ARIEL BRITZ (José Wilker) – Diretor da arte da revista Estilo Mulher. Um cara bonitão, sofisticado, culto e mordaz. É o testa de ferro do dono da revista, que ninguém sabe quem é. Mora com o companheiro, Tadeu (Otávio Müller), e é pai de Patty (Nathália Rodrigues).

Eduardo Moscóvis em 'Desejos de Mulher', 2002 — Foto: Gianne Carvalho/Globo

CHICO MAIA (Eduardo Moscovis) – Jornalista de uma pequena emissora de televisão a cabo. O tipo do carioca boa praça, que quer curtir a vida mas também ser bem sucedido na carreira. Fica profissionalmente interessado na história de Júlia (Gloria Pires) e, com o fim de seu casamento com Fernanda (Deborah Evelyn), vai se apaixonando aos poucos por ela. É pai de Mateus (Bruno Cariati).

José de Abreu em 'Desejos de Mulher', 2002 — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

BRUNO VARGAS (José de Abreu) – Marido e sócio de Andréa (Regina Duarte) na empresa. Atua mais como pilar administrativo, deixando para a mulher o lado criativo. Arquiteto por formação, é elegante, charmoso, e sabe ser esnobe e sedutor quando quer – principalmente com a amante, Selma (Alessandra Negrini).

Cássio Gabus Mendes em 'Desejos de Mulher', 2002 — Foto: Gianne Carvalho/Globo

RENATO MORENO (Cássio Gabus Mendes) – 43 anos, marido de Júlia, um companheiro acima de qualquer suspeita, amigo, bom marido, pai zeloso. É um homem de honestidade inquestionável. Começa a história como uma vítima das armadilhas de pessoas inescrupulosas.

Deborah Evelyn em 'Desejos de Mulher', 2002 — Foto: Gianne Carvalho/Globo

FERNANDA MONTEIRO (Deborah Evelyn) – Advogada, assume o caso de Renato Moreno (Cássio Gabus Mendes). Esposa de Chico (Eduardo Moscovis) no início da história, com quem tem um filho, Mateus (Bruno Cariati). É uma mulher independente, inteligente e boa profissional.

MERCEDES MIRANDA (Amélia Bittencourt) – Mãe de Andréa (Regina Duarte) e Júlia (Gloria Pires), mulher que vive de aparências, preocupada em excesso com a opinião dos outros. Tem uma relação difícil com as filhas, e não aceita que elas sejam brigadas. Foi ela quem deu as primeiras lições de etiqueta para as meninas, tendo esquecido de dar às duas lições básicas de vida.

Hugo Carvana em 'Desejos de Mulher', 2002 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

ATÍLIO MIRANDA (Hugo Carvana) – Pai de Andréa (Regina Duarte) e Júlia (Glória Pires). Advogado trabalhista, sindicalista, muito mais voltado para causas sociais do que para o sucesso pessoal. Um idealista que nunca enriqueceu como Mercedes gostaria. Não liga a mínima para roupas, e se preocupa mesmo é com o bem estar de suas filhas.

JUDITE MORENO (Walderez de Barros) – Mãe de Renato (Cássio Gabus mendes), sogra de Júlia (Glória Pires), vê defeito em tudo aquilo que a nora faz. É machista, neurótica e atormentada pela paixão que nutre pelo filho.

Vera Holtz em 'Desejos de Mulher', 2002 — Foto: Gianne Carvalho/Globo

BÁRBARA TOLEDO (Vera Holtz) – Editora da Estilo Mulher, uma revista de moda feminina. Mulher sofisticada, sempre muito bem vestida, daquelas que já viveram várias experiências na vida. Teve alguns namorados e um casamento, do qual nasceu o filho Nicolau (Daniel Del Sarto). Apesar de eficiente, tem um lado avoado e distraído.

Chris Couto em 'Desejos de Mulher', 2002 — Foto: Gianne Carvalho/Globo

SOPHIE (Chris Couto) – Editora de moda da Estilo Mulher. Filha de mãe francesa e pai brasileiro, adora Marc Jacobs e a vanguarda da moda internacional. Foi modelo de passarela e, depois, fez faculdade de jornalismo e migrou para a imprensa especializada. Expert no que faz, tem o desejo oculto de ser estilista. Adora brechós em geral, e sempre carrega um rímel e um corretivo na bolsa, que usa compulsivamente – herança da época de modelo. Tem um senso estético muito apurado. Nunca se casou.

Otavio Müller em 'Desejos de Mulher', 2002 — Foto: Gianne Carvalho/Globo

TADEU BORGES (Otávio Müller) – Responsável pela facção. Eficiente, discreto, não gosta de falar de sua vida pessoal. Mora com o companheiro, Ariel (José Wilker).

MARLENE MOTTA (Rosi Campos) – Costureira-chefe, amiga, irmã de consideração e comadre de Andréa (Regina Duarte), com quem trabalha há muitos anos. Está sempre errando na escolha do namorado.

