Chico e Amigos

Especial de fim de ano em que Chico Anysio homenageou seu público da forma que mais gostava: fazendo humor.

Por Memória Globo


Neste especial de fim de ano da Rede Globo, Chico Anysio homenageou seu público da forma de que mais gostava: fazendo humor. No programa, ele interpretava personagens que marcaram sua carreira como Tavares, Azambuja, Pantaleão, Haroldo, Quem-Quem, Coalhada, Bento Carneiro, Justo Veríssimo, Popó, Gastão, Urubulino, Painho, Salomé, Santelmo, Bozó, Silva, Nazareno e Professor Raimundo.A trama se passava no navio “Ventos Anysios”, onde o humorista fazia um show e comemorava os 57 anos da Escolinha do Professor Raimundo. Desta vez a turma era formada por alunos diferentes: os clássicos personagens interpretados por Chico Anysio, entre eles o velho Popó, o babalorixá Painho e o vampiro Bento Carneiro. Ansiosos para encontrar velhos amigos e participar de mais uma aula, eles embarcavam com seus familiares no navio e se envolviam em muitas confusões.

Abertura do especial 'Chico e Amigos' (2009).

Direção: Alexandre Boury e Maurício Sherman | Redação: Gugu Olimecha, Daniel Adjafre, Paulo Cursino e Nani | Período de exibição:29/12/2009Horário: terça-feira, às 22h

Para criar uma atmosfera propícia para os personagens recordarem situações e bordões que marcaram época, algumas participações especiais foram escaladas. O especial era dividido em duas partes. Na primeira, os personagens interpretados por Chico Anysio e seus amigos protagonizavam cenas inusitadas dentro do navio. Na segunda, após o show do humorista, o telespectador podia acompanhar a Escolinha do Professor Raimundo com “estudantes” que lembravam os grandes sucessos do ator.O programa contou com a participação de Bruno Mazzeo, Carol Castro, Suzana Alves, Ellen Roche, Totia Meirelles, Alexandre Borges, Karina Ferrari, Christovam Netto, Juliana Didone, Dira Paes, Milton Gonçalves, Orlando Drummond, Lima Duarte, Lug de Paula, Flavio Migliaccio, Nizo Netto, Ataíde Arcoverde, Bianca Byington, Edson Celulari, Alexandre Borges, Rafael Calomeni, o jogador de futebol Júnior, entre outros.

Personagens

AZAMBUJA – Carioca malandro profissional, Maurício Azambuja aprendeu com a escola da vida tudo que sabe. Já foi jogador do time de Bonsucesso, mas arriscou a carreira de cantor durante um período. O personagem era conhecido pelo bordão “Estou contigo e não abro”.

Azambuja (Chico Anysio) em 'Chico e Amigos'. — Foto: Alex Carvalho/Globo

TAVARES – Altivo Belo Tavares da Cunha era o príncipe das mulheres. Fazia o que podia para ganhar dinheiro e fugir das responsabilidades. Seu bordão mais conhecido era “Sou, mas quem não é? Certo, Biscoito!”.

Tavares (Chico Anysio) em 'Chico e Amigos'. — Foto: Alex Carvalho/Globo

PANTALEÃO – Aposentado há 15 anos, Pantaleão Pereira Peixoto gostava de ficar em sua cadeira de balanço na companhia de Dona Terta, sua esposa, e Pedro Bó, menino que decidiu criar. Adorava contar casos, apesar de todos terem ocorrido em 1927. O personagem era conhecido pelo bordão “É mentira, Terta? Pois bem… Numa ocasião em 1927…”.

HAROLDO – Haroldo P. Brazão foi personal trainer durante muitos anos, mas só para homens, pois odiava as mulheres. Com o tempo, mudou seu interesse e passou a querer a atenção feminina a qualquer preço. O problema era que ele não correspondia exatamente ao que as mulheres gostavam. O personagem era conhecido pelo bordão “Agora sou hétero. Mordo você todinha!”.

Haroldo (Chico Anysio) em 'Chico e Amigos'. — Foto: Isac Luz/Globo

QUEM-QUEM – Cristóvão Boaventura fez muitos amigos na época da escola, mas não terminou os estudos por problemas financeiros. Passou a trabalhar como garçom para se manter e, de vez em quando, encontrava alguém das antigas. O personagem era conhecido pelo bordão “Morro teso, mas não perco a pose”.

