Satiricom

Quadros e piadas curtas davam o tom do humorístico, que lançava um olhar crítico e zombeteiro sobre o comportamento humano.

Por Memória Globo


Escrito por Max Nunes e Haroldo Barbosa, os mesmos redatores do humorístico TV 0 – TV 1 (1966) – do qual era uma espécie de descendente – 'Satiricom' estreou em 1974 lançando um olhar crítico e zombeteiro sobre os meios de comunicação. Sem personagens fixos e com poucas cenas externas, 'Satiricom' era composto basicamente de quadros curtos, de dois minutos, em que comediantes como Jô Soares, Renato Corte Real, Luiz Carlos Miele, Berta Loran e Agildo Ribeiro satirizavam telenovelas, clássicos do cinema, programas de auditório, telejornais e programas radiofônicos. O programa ia ao ar a cada quinze dias.

Milton Carneiro e Agildo Ribeiro em 'Satiricom', 1974. — Foto: Acervo/Globo

No ano seguinte à sua estreia, o programa foi rebatizado como 'Satiricom 75 – A Sátira do Comportamento Humano', ampliando seu leque de temas e passando a satirizar também fatos jornalísticos da época. O revezamento constante de piadas curtas continuou a dar a tônica da atração, mas os quadros não contavam mais com as gargalhadas artificiais da claque. Como o próprio Max Nunes chegou a declarar na época, o objetivo era manter o telespectador permanentemente divertido, com um sorriso no rosto, e não provocar gargalhadas esporádicas. Jô Soares, Jota Rui, Hilton Marques, Lafayette Galvão e Renato Corte Real também colaboraram com a redação de 'Satiricom'.

EXCLUSIVO MEMÓRIA GLOBO

Entrevista exclusiva do apresentador e humorista Jô Soares ao Memória Globo em 19/11/2002, sobre o programa humorístico Satiricom.

Galeria de fotos Satiricom

6 fotos
Galeria de fotos Satiricom

No programa Satiricom, elenco canta uma paródia da música “Tout va trés bien, Madamme La Marquise”

Esquete em que Jô Soares, Paulo Silvino e Miele fazem uma sátira dos comentaristas de futebol.

Esquete com Berta Loran e Bibi Vogel.

Aberturas

Em 1975, 'Satiricom' voltou mais sofisticado visualmente. A abertura, idealizada e produzida por Cyro Del Nero, trazia modernos efeitos especiais e quase todos os esquetes eram gravados com chromakey, recurso que permite que as imagens possam ser sobrepostas, criando-se a ilusão de primeiro plano e fundo.

Abertura do programa Satiricom (1975).

Segunda abertura do programa Satiricom (1975).

Abertura do programa Satiricom (1974).

Ficha Técnica

ELENCO

Alcione Mazzeo;
Álvaro Aguiar;
Antônio Carlos;
Arlete Salles;
Berta Loran;
Bibi Vogel; 
Carlos Leite;
Célia Biar;
Cinira Arruda;
Luiz Delfino;
Martin Francisco; 
Milton Carneiro; 
Mirian Muller; 
Paulo Silvino;
Renata Fronzi;
Silvino Neto; 
Sônia Mamede

FONTES

Depoimentos concedidos ao Memória Globo por: Jô Soares(19/11/2002) e Paulo Silvino (06/06/2005); Boletim de programação da TV Globo112, 135, 147; BAHIANA, Ana Maria. Almanaque anos 70. Rio de Janeiro, Ediouro, 2006; CHRYSÓSTOMO, Antônio. In: “Falta de assunto”, Veja, 1975; “Hoje na TV” In: O Globo, 1973-1975; MEMÓRIA GLOBO. 'Dicionário da TV Globo v. 1: programas de dramaturgia e entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 2003'.