Alemão, Os Dois Lados do Complexo

A série conta a história de cinco policiais infiltrados no Complexo do Alemão, prestes a ser invadido pelas forças de segurança do Estado


Abertura da minissérie.

Ficção e realidade se misturam em “Alemão, os dois lados do Complexo”. Exibida em quatro capítulos, a série conta a história de cinco policiais infiltrados na guerra do tráfico de drogas. Encurralados na comunidade do Alemão, no Rio de Janeiro – prestes a ser invadida pelas forças de segurança do Estado – Doca (Otávio Muller), Danillo (Gabriel Braga Nunes), Carlinhos (Marcello Melo Jr.), Branco (Milhem Cortaz) e Samuel (Caio Blat) tentam sobreviver.Uma operação secreta comandada pelo delegado Valadares (Antonio Fagundes) levou o grupo a se infiltrar no morro e se misturar aos moradores para coletar informações sobre o tráfico. A operação está em andamento quando o governo ameaça invadir o local com forças militares, o que leva o chefe da quadrilha, Playboy (Cauã Reymond), a cortar as comunicações da favela. A atitude deixa os policiais sem contato com o delegado Valadares e os cinco são obrigados a se esconder na pizzaria de Doca, uma espécie de base do grupo na favela.

Ideia original: Rodrigo Teixeira | Roteiro: Gabriel Martins e Claudia Jouvin | Direção: José Eduardo Belmonte | Período de exibição: 12/01/2016 – 15/01/2016 | Horário: 23h30 | Nº de episódios: 4

BASTIDORES

A equipe do diretor José Eduardo Belmonte fez pesquisas sobre a atuação dos policiais infiltrados para preparar o roteiro do filme, que deu origem à série “Alemão, os dois lados do Complexo”. A série mostra os agentes disfarçados entre os traficantes dias antes da invasão do Complexo do Alemão. Os roteiristas Gabriel Martins e Leonardo Levis tiveram quatro meses para conceber a história. A ideia original foi do produtor Rodrigo Teixeira. Ele conta que uma das ideias da equipe foi fazer com que os policiais infiltrados, presos em um porão, ouvissem muitos ruídos, “para que o medo imperasse dentro do ambiente”. O resgate dos policiais implicaria, para a polícia, colocar em risco o sucesso da missão que estavam prestes a realizar no Alemão.

Cauã Reymond em Alemão, os dois lados do complexo, 2016. Globo — Foto: Globo

O funkeiro MC Smith (à direita) hospedou Cauã Reymond por alguns dias, no Complexo, para que o ator pudesse conhecer sobre o cotidiano do local. Minissérie Alemão, Os Dois Lados do Complexo, 2016/ Globo.

Entre os escolhidos para viver os personagens da série está um famoso morador do Complexo do Alemão. O funkeiro MC Smith vive FB, um dos traficantes do bando de Playboy (Cauã Reymond), líder do tráfico. O músico fez parte do grupo teatral Nós do Morro e foi indicado para fazer os testes com o diretor José Belmonte.Durante as gravações, o morador do Alemão hospedou Cauã Reymond por alguns dias em sua casa e a apresentou o ator aos moradores e ex-traficantes. Ao som de muito rap, funk e proibidões os dois trocaram impressões sobre os personagens e o universo da favela. Além de atuar, MC Smith ainda emplacou duas músicas na trilha sonora: “Vida bandida 1” e “Vida bandida 2”. 

GALERIA DE FOTOS

Galeria de fotos Alemão, Os Dois Lados do Complexo

8 fotos
Alemão, Os Dois Lados do Complexo: galeria de fotos

VÍDEOS

Cena em que Caveira (Marco Sorriso) entrega para Playboy (Cauã Reymond) as fichas dos policiais infiltrados no morro. Com Senegal (Jefferson Brasil).

Cena em que Danillo (Gabriel Braga Nunes) conta a Doca (Otávio Muller) e Branco (Milhem Cortaz) que Playboy (Cauã Reymond) descobriu os policiais infiltrados. Todos passam a desconfiar uns dos outros.

Cena em que Doca (Otavio Muller) revela a Branco (Milhem Cortaz) que retirou informações da pizzaria antes de enviar as fichas dos policiais infiltrados ao delegado, e que por isso não está sendo procurado pelos traficantes.

Cena em que Caveira (Marco Sorriso) e Senegal (Jefferson Brasil) interpelam Doca (Otavio Muller) para tentar identificar os policiais infiltrados – sem saberem que ele é um deles.

Cena em que Mariana (Mariana Nunes) entra na pizzaria para pegar o dinheiro da faxina e descobre os policiais – Doca (Otavio Muller), Danillo (Gabriel Braga Nunes), Carlinhos (Marcello Melo Jr.), Branco (Milhem Cortaz) e Samuel (Caio Blat) – infiltrados.

Cena em que Playboy (Cauã Reymond) vai até Mariana (Mariana Nunes) despedir-se, antes de fugir do morro.

Cena em que os traficantes Caveira (Marco Sorriso) e Senegal (Jefferson Brasil) invadem a pizzaria, entrando em confronto com Doca (Otavio Muller), Danillo (Gabriel Braga Nunes), Carlinhos (Marcello Melo Jr.), Branco (Milhem Cortaz) e Samuel (Caio Blat). Todos morrem.

FONTES:



“Alemão, os dois lados do Complexo”, Boletim de Programação Comunicação Globo, 04/01/2016; “Alemão, os dois lados do Complexo’ estreia no próximo dia 12, na Globo” In: http://redeglobo.globo.com/, 04/01/2016; “Equipe de ‘Alemão’ fez pesquisa com policiais infiltrados para filme” In: http://cinema.uol.com.br, 13/03/2014; PAIXÃO, Sara. “Morador do Alemão, MC Smith faz papel no filme, emplaca música na trilha e diz que processo por apologia vai virar pizza” In: http://extra.globo.com/, 17/03/2014. 

Milhem Cortaz, Otavio Muller, Caio Blat e Gabriel Braga Nunes em Alemão, os dois lados do complexo, 2016. Paprica/ Globo — Foto: Globo