COALHADA – Um dos grandes sucessos do futebol nacional, Otávio Arlindo Antunes do Nascimento, mais conhecido como Coalhada, já fez gols por diversos times do país. O personagem era conhecido pelo bordão “Mas hein, mas hein? Que o Coalhada é isso, que o Coalhada é aquilo”.

BENTO CARNEIRO – Apesar de não ser tão importante quanto o Conde Drácula, Valdevino Bento Carneiro era a prova de que o Brasil também tem vampiros. Com seu parceiro Calunga, se metia em muitas confusões. O personagem era conhecido pelo bordão “Vampiro brasileiro… Pzztt… Não crê neu papudo se finouce, hehehe”.

Chico Anysio em 'Chico e Amigos'. — Foto: Thiago Prado Neris/Globo

JUSTO VERÍSSIMO – Deputado Federal eleito pelo estado de Pernambuco, Justo Veríssimo só pensava em se arrumar e não gostava de pessoas de classe mais baixa. O personagem era conhecido pelo bordão “Quero que pobre se exploda! Eu tenho horror a pobre. Horror”.

POPÓ – Apolônio Pandolé, mais conhecido como Popó, nasceu no dia 29 de fevereiro e só fazia aniversário de quatro em quatro anos. Museólogo aposentado, ele dizia ter vivido com pessoas que nasceram há mais de 300 anos. Ninguém acreditava, mas a verdade era que, apesar de afirmar ter 91 anos, Popó tinha 364! O personagem era conhecido pelo bordão “Você é iidiota! Você é iiidiota!”.

GASTÃO – Apesar do nome, Gastão Franco não gostava nada de perder dinheiro. Ocupava o cargo de diretor de produção em uma emissora de televisão e controlava todos os gastos dos projetos. O personagem era conhecido pelo bordão “Pão duro? Não. Eu sou controlado. Quer poupar, poupa”.

URUBULINO – Uma palavra define bem o perfil deste personagem: o pessimista.

Urubulino (Chico Anysio) em 'Chico e Amigos'. — Foto: Thiago Prado Neris/Globo

PAINHO – Ruy de Todos os Santos, conhecido como Painho, era babalorixá e ajudava pessoas importantes da sociedade baiana a saber seu futuro e sua sorte. O personagem era conhecido pelo bordão “Afffe! Tô morta! Eu sou doido por essa neguinha”.

SALOMÉ – Foi professora do presidente Figueiredo e se orgulha muito disso. Durante o mandato, Salomé se via no direito de ligar para ele e fazer sérias cobranças. A personagem era conhecida pelo bordão “Barbaridade. Tchê”.

RAIMUNDO – Raimundo Nonato Nepomuceno, o professor Raimundo, dedicou sua vida ao magistério e deu aula para muitas pessoas famosas. O personagem era conhecido pelo bordão “Vai comendo Raimundo. E o salário, ó!”.

SANTELMO – Incapaz de dizer uma mentira de tão puro, Santelmo dos Anjos dedicou a vida ao amor por sua esposa Dona Dadivosa. O personagem era conhecido pelo bordão “Tem que ser que nem que eu sou… Durão! Eu não sei mentir…”.

NAZARENO – Nazareno Luis do Amor Divino era funcionário público e despertava a raiva de todos pela forma como tratava sua esposa. O personagem era conhecido pelo bordão “Ca-la-da! Tá com pena? Leva para você”.

SILVA – Há muitos anos Onestaldo Veridiano da Silva saiu de Souza, na Paraíba, e decidiu morar em Duque de Caxias. Apesar de não ter nenhum grande atributo, as mulheres enlouqueciam por ele. O personagem era conhecido pelo bordão “Safadim e… Bunitim… Vamos comer uma panelada na casa de cheiroso…”.

BOZÓ – Apesar de ninguém ter confirmado e a empresa negar, Sérgio Dias Magalhães Marinho jurava que trabalhava na Rede Globo. O personagem andava sempre com seu crachá e dizia “Eu, eu, trabalho na Globo, tá legal?”.

FONTES

Boletim de programação da TV Globo, 29/12/2009; “Especial com Chico Anysio relembra Escolinha” In: O Dia, 29/12/2009.