O especial 'Verde Que Te Quero Ver – A Lenda de Luana' conta a história de Cacique (Mu Carvalho), que, ao fugir do desmatamento, apaixona-se por Vitória-Régia (Lucinha Lins). O especial foi exibido na faixa de programação Sexta Super. Em grande parte, a história segue a estrutura narrativa das lendas indígenas, e os textos funcionam como uma ligação entre os quadros musicais. Tudo é contado através da música, sendo cada quadro apresentado por diferentes cantores que, além das interpretações musicais, também atuam como personagens da história.
O programa tem início quando, numa pequena vila, algumas crianças, preocupadas com a destruição do verde na cidade, decidem organizar uma passeata em defesa da natureza. Nessa noite, o líder do grupo, Paulinho (Fabiano Vannucci), sonha com a vontade que tem de um dia poder falar com as flores. Durante o sonho, Fabiano escuta uma estranha voz feminina e acorda, ficando cara a cara com uma pequena Flor (Aretha). Intrigado ao ver uma flor falar como um ser humano, Paulinho concorda com a proposta que ela faz para desvendar essa curiosidade: embarcarem em uma viagem mágica pela selva amazônica para conhecer os mistérios da natureza. Paulinho e Flor partem juntos e, logo no início da aventura, Paulinho conhece o Cacique (Mu Carvalho), que vive preocupado com as consequências do desmatamento, como o desaparecimento de várias espécies animais e vegetais e o futuro dos povos indígenas.
Abertura do programa Verde Que Te Quero Verde – A Lenda de Luana (1984).
A Vitória-Régia (Lucinha Lins), preocupada com o Cacique, leva-o para conhecer o Reino Vegetal, onde os habitantes são puros, generosos e também se preocupam com o meio ambiente. No caminho para o Reino Vegetal, o grupo encontra o Palhaço Real (Marcelo), uma espécie de mágico da floresta, feito de vegetais, que também embarca na viagem. Juntos, eles cruzam com botos doentes devido à poluição dos rios e com pássaros em fuga por conta da destruição da mata.
No Reino Vegetal, o Cacique e a Vitória-Régia se apaixonam e, mesmo ela sendo uma flor e ele um homem, decidem se casar, consolidando a união dos índios com a natureza. O Cacique adormece, e chega a Noite (Beth Carvalho). A Noite pede que Vitória-Régia beije o coração do Cacique, e, do amor dos dois, nasce uma pequena Flor, Luana. Nesse momento, o menino Paulinho compreende que a flor que aparecera falando em seu sonho é metade flor, metade gente, e compreende, então, que as plantas também são seres vivos e devem ser respeitadas. No final do programa, uma grande passeata pela preservação da natureza marca o reencontro de Paulinho com a Menina-Flor.
Criação: Paulo Netto e Augusto César Vannucci | Direção-geral: Paulo Netto | Direção de produção: Marcelo Paranhos | Data deexibição: 17/08/1984 | Horário: 21h
CURIOSIDADES
Tendo trabalhado no Xingu ao lado do antropólogo Orlando Villas Bôas, o diretor Paulo Netto interessou-se pela mensagem ecológica do musical criado por Paulinho Tapajós e Edmundo Souto – parceiros desde a década de 1960, quando fizeram sucesso nos festivais de música com as canções Andança (1967) e Luciana (1968).
PRODUÇÃO
O cenário criado por Irênio Maia transformou o palco do Teatro Fênix, no bairro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, numa grande floresta, com rios, lagos, pássaros e animais coloridos. Para gravar a sequência final do programa, quando Paulinho reencontra a Menina-Flor, uma grande passeata foi organizada na Quinta da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro, com a participação de mais de 800 crianças.
NÚMEROS MUSICAIS
As canções apresentadas no programa foram: Verde Que Te Quero Ver, com Paulinho Tapajós e A Turma do Verde; Canção do Despertar, com Fabiano e Aretha; Xote dos Pássaros e Aguapé, ambas cantadas por Jane Duboc e A Cor do Som; Boto Desbotado, com o Grupo Magazine; Conquista do Cacique, com Mu Carvalho; Dança dos Brinquedos, com Cristina Conrado e Viva Voz; Raio de Luar, com Beth Carvalho; Tema do Nascimento de Luana, com Márcio Montarroyos; Acalanto de Luana, com Lucinha Lins; Palhaço Real, com Marcelo; e Quando eu Ficar Grandão, com Fabiano e Viva Voz.
GALERIA DE VÍDEOS
Paulinho (Fabiano Vannucci) conhece Flor (Aretha) e canta “Canção do Despertar”, de Edmundo Souto e Paulinho Tapajós. Exibido em 17/08/1984.
Flor (Aretha) apresenta Paulinho (Fabiano Vannucci) ao seu mundo. Ele conhece o Cacique (Mu Carvalho), preocupado com a natureza e seu povo. Jane Duboc e o grupo A Cor do Som cantam “Xote dos Pássaros”, de Edmundo Souto e Paulinho Tapajós. Exibido em 17/08/1984.
Flor (Aretha) e Paulinho (Fabiano Vannucci) veem o estado de poluição da água. O grupo Magazine canta “Boto Desbotado”, de Edmundo Souto, Mu Carvalho e Paulinho Tapajós. Exibido em 17/08/1984.
A Noite (Beth Carvalho) canta “Raio de Luar”, composta por Edmundo Souto e Paulinho Tapajós. Do amor de Vitória-Régia (Lucinha Lins) e Cacique (Mu Carvalho) nasce uma flor (Aretha), sob “Tema do Nascimento de Luana”, de Beth de Carvalho e Paulinho Tapajós. Com Paulinho (Fabiano Vannucci) e o Palhaço Real (Marcelo), entre outros. Exibido em 17/08/1984.
Vitória-Régia (Lucinha Lins) canta “Acalanto de Luana” (de Beth Carvalho e Paulinho Tapajós) para sua flor (Aretha). Exibido em 17/08/1984.
Paulinho (Fabiano Vannucci) e Flor (Aretha) encabeçam a passeata pela preservação da natureza. O infantojuvenil termina com o narrador Mário Lago citando Briggite Bardot, atriz e ativista francesa. Exibido em 17/08/1984.
GALERIA DE FOTOS
Galeria de Fotos Verde Que Te Quero Ver - A Lenda de Luana
FICHA TÉCNICA
Elenco
Aretha – Flor
Beth Carvalho – Noite
Cristina Conrado
Fabiano Vannucci – Paulinho
Jane Duboc – Aguapé
Kid Vinil – Boto
Lucinha Lins – Vitória Régia
Marcelo – Palhaço Real
Márcio Montarroyos – Cacique Paulinho Tapajós
Codireção e direção de imagem: Vicente Burger
Edição: Antônio Vilela
Equipe de produção: Eliana Marcatti, Jôni Nicolino, Moira Lynch
Cenografia: Irênio Maia
Iluminação: Jorge Luiz Queiroz
Direção de sonoplastia: Antônio Faya
Sonoplastia: Milton Porto, Eugênio Carvalho, Uriel Nascimento, Heliatrice Antonello
Contrarregra: Paracyum Gonçalves
Maquiagem: Ainda Blanca Nino
Penteados: Silvinho
Apoio musical: Márcio Antonucci
Coordenação musical: José Roberto
Produção musical: Paulinho Tapajós
Supervisão de balé: Beth Oliosi
Coreografia: Luis Boronini
Balé infantil: Dalal Achcar
Coordenação de palco: César Almeida
Bonecos: Stoessel
FONTES
Boletim de Programação da Rede Globo, números 605; MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003. |