Trama Principal

A minissérie foi apresentada em quatro blocos temáticos: 'As Origens', 'A Organização', 'Lutas Internas' e 'A Queda'.

Por Memória Globo


A trama começa em 1975, quando Paulo Alberto (Nuno Leal Maia), considerado o último bandido romântico do Rio de Janeiro, é morto durante um tiroteio com a polícia e deixa para sua amante, Marluce (Betty Faria), um relógio onde está escondida uma fortuna em diamantes. A partir de então, inicia-se uma busca pelas joias roubadas, protagonizada por dois policiais: o corrupto Tito Lívio (José Wilker), comparsa de Paulo Alberto, e o correto e dedicado Lucena (Stênio Garcia).

Stênio Garcia e Gracindo Junior em Bandidos da Falange, 1983 — Foto: Vieira de Queiroz/Globo

TRAMAS PARALELAS

Valdir

Paralelamente aos desdobramentos da Falange Vermelha, desenrola-se a trama de Valdir (José Dumont). O manobrista, casado com Glória (Tânia Alves), se envolve numa enrascada quando decide faltar ao trabalho para ficar com a mulher.  Na sua ausência, a garagem é assaltada e três funcionários, mortos. Aos olhos de todos, Valdir passa a ser o principal suspeito da tragédia. O chefe de segurança da empresa o obriga, sob tortura, a confessar sua participação no assalto, e ele acaba preso. O verdadeiro responsável pela ação é Bira (Roberto Bomfim), braço direito de Jorge  Fernando fora da Ilha Grande. Ao saber da prisão de Valdir pelos jornais, Bira procura Glória na tentativa de orientá-la em relação ao julgamento do marido. Mas Valdir se envolve em uma briga e mata Jacaré (Gilson Moura), perdendo definitivamente as chances de conseguir a liberdade.

José Dumont e Gilson Moura em Bandidos da Falange, 1983 — Foto: Vieira de Queiroz/Globo

Júnior

A minissérie também conta a história de Pinheiro de Lemos (Francisco Milani) e seu filho, Júnior (Julio Braga). Aos olhos de todos, Pinheiro de Lemos é um empresário bem-sucedido, dono de uma agência de automóveis. Na verdade, o negócio serve de fachada para encobrir sua verdadeira fonte de riqueza: o tráfico de armas. Júnior é dependente químico e, em determinado momento da trama, é internado em uma clínica para tratamento. Para desespero de Pinheiro de Lemos, que não sabe como se aproximar do filho, o rapaz foge da clínica e entra para a criminalidade. Junior acaba sendo preso, tornando-se mais um membro da Falange Vermelha. 

Julio Braga e Maria Padilha em Bandidos da Falange, 1983 — Foto: Vieira de Queiroz/Globo