Em maio de 2002, o programa participou, pela primeira vez, via telão, do Big Brother Brasil. Na ocasião, os telespectadores e os integrantes da segunda edição do reality show puderam assistir a uma apresentação da cantora Sandra de Sá. Serginho Groisman abriu o microfone à plateia de seu programa, que fez perguntas aos participantes. Em seguida, em 20 de julho daquele ano, o próprio apresentador comandou o Altas Horas de dentro da casa do Big Brother Brasil. Essa foi a primeira vez que o programa foi transmitido ao vivo.
O apresentador é considerado um dos principais representantes da linguagem jovem na TV. Autor do bordão “Fala, garoto!”, Serginho Groisman foi um dos primeiros a comandar um espaço voltado para o público adolescente na televisão brasileira.
O Altas Horas ganhou o Prêmio Qualidade Brasil de melhor programa de auditório, nos anos 2001, 2002, 2003, 2005 e 2006.
As vinhetas que antecediam os intervalos do 'Altas Horas', com artistas falando o slogan do programa, fizeram sucesso entre os telespectadores. A partir disso, em 2009, o site da atração abriu espaço para que os internautas pudessem enviar seus vídeos falando a vinheta: “Altas Horas, vida inteligente na madrugada”. Os melhores foram exibidos no programa e ficaram disponíveis na seção do site Você no Altas Horas.
O 'Altas Horas' faz enorme sucesso no Japão, onde, devido ao fuso-horário, é transmitido domingo à tarde.
O apresentador Serginho Groisman debate o tema bullying com convidados no programa 'Altas Horas' de 14/10/2000.
Em 2010, Serginho Groisman entrou na campanha contra o bullying e o ciberbullying. A ideia surgiu a partir do depoimento de Felipe, um menino que estava na plateia e se voluntariou a falar quando o assunto veio à tona. O apresentador ficou tocado com a situação do adolescente e resolveu criar a campanha. Serginho gravou um vídeo que foi veiculado ao longo da programação da Globo.
O programa passou a ser transmitido em HD a partir de fevereiro de 2013.