Xuxa

A apresentadora Xuxa Meneghel voltava a comandar uma atração na TV Globo, desta vez dominical e com a proposta de agradar toda a família.


ASAS



Com direção-geral de Marlene Mattos, cinco blocos e uma hora de duração, o novo programa da rainha dos baixinhos trazia brincadeiras e gincanas reunindo pais e filhos, apresentação de números musicais e exibição de um quadro de entrevistas.

Direção de externas: Paulo NettoDireção-geral: Marlene MattosDireção de produção: Carlos Cerqueira Leite Período de exibição: 02/05/1993 – 24/10/1993Horário: 14hPeriodicidade: domingos 

Abertura do programa Xuxa (1993).

GALERIA DE QUADROS

Entre os quadros de destaque estavam X do Problema, que abordava temas relacionados aos adolescentes e envolvia a assessoria de especialistas, e Pirâmide, em que adultos famosos formavam pares com crianças do auditório para adivinhar palavras. A cada acerto, a dupla avançava um pouco até chegar ao topo e, assim, conquistar o prêmio – uma quantia em dinheiro.

O humorista Tom Cavalcante e a atriz e apresentadora Regina Casé disputaram a prova do quadro Pirâmide na estreia do programa, que teve como uma das atrações uma entrevista com a apresentadora Hebe Camargo no quadro Verdade ou Mentira?, outro destaque do infantil. Esse era o principal desafio para Xuxa, que nunca havia desempenhado a função de entrevistadora. A competição Encontre Alguém, em que as crianças deviam achar uma personalidade escondida na plateia, também teve boa repercussão. Na estreia, a triatleta Fernanda Keller foi a escolhida para se esconder dos baixinhos. Todas as semanas o programa ganhava novos quadros. O Mela-Mela, em que a criança

recebia um banho surpresa e tinha que adivinhar o que havia caído sobre sua cabeça (água, tinta, mel ou pétalas de flores), era considerado um dos mais divertidos do programa. Outro quadro em que o participante saía lambuzado da cabeça aos pés, Pisando no Tomate, também divertia a plateia: a criança tinha que adivinhar, de olhos vendados, em cima de quê estava andando. Todas as brincadeiras davam prêmios em dinheiro.

Xuxa abriu espaço para pessoas anônimas através do quadro Minuto da Fama, no qual qualquer um podia ser entrevistado pela apresentadora.

O programa lançou a promoção Uma Ideia para Curar o Mundo: crianças de 5 a 10 anos podiam participar enviando frases e desenhos para a produção. O vencedor recebeu como prêmio uma semana em Los Angeles, com acompanhante, e uma visita ao rancho do cantor Michael Jackson.

FOTOS

— Foto: Globo

Xuxa em “Xuxa”. Acervo/Globo

— Foto: Globo

Xuxa em “Xuxa”. Acervo/Globo

— Foto: Globo

Xuxa em “Xuxa”. Acervo/Globo

PRODUÇÃO

CURIOSIDADES

O cenário de Xuxa lembrava uma rua, com uma ponte de ferro ao fundo e a silhueta estilizada de uma cidade. As pessoas podiam caminhar sobre a ponte, indo de um lado a outro do cenário. Algumas das construções cenográficas serviam para que Xuxa realizasse as brincadeiras. No cenário também havia um palco, com um elevador panorâmico transparente no centro, usado pela rainha dos baixinhos para fazer sua entrada no programa.

Antes de Xuxa entrar em cena, era apresentado um balé, coreografado por Oswald Berry, com as Paquitas vestidas de jogadores de futebol americano. As irmãs Metralha, também assistentes de palco de Xuxa, vestiam-se com o uniforme da seleção brasileira de futebol.Calça xadrez, spencer vermelho, camisa branca e boina compunham o figurino escolhido por Sandra Bandeira para Xuxa usar no primeiro programa. 

ASAS



Xuxa comandou outras atrações infantis na Rede Globo, como Xou da Xuxa (1986), Bobeou Dançou (1989), Paradão da Xuxa (1992), Xuxa Park (1994), Xuxa Hits (1995), Planeta Xuxa (1997), Xuxa no Mundo da imaginação (2002), TV Xuxa (2005), Conexão Xuxa (2007).

FICHA TÉCNICA

Direção de externas: Paulo NettoProdução executiva: Nilton GouveiaCoordenação de produção: Marny ElwisEquipe de produção: Eliana Marcacci, Junior Porto, Helton Moura, Nenem Alves, Ana Paula Quintana, Heleno Moura, Lenice Coelho e Beatriz SansonFigurinos: Sandra Bandeira e Willis RibeiroCenários: João CardosoCabeleireira: Fátima LisboaMaquiador: Roberto FernandesDireção de imagem: Vicente BurgerEdição: Jorge Ruy e João Henrique ShillerSonoplastia: My BoyEquipe de cenografia: Lueli Antunes, Débora Carestiato e Silvana MachadoContrarregra: Samuel Acimo Câmeras: Armando Veçosa, Rogério Guimarães, Ivalino Raimundo, George Santoro, Francisval Filipe, Glicério Mariano e Nelson Araújo

ASAS

Vídeo: Gleidson Fonseca Silva e Edílson Godoy DuarteIluminação: Luis Carlos Leal e Cícero da SilvaAuxiliar de Iluminação: Ivan Fernandes, José Carlos Silva, Luiz Cláudio Salles, Mauro Jorge Marques, William César Santos, Paulo Costa, Guilherme Machado, Jurandyr Bastos e Marcelo QuitérioSupervisor de áudio: Eugênio P. de CarvalhoOperadores de áudio: Antônio Pedro Silva (Russo), Waldyr Mello, Paulo J. Mazzini, Marco Aurélio Cardoso, Leonardo Machado e Aecio PintoOperadores de sistema: André Ângelo e Paulo F. PerrotaOperadores de VT: Marcelo Oliveira Maurity, Jorge Rodrigues Silveira e Carlos Dias CostaOperadores de cabo: Nilton Dantas, Agnaldo Souza, Luiz C. Nascimento, Antônio Dias, Rogério Flores, Jovani Augusto Rios, Alexandre Santos e Sandro GamaGerência de operações: Roberto BarreiraSupervisão de operações: Carlos Câmara Francisco, Luiz B. de Oliveira e Carlos A. BonfimDireção de produção: Carlos Cerqueira Leite 

FONTES

Boletim de Programação da Rede Globo, número 1060; APOLINÁRIO, Sônia. “Uma visita na hora do almoço” In: O Globo, 02/05/1993; APOLINÁRIO, Sônia. “A Rainha amplia seus domínios” In: O Globo, 11/08/1993; LIMA, Roni. “Xuxa chega sábado e quer fazer novo programa para crianças” In: Folha de S.Paulo, 05/10/1993; MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003; “Esta tarde começa o ano novo de Xuxa” In: OEstado de São Paulo, 21/05/1993.