Gilberto Gil Nº 2 - Raça Humana

O programa teve como fio condutor uma história de ficção sobre a vinda à Terra de um extraterrestre, vivido por Moreno, filho de Caetano Veloso.


O programa teve como fio condutor uma história de ficção sobre a vinda à Terra de um extraterrestre, vivido por Moreno, filho de Caetano Veloso. A história foi gravada em locações como o Parque Lage e a Casa do Estudante Universitário, no Rio de Janeiro, e contada pelas músicas de Gil, dentre elas Cérebro Eletrônico, Pessoa Nefasta, Expresso 2222 e Feliz por um Triz.

Roteiro: Maria Carmem Barbosa; Produção musical: Roberto Nascimento; Direção: Maurício Tavares e João Paulo de Carvalho; Direção executiva: Italo Granato; Data de exibição: 25/12/1984; Horário: 21h20

Na piscina do Parque Lage, o compositor cantou Geléia Geral, espécie de hino do movimento tropicalista, cercado de bailarinas, grupos de punks, dançarinos de break e baianas. Ao lado da banda Lobão e os Ronaldos, Gil interpretou Me Chama, sucesso do grupo.

Trecho inicial do programa, que fala sobre a vinda de um extraterrestre à Terra, através das letras de Gilberto Gil. Ele abre cantando “Extra”.

PRODUÇÃO

O especial teve produção executiva de Almeida Santos. A cenografia foi assinada por Luiz Antonio Caligiuri e os figurinos, por Billy Aciolly.

CURIOSIDADES

Gilberto Gil fez dois programas na Série Grandes Nomes (1980), Gilberto Passos Gil Moreira e Jimmy Chambers, em julho de 1980, e Gilberto Passos Gil Moreira, em abril de 1981. Os outros especiais de Gilberto Gil exibidos pela Rede Globo foram Gil Extra (1983), e Gilberto Gil Especial (1992).Raça Humana foi reapresentado em março de 1985.

Fonte: Boletim de Programação da Rede Globo números 624, 637.