Mariana Lima em 'Desejos de Mulher', 2002 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

ANTÔNIA (Mariana Lima) – Paulista, estudou na Faculdade de Moda Santa Marcelina e foi contemporânea de Alexandre Herchcovith, por quem tem a maior admiração. Foi descoberta num concurso. Trabalhava como designer de uma grife de vanguarda, quando foi chamada por Andréa (Regina Duarte) para trabalhar como estilista assistente. Antônia é muito mais que uma estilista de moda: quer ser uma criadora. Vem de uma família rica e intelectualizada, mas não pede um tostão, vivendo com seu próprio dinheiro desde que se formou. Veste-se com muito estilo, e gosta de usar roupas que traduzam diariamente o seu estado de espírito, o que lhe rende looks absurdos e ousados.

Mel Lisboa em 'Desejos de Mulher', 2002 — Foto: Gianne Carvalho/Globo

GABRIELA (Mel Lisboa) – Nasceu no interior do Estado e tenta a vida de modelo na capital. Detesta a submissão da mãe, que não tem vontade própria – desde pequena, desejou ser o oposto dela. Sempre se deu muito bem com os meninos da turma, bem melhor do que com as meninas da roça. Tem um lado destemido e descolado, que lhe permitiu sempre falar de igual para igual com os homens. É intuitiva, se acha esperta, se curte e tem uma extraordinária inteligência emocional. Tem vários desejos e se dispôs a realizá-los desde criança. Muito mais do que ser modelo, o que ela quer é ser alguém importante. Seu lado menina aparece na amizade com Xana (Luiza Mariani), que vem desde os cinco anos de idade. Apesar de todo o seu preparo, esconde um segredo: é virgem.

Regiane Alves e Daniel Del Sarto em 'Desejos de Mulher', 2002 — Foto: Gianne Carvalho/Globo

LETÍCIA MORENO (Regiane Alves) – Filha de Júlia (Gloria Pires) e Renato (Cássio Gabus Mendes), irmã de Bernardo (Bernardo Marinho). Menina linda, que fica desestruturada com a prisão do pai. Sua relação com a mãe não é das melhores e ela acaba se aproximando da tia, o que provoca uma mudança em seu estilo pessoal. É intensa e vive se metendo em confusões por conta de seu desejo de conhecer tudo. Conhece Nicolau (Daniel Del Sarto) e passa a se interessar por ele.

NICOLAU (Daniel Del Sarto) – Músico e DJ, criado por amigos da mãe, Bárbara (Vera Holtz). Sempre teve muita informação sobre todos os assuntos, o que o fez bem precoce e maduro. Tem ética e bom gosto. Adora as mulheres e seu universo. É doce, suave, meigo e sexy, mas sem truculência, ganhando muitas mulheres com isso. Louco para viver a vida no que ela tem de melhor para oferecer. Sente a ausência do pai, que sua mãe diz apenas que morreu, mas encara isso sem problemas.

Bernardo Marinho em 'Desejos de Mulher', 2002 — Foto: Gianne Carvalho/Globo

BERNARDO MORENO (Bernardo Marinho) – Filho mais novo de Júlia (Gloria Pires) e Renato (Cássio Gabus Mendes), irmão de Letícia (Regiane Alves). Está na fase do despertar da sexualidade, mas ainda não largou o videogame. Tem ciúmes da mãe, com quem é bem agarrado.

Luiza Mariani em 'Desejos de Mulher', 2002 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

XANA (Luiza Mariani) – O oposto da amiga Gabriela (Mel Lisboa). Atrás do look moderno, mora uma menina criada para ser Barbie. Sempre ouviu isso da mãe, de quem sofre grande influência. É careta, não questiona nada, seguindo à risca a cartilha da agência de modelos. Seu pavor é ter de voltar ao interior sem ter conseguido ser uma modelo importante na capital. No fundo, o que mais quer, além de ser modelo, é um marido e vários filhos.

Aline Aguiar em 'Desejos de Mulher', 2002 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

CAMILA (Aline Aguiar) – Criada pela avó, uma enfermeira que mora no Méier, foi através dela que conseguiu uma bolsa de estudos numa ótima escola de balé. Sua grande paixão é a dança, mas virou modelo após ser descoberta numa apresentação pública. Tem mania de colocar nomes em tudo o que é seu, e fica irritada se alguém pega alguma coisa. Considera-se mais bacana do que as outras, pois se sente uma artista e não só “uma modelete”.

TATI (Júliana Didone) – Modelo iniciante, mora num apartamento com outras modelos, e às vezes chora com saudades da mãe. É a caçula do grupo e, por isso, cuidada por todos. Xana (Luiza Mariani) é como se fosse sua irmã mais velha. Morre de ciúmes de Gabriela (Mel Lisboa) depois que ela passa a morar no apartamento. Considera-se gorda, feia, desajeitada, de pernas grossas e com o rosto largo demais. Deseja alguém que goste e cuide dela.

