Correndo Atrás

Oito amigos recém-formados não conseguem entrar no mercado de trabalho atuando em suas profissões. Desempregados, eles criam uma empresa de prestação de serviços como solução para a crise financeira.

Por Memória Globo


A história mostra o cotidiano de oito amigos recém-saídos da faculdade que não conseguem entrar no mercado de trabalho atuando em suas profissões. Desempregados, eles criam uma empresa de prestação de serviços chamada Trampo, como solução para a crise financeira que atravessam. Todos deixam o orgulho e o diploma de lado para viver uma fase que chamam de “proletarização emergencial”, correndo atrás de “bicos” que os ajudem a pagar as contas no final do mês. Em troca de remuneração, eles se propõem a consertar, criar ou resolver qualquer tarefa, desde pintar paredes até servir mesas em eventos sociais. E acabam se metendo em várias confusões.

Texto: Ronaldo Santos e Péricles C. Barros | Redação: Ronaldo Santos, Juca Filho e Thereza Falcão | Redação final: Ronaldo Santos | Direção geral: José Lavigne | Direção de núcleo:  J.B. de Oliveira (Boninho) | Exibição: 22/12/2004; 22/12/2005 | Horário: 22h40; 23h

Para interpretar esses amigos, foram escalados os atores Luana Piovani, como a economista Érica; Danton Mello, como intérprete do administrador de empresas Rodrigo; Taís Araújo no papel da jornalista Laís; Miguel Thiré como Léo, recém-formado em marketing; Fernando Caruso como Ivan, bacharel em Direito; Debora Lamm, a psicóloga Solange; Rocco Pitanga como Uil, o ator do grupo; e Pedro Neschling no papel de  Pena, o único sem formação universitária.

ESPECIAL 2004

No primeiro especial, exibido na programação de fim de ano de 2004, os amigos tentam divulgar a nova empresa e fazem um comercial para a TV oferecendo seus serviços. Ofertas de trabalhos muito estranhas começam a aparecer. Sem notar que houve um mal entendido na peça publicitária, eles vão aceitando as oportunidades que aparecem. Uma delas é o convite para Uil (Rocco Pitanga) participar de um filme. Feliz da vida, o jovem ator vai até a produtora que o convidou, sem saber que se trata de um filme pornô, cujo diretor é o exótico Baby – Tarcísio Meira, em participação especial no programa. O ator Paulo Betti também participa do especial como o diretor da escola onde estuda o filho de Laís (Taís Araújo). Ele promete bolsa integral ao garoto em troca dos serviços sexuais da jornalista.

Fernando Caruso, Rocco Pitanga e Tarcísio Meira em Correndo Atrás, 2004 — Foto: Gianne Carvalho/Globo

O responsável por toda essa confusão é Léo (Miguel Thiré). Para baixar os custos, ele comprou como horário de veiculação do anúncio da Trampo o intervalo de um programa pornô, o que fez o público achar que os jovens da Trampo topavam qualquer coisa.

'Correndo Atrás' apresentou cenas parodiando o 'Big Brother Brasil' (BBB). O elenco, alternadamente, aparecia em uma sala semelhante ao confessionário do BBB, discorrendo sobre suas atitudes e a dos demais amigos.

ESPECIAL 2005

No especial de 2005, a grande oportunidade ainda não bateu à porta da Trampo e os amigos continuam correndo atrás de trabalho. Desta vez, a história tem três integrantes a menos: Rocco Pitanga, Debora Lamm e Pedro Neschling deixaram o programa. O episódio mostra os sócios Rodrigo (Danton Mello), Érica (Luana Piovani), Laís (Taís Araújo), Ivan (Fernando Caruso) e Léo (Miguel Thiré) tentando manter a empresa com muito esforço e pouco lucro, e aceitando trabalhos como o de picar 450 quilos de papel para o réveillon de Copacabana ou servir de babá para cachorros de madame. A turma, porém, quer encarar novos desafios e conseguir empregos mais qualificados.

Leandro Hassum, Luana Piovani e Marcius Melhem em Correndo Atrás, 2005 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Leandro Hassum e Marcius Melhem participam deste episódio vivendo dois bandidos atrapalhados que sequestram Érica quando ela se fazia passar por Monalisa Jackson.

