Central da Periferia - Especial

O especial de fim de ano do programa 'Central da Periferia' contou com a presença do grupo AfroReggae, Zeca Pagodinho, Marcelo D2 e Leandro Sapucahy, entre outros convidados.

Por Memória Globo


Especial de fim de ano do programa 'Central da Periferia', gravado na Praça da Apoteose, no Sambódromo do Rio de Janeiro, com a presença de mais de 14 mil pessoas. Foi ao ar no horário então reservado ao programa nas tardes de sábado. O programa foi gravado no dia 6 do mesmo mês, e homenageou as raízes do samba.

Direção: Estevão Ciavatta, Leonardo Netto, Mário Meirelles, Monica Almeida e Patrícia Guimarães | Núcleo: Guel Arraes | Data de exibição: 23/12/2006 | Horário: 15h 

Afro Reggae em Central da Periferia Especial, 2006 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

No comando do show, a apresentadora Regina Casé reuniu nomes como Zeca Pagodinho, Marcelo D2, Leandro Sapucahy, Exaltasamba, AfroReggae e Os Havaianos.

Além das atrações musicais, também estavam presentes no palco a apresentadora Ana Maria Braga, os atores Reynaldo Gianecchini, Pedro Cardoso, Juliana Paes e Thiago Martins e a jogadora de vôlei Isabel.

Para celebrar a arte da periferia, considerada pela apresentadora o centro da cultura brasileira, Regina Casé exibiu matérias que contavam a história da relação das comunidades com o samba.

Zeca Pagodinho em Central da Periferia Especial, 2006 — Foto: João Miguel Junior/Globo

O público viu parcerias musicais singulares: Zeca Pagodinho e Leandro Sapucahy cantaram Comunidade Carente; Marcelo D2 convidou Zeca para acompanhá-lo em Dor de Verdade; e Leandro voltou ao palco com Marcelo D2 para tocar Numa Cidade Muito Longe Daqui. Além dessas apresentações, Zeca cantou Eu Sou o Samba, Beija-me e Deixa a Vida me Levar. Marcelo D2 ainda cantou Qual É? e Gueto, enquanto Leandro tocou Tá Tranquilo Shock.

Representando o samba paulista, o Exaltasamba sacudiu a pista com os hits Faz Falta e Moleque Atrevido. O AfroReggae animou o espetáculo com Ninguém Precisa Ser o que Não É. Para encerrar, Exaltasamba, Leandro Sapucahy e Marcelo D2 cantaram Favela.

O especial também mostrou uma retrospectiva com os melhores momentos do programa ao longo do ano. Os projetos que mais se destacaram nos episódios do Central da Periferia foram relembrados e homenageados no palco.

Regina Casé e Pedro Cardoso em Central da Periferia – Especial, 2006 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

PRODUÇÃO

Ingressos gratuitos para o show foram entregues nas sedes de instituições como CUFA (Central Única das Favelas), AfroReggae, Espaço Criança Esperança, Nós do Morro, Ação da Cidadania e SESI, além de outras associações de moradores de comunidades.

Seguindo o conceito da reciclagem, o palco do especial foi decorado com 80 mil latas de alumínio. O cenógrafo Fernando Schmidt também utilizou materiais reaproveitados de outros episódios do programa para compor o cenário da área VIP, como flores feitas de garrafa PET, fitas de cetim e gambiarras de luzes coloridas.

Marcelo D2 e Leandro Sapucahy em Central da Periferia – Especial, 2006 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Regina Casé pediu que, para participar da festa, cada convidado ilustre escolhesse um momento divertido ou uma iniciativa de destaque que tivessem sido revelados pelos programas Central da Periferia e Minha Periferia, em 2006. A apresentadora Ana Maria Braga e o ator Reynaldo Giannechini entregaram flores a instituições de Fortaleza (CE).

Os atores Pedro Cardoso e Juliana Paes destacaram personagens inesquecíveis dos programas, como Zenildo – dono da aparelhagem “Brasilândia”, que reunia uma multidão de fãs do estilo brega em Belém do Pará (PA) – e Os Havaianos, grupo de funk da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, que estourou com a canção Dança do Bonequinho.

Para prestigiar os projetos de esporte na periferia, a jogadora de vôlei Isabel parabenizou duas iniciativas diferentes: uma escolinha de surfe de Fortaleza e um professor de badminton do Rio de Janeiro, que já havia selecionado uma de suas alunas para representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de 2007. Por último, Thiago Martins convidou ao palco uma diretora de uma escola pública de Salvador (BA) que revolucionou o método de ensino na periferia.

No final do show, Regina Casé pediu silêncio e chamou ao palco algumas mães que perderam seus filhos em chacinas ou atos de violência. Emocionadas, elas entraram segurando cartazes com fotos dos filhos e pedindo paz e fim à impunidade. A apresentadora aproveitou para desejar união ao Rio de Janeiro no combate à violência em 2007.

Regina Casé, Professora Heloísa e Thiago Martins em Central da Periferia – Especial, 2006. — Foto: João Miguel Júnior/Globo

CURIOSIDADES

O programa 'Central da Periferia' estreou em abril de 2006, sendo exibido mensalmente na Globo. O primeiro episódio foi gravado em Recife (PE), o segundo em São Paulo (SP), o terceiro em Belém (PA), o quarto em Salvador (BA), o quinto no Rio de Janeiro (RJ), o sexto em Porto Alegre (RS), e o sétimo em Fortaleza (CE).

O programa foi uma criação da atriz e apresentadora Regina Casé, do antropólogo Hermano Vianna e do diretor de núcleo Guel Arraes, com direção de Estevão Ciavatta, Leonardo Netto, Mário Meirelles, Monica Almeida e Patrícia Guimarães. 

Fontes

Boletim de Programação da Rede Globo, 23/12/2006.