Com o objetivo de mostrar o que estava por trás de uma superprodução televisiva, o diretor Jorge Bodanzky acompanhou a produção de 'O Tempo e o Vento' do início ao fim, levando ao público detalhes inusitados das gravações. A minissérie consumiu mais de seis meses de trabalho e contou com a participação direta de 5.000 profissionais de diversas áreas, entre atores, figurantes, técnicos e produtores. Tudo foi registrado, desde os testes com atores, leituras de texto e levantamento de locações, até a finalização, incluindo a edição dos capítulos.
O programa revelou truques de cena, aspectos da construção de cenários e da criação de figurinos, o ambiente de trabalho e o papel dos roteiristas. O especial foi levado ao ar na véspera da exibição do primeiro capítulo da minissérie, teve 40 minutos de duração e contou com a narração de Lima Duarte, que interpretou o major Rafael Pinto Bandeira na trama.
Texto: Elói Calage | Direção: Jorge Bodanzky | Produção: Roberto Bianchi | Exibição: 21/04/1985 | Horário: 22h20
Trecho do documentário sobre os bastidores das gravações da minissérie “O Tempo e o Vento – 1ª versão”. Apresentação e narração de Lima Duarte.
Fontes
Boletim de Programação da Rede Globo 641; “Especial divertido mostra como foi feito O Tempo e o Vento”. O Globo, 19/04/1985. |