Anjo Mau - 1ª versão

Primeira novela de Cassiano Gabus Mendes na Globo conta a história de uma babá disposta a tudo para subir na vida.

Por Memória Globo


Nice (Susana Vieira) é a filha adotiva de uma família humilde. Disposta a subir na vida, consegue emprego como babá na mansão dos Medeiros e passa a cortejar Rodrigo (José Wilker), o filho mais velho da família. Determinada, ela resolve conquistá-lo de qualquer maneira e usa de muitas artimanhas para esse fim. Ela descobre que Paula (Vera Gimenez), a noiva de Rodrigo, é apaixonada por Ricardo (Luis Gustavo), seu futuro cunhado, e faz com que Rodrigo descubra a traição e rompa com Paula. Mas o caminho ainda não está totalmente livre para Nice. Rodrigo se encanta por Léa (Renée de Vielmond) e Nice passa a armar intrigas para separar os dois. Maquiavélica, a babá consegue o amor de seu patrão, mas morre no final da trama, durante o parto.

EXCLUSIVO MEMÓRIA GLOBO

Webdoc sobre a novela Anjo Mau – 1ª versão com entrevistas exclusivas do Memória Globo.

Autoria: Cassiano Gabus Mendes | Direção: Régis Cardoso e Fabio Sabag | Período de exibição: 02/02/1976 – 24/08/1976 | Horário: 19h | Nº de capítulos: 173

TRAMA PRINCIPAL

Ambiciosa, Nice (Susana Vieira) não se conforma em trabalhar como operária e balconista, sendo sempre demitida por displicência. Ela consegue uma vaga como babá na casa de uma família de classe alta onde seu pai é motorista e passa a cuidar do bebê Edinho, o filho de Stela (Pepita Rodrigues), uma das herdeiras. Imaginando que esta pode ser sua chance de ascender socialmente, Nice alimenta intrigas na família e faz tudo para conquistar Rodrigo (José Wilker), o filho mais velho dos Medeiros, por quem realmente acaba se apaixonando. As atitudes de Nice são sempre criticadas por sua mãe adotiva Alzira (Vanda Lacerda), que a hostiliza constantemente e esconde um segredo do passado.

Susana Vieira em Anjo Mau (1ª versão), 1976 — Foto: Agência O Globo/Divulgação

PERSONAGENS

Luis Gustavo estreou na Globo em 'Anjo Mau', seis anos depois de ter atuado no papel-título de 'Beto Rockfeller'. Ricardo é o filho mais novo de Edmundo Medeiros (Francisco Moreno), irmão de Rodrigo (José Wilker) e Stela (Pepita Rodrigues). Não gosta de trabalhar e briga constantemente com o pai por causa de dinheiro. Gosta de esporte e sempre foge do escritório para jogar tênis e ir à praia. Também adora boates e clubes. Apaixona-se por Paula (Vera Gimenez), noiva de seu irmão.

Luis Gustavo em Anjo Mau – 1ª versão, 1976 — Foto: Acervo/Globo

BASTIDORES

'Anjo Mau' marcou a estreia de Cassiano Gabus Mendes como novelista na Globo, após idealizar na TV Tupi, como diretor artístico, a trama de 'Beto Rockfeller', escrita por Bráulio Pedroso em 1968 e considerada um marco na história da teledramaturgia no Brasil. O autor ficou conhecido pela maestria em dosar drama e comédia em tramas de apelo popular.

Cassiano Gabus Mendes — Foto: Acervo/Globo

TRILHA SONORA

A canção 'Meu Mundo e Nada Mais', de Guilherme Arantes, era tema de Rodrigo (José Wilker).

José Wilker em Anjo Mau – 1ª versão, 1976 — Foto: Acervo/Globo

ABERTURA

Anjo Mau - 1ª versão (1976)

CENAS MARCANTES

Anjo Mau - 1ª versão: a família de Nice

Anjo Mau - 1ª versão: Nice flagra Paula e Ricardo

Anjo Mau - 1ª versão: Getúlio e Stela

Anjo Mau - 1ª versão: Paula conta para Rodrigo que se apaixonou por Ricardo

Anjo Mau - 1ª versão: Rodrigo e Léa se beijam e Nice fica com ciúmes

Anjo Mau - 1ª versão: Nice e Rodrigo saem juntos

Anjo Mau - 1ª versão: Alzira revela para Onias que Nice é sua filha

Anjo Mau - 1ª versão: Rodrigo e Nice anunciam seu casamento

Anjo Mau - 1ª versão: Morte de Nice

FONTES

Depoimentos concedidos ao Memória Globo por: Fabio Sabag (28/01/2002), Susana Vieira (30/11/2001), Osmar Prado (14/06/2002), Ilka Soares (09/05/2001), José Lewgoy (18/04/2001), José Wilker (30/05/2005), Luis Gustavo (27/06/2005); Boletim de Programação da Rede Globo, números: 159, 160, 178; Acervo/Globo; “Duas novas novelas no começo de fevereiro” IN: Gazeta de S. Paulo, 26/06/1976; MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003; MEMÓRIA GLOBO. Guia Ilustrado TV Globo – Novelas e Minisséries. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2010; MEMÓRIA GLOBO. Entre Tramas, Rendas e Fuxicos – O Figurino na Teledramaturgia da TV Globo, Editora Globo, 2007; www.dirce.com.br, acessado em 01/2006; www.teledramaturgia.com.br/anjo.htm, acessado em 01/2006.