PABLO (Rodrigo Hilbert) – Modelo que veio de Santa Catarina, onde era ferreiro, mesma profissão do avô. Neto de alemães, tem enorme saudade de sua terra e dos almoços de domingo seguidos da reza coletiva com os avós, pais, irmãos e primos. Dá pouco valor a carros, roupas de grifes famosas e artigos caros. Precisa de dinheiro porque a família é muito pobre. É louco para conseguir melhorar de vida e voltar a viver perto da natureza e da família.

JOAQUIM (Rocco Pitanga) – Modelo exótico, carioca, morador de Bonsucesso, bairro da zona norte do Rio de Janeiro. Idolatra o irmão, jogador de futebol de um time de segunda linha. Também queria ser jogador. Não liga para o mundo fashion, mas é muito ambicioso.

PATTY (Nathália Rodrigues) – Filha de Ariel (José Wilker). Tem uma péssima relação com o pai, que se casou com sua mãe só para dar uma satisfação à sociedade. Não tem contato com a mãe, que se separou de Ariel depois de apenas um ano de casamento, tirou o que quis dele e foi morar fora do país, onde se casou de novo.

VIRGÍNIA (Silvia Pfeifer) – Ex-modelo de sucesso, mente a idade. Aos 25 anos, quando já estava encerrando a carreira, foi apresentada por Bill (Evandro Mesquita) ao grego Nicolas, com quem se casou. A relação durou só um ano e, na separação, Virgínia ficou com cerca de 40 mil dólares. Voltou ao Brasil e, junto com Bill, o amigo booker, abriu a agência Classy. Apesar de estilosa, vestir-se muito bem e frequentar a alta sociedade, a agência é sua única fonte de renda. O glamour só existe para uso externo. Virgínia tem uma grande identificação com Gabriela (Mel Lisboa), porque também veio de um lugar perto de Araras, e sempre foi muito descolada e avançada para sua época.

BILL (Evandro Mesquita) – Amigo de Virgínia (Silvia Pfeifer), com quem abriu a agência de modelos Classy. Começou como boy de set de filmagens e passou a assistente de produção de filmes de segunda linha, quando começou a trabalhar com figuração. Vive dizendo, para quem quer ouvir, que é o verdadeiro descobridor de modelos como Gisele Bündchen, Silvia Pfeifer e Mariana Weikert. Apesar da mão de ferro, gosta das meninas da agência. Finge-se de gay para se aproximar cada vez mais delas.

AFRÂNIO (João Camargo) – Assessor direto de Bruno (José de Abreu), não tem nada a ver com o universo no qual trabalha. É um industrial da moda, e acha os estilistas uns ETs. Bruno confia nele, que é grosso, tosco, e limitado, mas eficiente na administração e adequado para seus planos. Detesta gente fashion, o perfume forte das peruas e o “papo cabeça” de Antônia (Mariana Lima).

FRIDA (Alice Borges) – Repórter, faz todos os tipos de regimes para emagrecer. Usa o lado extrovertido, nunca aproveitado na carreira teatral interrompida, para conseguir ótimas reportagens. Faz tipos para se aproximar das pessoas e ficar íntima dos entrevistados: às vezes é uma freira, outras, uma prostituta, um metalúrgico ou uma perua.

HÉLIO ROQUE (Cassiano Carneiro) – Assistente de Diogo (Herson Capri).

VAVÁ (Marcelo Laham) – Câmera amigo de Chico (Eduardo Moscovis).

SANDRO (Fernando Alves Pinto) – Fotógrafo mulherengo, com uma maneira muito peculiar de se aproximar das modelos. É sensível, reservado e dedicado à fotografia.

JUCA (Pedro Brício) – Assistente de fotografia, vem de uma família de classe média alta e quer ser fotógrafo. Deseja ter todas as modelos, mas fica nervoso e se atrapalha todo com os equipamentos quando a moça é do seu tipo preferido.

OLÍVIA (Joana Motta) – Formada em Jornalismo, foi fazer estágio num grande jornal e acabou amante de um jornalista mais velho e preparado. Estuda como uma louca, faz cursos paralelos sobre vários assuntos, mas está sempre achando que sua sabedoria e cultura são inferiores às dele. Muito séria na profissão, dedicada e competente, está em busca da admiração do amante. Além do trabalho na editoria de comportamento, participa de uma ONG ligada à saúde.

NAIR GARCIA (Betty Gofman) – Modelista da Andréa Vargas.

PIRULITO (Bruno Bezerra) – Amigo de Bernardo (Bernardo Marinho).

MATEUS (Bruno Cariati) – Filho de Chico Maia (Eduardo Moscovis) e Fernanda (Deborah Evelyn).

UBALDO (Nelson Dantas) – Pai de Renato (Cássio Gabus Mendes).

KÁTIA (Renata di Carmo) – Empregada de Mercedes (Amélia Bittencourt).

CRISTIANO (Sergio Rufino) – Mordomo de Ariel (José Wilker).

APOLINÁRIO (Stepan Nercessian) – Motorista de Andréa (Regina Duarte).

EUZENI (Tereza Piffer) – Governanta de Andréa (Regina Duarte).

KLEBER (Tonico Pereira) – Investigador de polícia.

GONGON (Vanessa Gerbelli) – Empregada de Júlia (Gloria Pires).