O Homem do Sapato Branco

Nesta página, você confere 'O Homem do Sapato Branco'. Navegue pelos destaques deste programa de entretenimento da Globo.

Por Memória Globo


'O Homem do Sapato Branco' era um programa de entrevistas apresentado por Jacinto Figueira Júnior, com produção de Kleber Iório. Tinha uma hora de duração. A partir de dezembro de 1968, passou a ser exibido às 23h.

O nome do programa, e do personagem, fazia referência a médicos, enfermeiros e dentistas, que, segundo Jacinto Figueira Júnior, eram as pessoas que realmente “desejam o bem dos outros”. A abertura focalizava os passos de um par de sapatos brancos, em um ambiente noturno, esfumaçado. O fundo musical aumentava a dramaticidade do quadro.

'O Homem do Sapato Branco' abordava temas como a violência urbana, explorando o filão do chamado “mundo cão”, numa expressão criada pelo próprio apresentador. Por conta disso, teve problemas com a Censura Federal, que taxou o programa de sensacionalista e chegou a proibir sua exibição. Nas vésperas do Natal de 1968, o apresentador prometeu uma distribuição de presentes na porta da Rede Globo, em São Paulo. Segundo os meios de comunicação da época, 50 mil pessoas compareceram à emissora e o tumulto provocou feridos.

Período de exibição: 31/08/1968 a 29/03/1969 | Horário: sábados, às 22h; 23h

Ficha Técnica

Apresentação: Jacinto Figueira Júnior
Produção: Kleber Iório

FONTES

Depoimentos de Durval Honório e Geraldo Case ao Memória Globo; MEMÓRIA GLOBO. 'Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento'. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003; “Hoje na TV” In: O Globo, 1968/69; in: Revista Veja, 15/01/1969.