Programa

O 'É de Casa' vai ao ar nas manhãs de sábado, ao vivo, direto dos Estúdios Globo, onde foi construída uma casa especialmente para a atração.

Por Memória Globo


Pode entrar que ‘É de Casa’. Esse é o espírito do programa, que vai ao ar aos sábados pela manhã na Globo. Os apresentadores comandam a atração de maneira informal, como se estivessem conversando com o público. Além de espaço para o noticiário, o matinal explora o que é destaque nas ruas e em casa: relacionamento, decoração, saúde, moda, música, beleza, culinária, mundo das celebridades e tutoriais com dicas para o dia a dia. Os apresentadores comentam os temas e fazem reportagens com pequenas câmeras portáteis de alta definição, dando uma visão particular para as matérias. A atração também recebe convidados.

Estreia

O 'É de Casa' estreou no dia 8 de agosto de 2015, com o desafio de reproduzir nos Estúdios Globo um pouco da casa de cada brasileiro. Culinária, maquiagem, artesanato e decoração ganharam destaque na programação das manhãs de sábado, de 9h ao meio-dia. O time de apresentadores era composto por Ana Furtado, André Marques, Cissa Guimarães, Patrícia Poeta, Tiago Leifert e Zeca Camargo, que se revezavam a cada semana.

Na estreia do programa, os seis apresentadores apareceram se arrumando para o trabalho ao som de 'Passe em Casa', de Arnaldo Antunes, o tema de abertura. O sexteto deu bom dia ao vivo, direto do jardim da casa-cenário, e entrou junto com o pé direito. Eles comentaram o que foi assunto nas imprensas brasileira e internacional durante a semana, além de temas comuns a todas as famílias. Alguns conteúdos debatidos: um vídeo do Papa Francisco se divertindo ao perguntar a uma brasileira quem era melhor jogador, Maradona ou Pelé; uma matéria de jornal sobre as cores preto e branco como tendência da moda; e histórias emocionantes relacionadas a pais e filhos. No dia seguinte, domingo, era Dia dos Pais.

André Marques, Cissa Guimarães, Patrícia Poeta, Zeca Camargo, Ana Furtado e Tiago Leifert: apresentadores posam diante da casa construída para o programa, 2015. — Foto: Leo Martins/O Globo

O público participou do programa por meio de mensagens e vídeos mostrando como era a manhã de sábado em suas casas. As seis famílias que apareceram nos teasers anunciando a atração, antes da estreia, entraram ao vivo e desejaram sucesso. Em homenagem ao Dia dos Pais, o telespectador foi convidado a descobrir, por meio de fotografias antigas, quem era o pai de cada um dos apresentadores.

O 'É de Casa' recebeu a visita de Carlos Alberto, Otto Marques, Gilberto Leifert e Ivo Pfingstag, pais de Ana, André, Tiago e Patrícia, respectivamente. Sentados no sofá da sala, eles relembraram histórias de infância e emocionaram os filhos com a homenagem. Zeca e Cissa recordaram os pais, que já morreram.

Convidados especiais

O primeiro programa contou com convidados como a astróloga Claudia Lisboa, que fez o mapa astral do 'É de Casa'; a nutricionista Andréa Santa Rosa, que falou da importância de uma alimentação saudável; e o apresentador e consultor Caio Braz, que deu dicas de moda e estilo para um guarda-roupa básico masculino. A dupla Luís Ernesto Lacombe e Gustavo Borges mostrou, em tempo real, parte do Mundial de Esportes Aquáticos de Kazan, na Rússia. Márcio Gomes, correspondente da Globo em Tóquio, apresentou, pela internet, sua casa no Japão.

É de Casa: Caio Braz dá dicas de moda

Os apresentadores gravaram suas reportagens com uma câmera na mão. André Marques, por exemplo, mostrou como funciona uma house party, ou “hpzinha”. Tiago Leifert visitou uma casa em que jogar vídeo game é profissão, e Ana Furtado foi a um brechó mostrar que é possível economizar e ter estilo.

É de Casa: Tiago Leifert e André Marques dão dicas de como reaproveitar rolhas

Fátima Bernardes fez uma visita especial ao programa. Ela levou presentes para os colegas e terminou a manhã de sábado na bancada da cozinha, experimentando um rigatoni filantido, uma massa feita pelo chef Roberto Ravioli.

É de Casa: Fátima Bernardes visita o programa

É de Casa: Chef Ravioli prepara massa

O programa estreou sob a direção-geral de Vivi De Marco. Em outubro de 2015, a atração foi assumida por Alexandre Mattoso, que ficou no cargo até janeiro de 2018, quando o posto foi ocupado por Leandro Meneguiti. Frederico Neves comandou o 'É de Casa' de março de 2021 a setembro de 2023. Desde então, a direção-geral do programa é de Patricia Cupello.

Natureza como cenário

Todo o projeto foi criado para que a casa “conversasse” com a vegetação. O espaço no seu entorno tem um lago, um jardim e uma horta com espécies de plantas e de árvores tipicamente brasileiras, como Espada de São Jorge e pés de jabuticabeira, laranjeira e limoeiro. Cozinha, quarto, sala, escritório, garagem, camarim e até um quintal, com direito a uma quadra esportiva, também fazem parte do cenário do programa. Madeira, cores quentes e pedras naturais definem o estilo aconchegante da residência.

André Marques e Ana Furtado jogam basquete na quadra do É de Casa, 2015 — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

Interação com o público

No 'É de Casa', a participação do público é constante: vídeos, fotos e textos enviados pelos internautas aparecem direto nos tablets dos apresentadores durante o programa. As redes sociais, além da própria plataforma do Gshow, são os instrumentos para que essa conversa seja permanente. As dicas e serviços mostrados na atração também ficam disponíveis no Gshow através de listas, vídeos, infográficos e tutoriais, entre outros formatos digitais, para que os telespectadores possam encontrar as informações sempre que desejarem, de acordo com seus interesses.

Pandemia

O programa continuou sendo exibido ao vivo durante a pandemia da covid-19, contando com a participação de convidados por videoconferência. A atração ganhou mais tempo no ar, somando cinco horas ao vivo, das 6h50 às 12h, para abrigar a cobertura do coronavírus, tendo mais carga jornalística. Por fazer parte do grupo de risco, a apresentadora Cissa Guimarães passou a trabalhar de casa, e sua participação virou um quadro, 'Em Casa com a Gentemmm', no qual ela entrevistava cantores. Também durante esse período, Fernanda Gentil, a apresentadora do 'Se Joga', paralisado por conta da pandemia, ganhou o quadro 'Mundo Gentil' no programa, para ajudar as pessoas a se divertirem em casa, durante o período de isolamento social.

O 'É de Casa' mostra como a pandemia faz profissionais se reinventarem. (04/07/2020)

A atriz Ingrid Guimarães e a educadora Andrea Ramal conversam sobre o ensino remoto e o retorno das aulas presenciais no 'É de Casa'.

Apresentadores homenageiam Cissa Guimarães no 'É de Casa'. (25/07/2020)

Novidades nas manhãs de sábado

Em 9 de julho de 2022, o programa ganhou um novo time de apresentadores. Maria Beltrão passa a comandar o ‘É De Casa’, ao lado de Thiago Oliveira, Rita Batista e Talitha Morete. Em nova fase, o matinal apresenta entrevistas com diversas personalidades, informação, muita música boa e dicas valiosas que facilitam a rotina doméstica.

Talitha Morete recebe os novos apresentadores do 'É de Casa'