Personagens

Nesta página, você confere Personagens de Desejo Proibido. Navegue pelos destaques deste programa de entretenimento da Globo.


Galeria de fotos Personagens

3 fotos
Desejo Proibido: galeria de fotos - Personagens

HENRIQUE(Gabriel Kaufmann/Daniel de Oliveira) – Criado pela avó Cândida (Eva Wilma), após a morte da mãe, Henrique se tornou um jovem egoísta e inescrupuloso. Apesar de namorar Laura (Fernanda Vasconcellos), sente uma forte atração por sua madrasta, Ana (Letícia Sabatella), casada com Chico Fernandes (José de Abreu). Vê em Miguel (Murilo Rosa) uma ameaça ao seu casamento com Laura e faz tudo para distanciá-los.

VIRIATO(Lima Duarte) – O prefeito da cidade é um homem que nunca toma partido de nada, a fim de não contrariar nenhum eleitor. Para ele, tanto faz ponte ou milagre: vai apoiar o projeto que lhe trouxer mais vantagens. É cheio de lábia, amigo de todos, manipulador e mestre em enrolar as pessoas. Na rua, mostra-se bem autoritário, mas dentro de casa quem manda é a mulher, Magnólia (Nívea Maria). Tem duas filhas: Eulália (Aninha Lima) e Florinda (Grazi Massafera).

MIGUEL(Murilo Rosa) – Jovem padre, com ares contemporâneos, divide-se entre seus interesses científicos e suas funções sacerdotais. Foi criado por religiosos, pois ficou órfão muito cedo. É enviado a Passaperto pela Igreja para investigar a veracidade do milagre da Virgem de Pedra e, lá, vive um amor intenso por Laura (Fernanda Vasconcellos), que põe em dúvida sua vocação.

LAURA(Fernanda Vasconcellos) – Ana (Letícia Sabatella) encontrou Laura, ainda bebê, dentro de uma canoa, à deriva no Rio Itareré, e decidiu adotá-la. Quando jovem, Laura vai para São Paulo estudar em um colégio de freiras, mas retorna a Passaperto para passar férias de verão. Começa um namoro arranjado com Henrique (Daniel de Oliveira), mas descobre o verdadeiro amor quando conhece Miguel (Murilo Rosa). É linda, corajosa e corre atrás de seus objetivos, sem perder a doçura.

CHICO FERNANDES(José de Abreu) – O fazendeiro de gado, dono das terras que foram de Cândida (Eva Wilma), é viúvo de Isabel, que morreu alguns meses após dar à luz Henrique (Daniel de Oliveira). Com o falecimento da esposa, casou-se com Ana (Letícia Sabatella), por quem é apaixonado e com quem vive uma relação possessiva.  Sente-se consternado com a criação de Henrique pela avó Cândida e não concorda com as atitudes do filho. Ele e Ana adotaram Laura (Fernanda Vasconcellos).

ANA(Letícia Sabatella) – É uma mulher sonhadora e sensível, que sofre com seu casamento infeliz devido aos ciúmes do marido, Chico Fernandes (José de Abreu). Por conta disso, é muito instável emocionalmente, o que a faz ter crises de depressão e ganhar na cidade o título de louca. Sua única alegria é a filha adotiva, Laura (Fernanda Vasconcellos), que considera um milagre por ser a concretização de seu sonho de ser mãe. Encontra conforto em seu médico Escobar (Alexandre Borges), com quem vive um amor clandestino.

TONICO(Carlos Miguel) – Filho de Faustino (Cosme dos Santos) e Doralice (Cinara Leal). Muito pobre para ter brinquedos, o menino de 10anos se diverte subindo em árvores e tomando banho nos rios. É amigo de outras crianças da cidade, como Jacinto (Leonardo Cunha Rocha), Elisa (Júlia Mattos) e Maria Augusta (Bruna Marquezine).

