Por Memória Globo

Durante a pandemia da Covid-19, assistimos, emocionados, às homenagens feitas, no Brasil e no mundo, àqueles que estiveram na linha de frente para garantir a saúde da população.

Homenagem foi em várias cidades do país. Reconhecimento já vem sendo feito na Itália e na Espanha.

Homenagem foi em várias cidades do país. Reconhecimento já vem sendo feito na Itália e na Espanha.

Por conta disso, o Memória Globo decidiu fazer sua própria homenagem. Das viciantes séries médicas a importantes séries jornalísticas, passando por personagens que marcaram o público, lembramos alguns pontos altos da nossa programação que não apenas colocaram em questão os dilemas médicos do nosso tempo, mas que contaram com a participação de representantes da classe e deram voz a esses profissionais do cuidado e da ética.

SERIADOS MÉDICOS

Os seriados médicos são recorrentes na televisão norte-americana desde 1960, conquistando a audiência com seus dramas humanos.

Conheça os seriados médicos: clique aqui

Patrícia Pillar e Eva Wilma em 'Mulher', 1998 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

CONTEÚDO E INFORMAÇÃO

O jornalismo da Globo sempre acompanhou as notícias mais importantes do mundo da saúde. Do nascimento do primeiro bebê de proveta, em 1978, ao surto de microcefalia, a emissora realizou coberturas históricas.

Veja séries e reportagens sobre saúde que foram ao ar na Globo: clique aqui

Surto de microcefalia coloca o Brasil em emergência em saúde pública — Foto: Frame de vídeo/Globo

OS PERSONAGENS MAIS QUERIDOS

Vários médicos, inspirados em personagens reais e literários ou puramente ficcionais, passaram pela nossa dramaturgia. Suas histórias nos divertiram e encantaram, mas também ensinaram sobre ética e os limites da profissão, além de colocar em pauta questões importantes sobre as realidades do nosso país.

Separamos alguns dos nossos médicos mais marcantes para você se deliciar: clique aqui

Renata Sorrah em Fina Estampa, 2011. — Foto: Alex Carvalho/Globo

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)