Bastidores

A novela marcou a estreia dos atores Maitê Proença e José de Abreu na Globo.

Por Memória Globo


PRODUÇÃO

Marco Nanini em As Três Marias, 1980 — Foto: Acervo/Globo

Para a gravação das cenas de voo livre de Aloísio, o personagem de Marco Nanini contou com o trabalho do dublê Euclides Herzog.

CENOGRAFIA E ARTE

O cenário escolhido para representar o Colégio Vilmont, na Suíça, foi o Hotel Bucsky, na cidade de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. Várias gravações foram realizadas em restaurantes do Rio de Janeiro, como o Mistura Fina, Antiquarius, Antonio’s, Giardino, Real Astoria, Helsingor e Chico’s Bar, nos clubes Caiçaras, Hípica e Gávea Golf; e nas igrejas Santa Teresina, Santa Mônica e da Reitoria.

CURIOSIDADES

'As Três Marias' começou a ser escrita por Wilson Rocha, mas, no decorrer da trama, ele se desentendeu com o diretor Herval Rossano e deixou a novela, sendo substituído por Walther Negrão. Walther Negrão foi chamado para mudar o roteiro da novela, que não estava chamando a atenção dos telespectadores. A solução foi transformar a história em uma trama policial.

A novela marcou a estreia dos atores Maitê Proença e José de Abreu. A personagem Maria da Glória marcou a estreia da atriz Maitê Proença em novelas da Globo. José de Abreu estreou na Globo interpretando o ex-marinheiro Leonel.

A novela foi reapresentada a partir de agosto de 1982, às 13h45, em Vale a Pena Ver de Novo.

O ator Osmar de Mattos morreu num acidente de automóvel na época das gravações de As Três Marias. Todas as cenas gravadas por ele como Cléber, namorado de Ciça (Érika Kupper), foram ao ar, mostrando assim seu último trabalho. Sua participação na novela se deu até o quinto capítulo.