IRACI(Thais Garayp) – A mãe de Ana (Letícia Sabatella) é uma índia muito mística, sábia e correta. Vive na fazenda de Chico (José de Abreu) e acompanha de perto o sofrimento da filha, triste no casamento e com as maldades praticadas por Cândida (Eva Wilma). Iraci é muito amiga da neta, Laura (Fernanda Vasconcellos), e encoraja seu envolvimento com Miguel (Murilo Rosa). Também ajuda os dois nas investigações sobre a autenticidade dos milagres da Virgem de Pedra.

ESCOBAR(Alexandre Borges) – Médico paulista que vai morar na fazenda de Chico Fernandes (José de Abreu) para tratar de Ana (Letícia Sabatella). Enfrenta os ciúmes do marido e do enteado da paciente, Henrique (Daniel de Oliveira), mas não resiste e acaba se apaixonando por ela, com quem vive uma perigosa paixão.

VALDENOR(Paulo César Grande) – Empregado de Chico Fernandes (José de Abreu). É muito competente e está sempre à sua disposição. É marido de Tonha (Marcélia Cartaxo), pai de Lídio (Thiago Martins) e o fogueteiro oficial da cidade, profissão que aprendeu na família.

TONHA(Marcélia Cartaxo) – Esposa de Valdenor (Paulo César Grande), mãe de Lídio (Thiago Martins) e empregada da fazenda de Chico Fernandes (José de Abreu). Tonha tem um enorme carinho por Laura (Fernanda Vasconcellos), mas não tem a menor simpatia por Henrique (Daniel de Oliveira).

LÍDIO(Thiago Martins) – Filho de Tonha (Marcélia Cartaxo) e Valdenor (Paulo César Grande). É um jovem responsável, que estuda em Matosinho e luta por um futuro diferente daquele de seus pais e dos filhos de outros peões das fazendas da região. Trabalha na prefeitura como braço-direito de Eulália (Aninha Lima)

RAQUEL(Letícia Birkheuer) – A bela Raquel é uma enfermeira oportunista e sagaz. Conhece Henrique (Daniel de Oliveira), auxilia-o em algumas de suas armações e acaba se interessando por ele

. EULÁLIA(Aninha Lima) – Uma mulher sem frescuras, quase nenhuma vaidade e muito eficiente ao cuidar dos interesses da família. É filha do prefeito Viriato (Lima Duarte) e de Dona Magnólia (Nívea Maria) e irmã de Florinda (Grazi Massafera). Ajuda o pai na administração das finanças da prefeitura.

CÂNDIDA(Eva Wilma) – Dona de uma fazenda vizinha a de Chico Fernandes (José de Abreu), seu genro. Cândida é uma mulher prepotente, fria e que fez questão de criar Henrique (Daniel de Oliveira) após a morte da filha e o casamento de Chico Fernandes com Ana (Letícia Sabatella). Manipula a vida do neto, procurando uni-lo a Laura (Fernanda Vasconcellos) para que tenha de volta as terras que agora são de Chico. Só pensa em ter dinheiro e poder.

FREI DOMINGOS(Sérgio Mamberti) – Professor de Miguel (Murilo Rosa) nos tempos de seminário. Conhece como ninguém o jovem padre, preza por sua felicidade e acha que ele não deve abandonar o sacerdócio.

PADRE INÁCIO(Marcos Caruso) – O pároco da cidade é padrinho de Miguel (Murilo Rosa) e seu confessor. As portas de sua paróquia estão sempre abertas para os que desejam se confessar ou simplesmente recorrer às palavras acolhedoras do religioso. Conhece cada morador de Passaperto a fundo e é presença garantida em todas as festas e conversas de fim de tarde. Tem muitas virtudes e um defeito gravíssimo: é um péssimo cozinheiro.

GERMANO(Osvaldo Mil) – Homem bonito, inteligente e empregado fiel de Cândida (Eva Wilma). Esconde, por trás de seu jeito calado, um caráter duvidoso. Sua relação com a patroa vai além da função profissional.

FAUSTINO(Cosme dos Santos) – Casado com Doralice (Cinara Leal) e pai de Tonico (Carlos Miguel). Faustino é uma espécie de faz-tudo da fazenda de Cândida (Eva Wilma). Apesar de competente, nunca teve seu trabalho reconhecido pela patroa ou por Henrique (Daniel de Oliveira), que sequer notam sua presença.