A sociedade sofre um racha quando Rodrigo e Érica brigam por causa da proposta indecorosa do suspeito comerciante Varejão (Cecil Thiré), pai de Deise (Danielle Winits), a noiva de Rodrigo, que está grávida. Rodrigo é seduzido pelo sogro a enveredar pelo arriscado mundo dos negócios clandestinos, atuando como testa-de-ferro do lançamento de uma loja de R$999,99, só para ricos – versão chique das lojas de R$1,99. Desconfiando da honestidade de Varejão e também com ciúmes de Rodrigo, Érica se recusa a aceitar o trabalho, e vai trabalhar como dublê de corpo de Monalisa Jackson, uma pop star internacional. O resto do grupo, no entanto, decide se associar ao futuro sogro de Rodrigo.

Ao fim do especial, Varejão é preso por manter uma fábrica de CDs piratas nos fundos de sua loja, e sua filha Deise foge com outro homem para o exterior. Rodrigo fica sabendo que o filho que a namorada esperava não era seu. Com tudo resolvido, o grupo volta a trabalhar unido novamente.

ELENCO

Especial 2004

Anderson Carvalho
Cecil Thiré
Daniela Ocampo
Danton Mello – Rodrigo Dourado
Débora Lamm – Solange
Fernando Caruso – Ivan Machado
Luana Piovani – Érica Lobato
Marcelo Suguino
Maria Carolina Ribeiro
Miguel Thiré – Leonardo Sabóia (Léo)
Paulo Betti – Rui
Pedro Neschling – Pena
Rocco Pitanga – Uil Neves
Samantha Schmütz
Taís Araújo – Laís
Tarcísio Meira – Baby de Castro

Especial 2005

Afonso Resende
Anna Cotrim
Carlos Sato
Cecil Thiré – Varejão
Danielle Winits – Deise
Danton Mello – Rodrigo Dourado
Fernando Caruso – Ivan Machado
Kiko Mascarenhas
Leandro Hassum – bandido
Luana Piovani – Érica Lobato / Monalisa Jackson
Luciano Rabelo
Marcelo Torreão
Marcius Melhem – bandido
Marcos Holanda
Miguel Thiré – Leonardo Sabóia (Léo)
Taís Araújo – Laís

FICHA TÉCNICA

Especial 2004

Cenografia: Fernando Meirelles
Figurinos: Sonia Tomé
Direção de fotografia: Paulo Santos
Produção de arte: Luciana Nick
Produção de elenco: Luciano Rabelo
Produção musical: Mu Chebabi
Maquiagem: Fernando Torquatto
Edição: Marcos Pereira Lisboa
Sonoplastia: Breno Poubel, Antônio Doutel
Videografismo: Cristiana Queiroga
Efeitos especiais: James Rothman
Câmeras: Paulo Violeta, José Silveira, Carlos Colombo
Assistência de direção: Natália Grimberg
Produção de engenharia: Aurélio Sampaio
Coordenação de produção: Marcos Senna
Gerência de produção: Daniel Vincent

Especial 2005

Cenografia: Regina Dantas
Figurinos: Regina de Paula
Direção de fotografia: Paulo Santos
Produção de arte: Denise Garrido
Caracterização: Valéria Tothi
Produção musical: Mu Chebabi
Edição: Marcos Pereira Lisboa
Sonoplastia: Breno Poubel, Antônio Doutel
Videografismo: Cristiana Queiroga
Efeitos visuais: Paula Souto
Efeitos especiais: James Rothman
Câmeras: Marco Henrique, Tanaka, João Carlos do Nascimento
Continuidade: Stella Valadão, Geilza Damasceno
Assistência de direção: Carol Bandeira de Mello
Produção de engenharia: Aurélio Sampaio
Coordenação de produção: Isabel Cabral
Gerência de produção: Daniel Vincent

Fontes

Boletim de Programação da Rede Globo, 12/2004; 12/2005; “Fazemos qualquer negócio” In O Dia, 05/12/2004; “Globo testa hoje duas novas atrações” In O Estado de São Paulo, 22/12/2004; FERNANDES, Nelito. “Quem ficará no ar?” In Época, 20/12/2004; CASTRO, Daniel. “Cinco séries disputam uma vaga na Globo” In Folha de São Paulo, 21/12/2005; Sites: http:// redeglobo.globo.com; www..wikipedia.org, acessados em 01/2009.