As Três Marias

A trama envolvendo três mulheres que amam o mesmo homem se baseava em romance homônimo de Rachel de Queiroz.

Por Memória Globo


Abertura da novela As Três Marias (1980).

A novela conta a história de amizade entre as jovens Maria José (Gloria Pires), Maria Augusta (Nádia Lippi) e Maria da Glória (Maitê Proença), que se conheceram no Colégio Vilmont, na Suíça. Elas se reencontram anos depois, no Rio de Janeiro, por intermédio de Teresa (Kátia D’Angelo), aluna do colégio na mesma época das três.

Maria José é uma jovem amargurada, que sofre com os problemas de relacionamento entre os seus pais. Maria da Glória se tornou uma jovem solitária e reprimida após a morte do pai, que era a pessoa de quem ela mais gostava. Maria Augusta é a mais madura das três e tem um ótimo relacionamento com a família, apesar de também sofrer com a ausência dos pais. As três personagens encontram na amizade uma forma de superar a dor e os dramas da vida pessoal. O problema é que elas se apaixonam pelo mesmo homem, o publicitário Lucas (Kadu Moliterno). A trama se complica ainda mais porque as três são comprometidas.

Autoria: Wilson Rocha e Walther Negrão | Direção: Herval Rossano | Período de exibição: 10/11/1980 – 16/05/1981 | Horário: 18h | Nº de capítulos: 156

Maitê Proença, Nadia Lippi e Gloria Pires em As Três Marias, 1980 — Foto: Acervo/Globo

TRAMA

Três amigas se apaixonam pelo mesmo homem: o publicitário Lucas (Kadu Moliterno).

Saiba mais sobre a trama da novela: clique aqui

Kadu Moliterno em As Três Marias — Foto: Nelson Di Rago/Globo

PERSONAGENS

Kadu Moliterno é Lucas, diretor de criação de uma agência de publicidade e antigo namorado de Teresa (Kátia D’ Angelo). O jovem está sempre cercado de belas mulheres, a quem tenta conquistar.

Osmar de Mattos na novela As Três Marias — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Saiba mais sobre os personagens de 'As Três Marias': clique aqui

BASTIDORES

O ator Osmar de Mattos morreu num acidente de automóvel na época das gravações de 'As Três Marias'. Todas as cenas gravadas por ele como Cléber, namorado de Ciça (Érika Kupper), foram ao ar, mostrando assim seu último trabalho. Sua participação na novela se deu até o quinto capítulo.

Saiba mais sobre os bastidores da novela: clique aqui

FONTES:

Depoimento concedido ao Memória Globo por Wilson Rocha (06/08/2003); Boletim programação Rede Globo, 407, 409, 410 e 500; MEMÓRIA GLOBO. Guia ilustrado TV Globo: novelas e minisséries. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010; “Encontro das Marias às seis da tarde” In: Folha de S. Paulo, 10/11/1980; “Um reencontro dá início a muitos dramas e conflitos” In: O Globo, 9/11/1980.