DORALICE(Cinara Leal) – É uma bela mulher, que trabalha duro. Assim como seu marido Faustino (Cosme dos Santos), não tem seu esforço reconhecido pelos patrões, Cândida (Eva Wilma) e Henrique (Daniel de Oliveira). Aconselha o filho Tonico (Carlos Miguel) a estudar e seguir um caminho diferente do dos pais.

DONA MAGNÓLIA(Nívea Maria) – A primeira-dama é a maior fofoqueira de Passaperto. Diante de todos, mantém a pose de beata generosa, mas, na realidade, fala mal e controla a vida de cada habitante da cidade. É ela quem dita as ordens dentro de casa, comandando o marido Viriato (Lima Duarte) e as filhas Eulália (Aninha Lima) e Florinda (Grazi Massafera).CLEMENTE(André Arteche) – Por conta de uma poliomielite na infância, o intelectual e romântico Clemente usa um aparelho ortopédico em uma das pernas.  Apesar de não demonstrar, incomoda-se com isso. O rapaz é filho tardio de Dioclécio (Roberto Bonfim) e Guará (Jandira Martini) e ajuda o pai na revelação de fotos. Clemente é apaixonado por Guilhermina (Camila Rodrigues), a filha mais velha do delegado Trajano (Cássio Gabus Mendes).

FLORINDA(Grazi Massafera) – Filha caçula do prefeito Viriato (Lima Duarte) e Dona Magnólia (Nívea Maria) e irmã de Eulália (Aninha Lima). Sonha se casar, mas só poderá fazê-lo depois de Eulália, uma imposição de Viriato. Essa situação sempre a coloca em conflito com a irmã. Tem uma atração especial por rapazes da cidade grande. O primeiro a despertar sua atenção é Miguel (Murilo Rosa), mas se encanta mesmo pelo jornalista galanteador Ciro Feijó (Rodrigo Lombardi).

CIDINHA(Mary Sheyla de Paula) – Empregada da casa do prefeito Viriato (Lima Duarte), onde está sempre às voltas com os afazeres domésticos e a cozinha. Vive dando palpites nas conversas de Dona Magnólia (Nívea Maria) com suas filhas, Eulália (Aninha Lima) e Florinda (Grazi Massafera), e vive um romance bem no estilo “caipira” com o soldado Brasil (Nando Cunha). Sempre vai à delegacia levar quitutes para o amado.

DELEGADO TRAJANO(Cássio Gabus Mendes) – O delegado da cidade é viúvo há dez anos e tem três lindas filhas: Guilhermina (Camila Rodrigues), Teresa (Fernanda Paes Leme) e Maria Augusta (Bruna Marquezine). Trajano é um pai rigoroso, que cria as filhas sob disciplina militar. Por conta disso, contrata a governanta Madalena (Débora Evelyn) para assumir a educação das adolescentes. O delegado é um homem bom. Quase não trabalha, pois não há crimes na pacata cidade. Apesar da rigidez, é frágil e não pode ver uma mulher chorando.

MARIA AUGUSTA(Bruna Marquezine) – A filha mais nova do delegado Trajano (Cássio Gabus Mendes) vive uma fase de transição, entre as molecagens de criança e as novidades da juventude. Enfrenta uma série de dúvidas e inseguranças, típicas da fase. Dá trabalho ao pai, que, às vezes, não sabe como lidar com a mocinha. É irmã de Guilhermina (Camila Rodrigues) e Teresa (Fernanda Paes Leme).

TERESA(Fernanda Paes Leme) – Seu pai, o delegado Trajano (Cássio Gabus Mendes), nem imagina que a fama de Teresa é a de maior beijoqueira de Passaperto. A filosofia da jovem é a de que a vida é muito curta para se desperdiçar um beijo. A moça vive um romance tumultuado com Diogo (Pedro Neschling) e é irmã de Guilhermina (Camila Rodrigues) e Maria Augusta (Bruna Marquezine).

GUILHERMINA(Camila Rodrigues) – Guilhermina é uma jovem romântica, sonhadora e aventureira, que vive acompanhada de amigos. É a filha mais velha do delegado Trajano (Cássio Gabus Mendes), irmã de Teresa (Fernanda Paes Leme) e Maria Augusta (Bruna Marquezine), e apaixonada por Lídio (Thiago Martins). Assim como suas irmãs, dribla as severas ordens do pai com facilidade.

SOLDADO BRASIL(Nando Cunha) – Braço-direito do delegado Trajano (Cássio Gabus Mendes). Com a falta de crimes na cidade, tem como principal dever o de tomar conta das três filhas do delegado. Tanto assim que se apaixona por uma delas, Teresa (Fernanda Paes Leme). Brasil é um homem vaidoso, sempre muito preocupado com sua farda. Faz da cela vazia da delegacia sua casa, já que não costuma haver presos em Passaperto.

DIOCLÉCIO(Roberto Bonfim) – Barbeiro que adora ganhar dinheiro como fotógrafo. Na barbearia, montou um cenário com a imagem da santa, onde fotografa com muita pompa os romeiros que vão até a cidade atrás de bênçãos. É casado com Dona Guará (Jandira Martini) e pai de Clemente (André Arteche).

GALILEU(Pedro Paulo Rangel) – Ele é um pouco de tudo: farmacêutico, médico e curandeiro. Com tantas atividades, esse estudioso ainda encontra tempo para tocar tuba – ou, pelo menos, usa os ensaios com o instrumento como justificativa para misteriosas saídas noturnas. É marido de Dona Belinda (Júlia Lemmertz) e pai de Diogo (Pedro Neschling) e Dulcina (Sthefany Brito). Frequenta a casa do prefeito Viriato (Lima Duarte) e é muito querido na cidade, sendo uma referência para assuntos de saúde e afins.

ALCEBÍADES(Othon Bastos) – Trabalho é algo que não conhece. Tudo porque está sempre se sentindo cansado, com alguma dor. Mas todas as vertigens e doenças são pura preguiça. É marido de Purezinha (Eliana Fonseca), que faz tudo para ele, e pai de Argemiro (Emílio Orciollo Neto), Elisa (Júlia Mattos) e Jacinto (Leonardo Cunha Rocha).

DONA GUARÁ(Jandira Martini) – Seu sonho de ser mãe acabou se transformando em culpa. Guaraciaba atribui a deficiência do filho Clemente (André Arteche), vítima de uma poliomielite na infância, ao fato de ter sido mãe em idade muito avançada. Dona Guará é mulher de Dioclécio (Roberto Bonfim), tem bom coração e é fiel à Virgem de Pedra. Faz uma promessa à santa, mas não é atendida.

DONA BELINDA(Júlia Lemmertz) – Esposa de Galileu (Pedro Paulo Rangel) e mãe de Diogo (Pedro Neschling) e Dulcina (Sthefany Brito). Morre de ciúmes do marido e valoriza ao extremo sua amizade com a primeira-dama Magnólia (Nívea Maria), chegando a imitá-la muitas vezes. Admira Florinda (Grazi Massafera) como exemplo de elegância e acha que Dulcina deveria se espelhar nela.

DULCINA(Sthefany Brito) – Filha de Galileu (Pedro Paulo Rangel) e Dona Belinda (Júlia Lemmertz) e irmã de Diogo (Pedro Neschling), só tem olhos para os estudos. Seu sonho é se tornar engenheira, contrariando o desejo de sua mãe, que acredita que ela devia abandonar a escola e casar-se com um bom partido. A jovem vive um romance com Lídio (Thiago Martins).

DIOGO(Pedro Neschling) – Filho de Galileu (Pedro Paulo Rangel) e Dona Belinda (Júlia Lemmertz) e irmão de Dulcina (Sthefany Brito). Sente-se entediado com o marasmo da cidade de interior. Apesar da pressão da mãe para se tornar médico, prefere uma vida irresponsável e contrata Clemente (André Arteche) para fazer seus trabalhos de escola. Vive um romance com Teresa (Fernanda Paes Leme), filha do delegado Trajano (Cássio Gabus Mendes).

DONA PUREZINHA(Eliana Fonseca) – Esposa de Alcebíades (Othon Bastos) e mãe de Argemiro (Emílio Orciollo Neto), Elisa (Júlia Mattos) e Jacinto (Leonardo Cunha Rocha). Purezinha é uma mulher muito simpática, doce e que está sempre trabalhando para compensar a preguiça do marido. É uma quituteira de mão cheia, e sua especialidade são doces, vendidos no armazém de Argemiro.

ARGEMIRO(Emílio Orciollo Neto) – É dono da pensão e do único armazém de Passaperto, que vende tudo e serve de ponto de encontro na cidade. Argemiro é filho de Alcebíades (Othon Bastos) e o orgulho da mãe, Purezinha (Eliana Fonseca). O rapaz trabalha dobrado por conta da preguiça do pai e apaixona-se por Florinda (Grazi Massafera), a filha do prefeito Viriato (Lima Duarte). Mas, por ser muito tímido, não consegue se declarar. Argemiro é irmão de Elisa (Júlia Mattos) e Jacinto (Leonardo Cunha Rocha).

JACINTO(Leonardo Cunha Rocha) – Deseja se tornar maquinista. Por isso, sonha com a instalação da ferrovia na cidade e sempre corre até o alto do morro para escutar o apito distante do trem. Jacinto é filho de Alcebíades (Othon Bastos) e Purezinha (Eliana Fonseca) e irmão de Argemiro (Emílio Orciollo Neto) e Elisa (Júlia Mattos).

ELISA(Júlia Mattos) – Filha de Alcebíades (Othon Bastos) e Purezinha (Eliana Fonseca) e irmã de Argemiro (Emílio Orciollo Neto) e Jacinto (Leonardo Cunha Rocha), é uma menina esperta. Adora implicar com seu irmão mais novo, Jacinto, e tem Bentinho, seu irmão mais velho, como seu maior ídolo.

MADALENA(Deborah Evelyn) – Irmã mais nova de Dona Purezinha (Eliana Fonseca). Sai de Matosinho para trabalhar na casa do delegado Trajano (Cássio Gabus Mendes) como governanta, mesmo sem saber nada sobre trabalhos domésticos. Conquista a amizade das filhas do delegado, Guilhermina (Camila Rodrigues), Teresa (Fernanda Paes Leme) e Maria Augusta (Bruna Marquezine), que acabam fazendo todas as tarefas domésticas por ela. Com o passar do tempo, apaixona-se por Trajano.

CIRO FEIJÓ(Rodrigo Lombardi) – Jornalista fracassado, parte para Passaperto na esperança de transformar as histórias sobre os milagres da Virgem na grande oportunidade para sua carreira. Seu plano dá certo, e ele acaba se tornando o mais novo morador da pequena cidade. Ambicioso e sem nenhuma ética, vê no relacionamento com Florinda (Grazi Massafera), a filha do prefeito Viriato (Lima Duarte), uma ótima oportunidade para subir rapidamente na vida.

NEZINHO(Luiz Carlos Tourinho) – Famoso contador de histórias de Passaperto, sacristão da paróquia da cidade e dono da língua mais afiada do oeste de Minas Gerais. Nunca foi visto comprando nada, pois guarda todas as suas economias debaixo do colchão. O mineirinho mora em um quarto na casa da família de Argemiro (Emílio Orciollo Neto).

GASPAR(Caio Junqueira) – Engenheiro da companhia ferroviária, que inicia os estudos para a construção da estrada de ferro e da ponte sobre o Rio Itareré. Ele se muda para a pensão da cidade e começa a chamar a atenção das moças.

NORONHA(Gilberto Hernandez) – Advogado da companhia ferroviária, intermediário na disputa entre fé e progresso, provocada pela construção da ponte. Divide o quarto e as atenções das jovens da cidade com o companheiro Gaspar (Caio Junqueira).

LÁZARO(Cláudio Marzo) – O solitário barqueiro, homem sábio e discreto, é o único que transporta os passageiros pelo Rio Itareré até Passaperto. Em meio a tantas idas e vindas, conhece muitos segredos dos moradores da cidade. Apesar de saber que ficará desempregado se a ponte for construída, concorda que o progresso depende de mudanças.