O Memória Globo, em parceria com a plataforma Tudo Começa Pelo Respeito, desenvolvida pela área de Valor Social, desenvolveu esse especial para o dia da Consciência Negra, propondo um diálogo entre novas e antigas gerações de atores negros da Globo, por meio dos nossos depoimentos. Partindo da ideia de ancestralidade, propomos pensar em como as trajetórias e experiências dos atores antigos ensinaram e abriram caminho para que a nova geração pudesse começar a ocupar novos espaços na dramaturgia. Para que o diálogo fosse efetivo, convidamos jovens atores para performar a leitura de trechos de depoimentos concedidos ao Memória Globo por representantes da primeira geração de atores negros da Globo e, assim, comentá-los a partir da própria experiência. O resultado foi um filme com edições dessas gravações, publicado nesta página com conteúdo extra e trechos inéditos. Ao final da página, você confere campanhas da área de Valor Social, preocupada com discussões em torno da inclusão social.
Webdoc especial Consciência Negra, produzido pelo Memória Globo em 20/11/2020, em parceria com a área de Valor Social, com depoimentos exclusivos de Milton Gonçalves, Ruth de Souza, Léa Garcia, Haroldo Costa, Tony Tornado, Dhu Moraes, Lázaro Ramos, Taís Araújo, Erika Januza, Babu Santana, Flávio Bauraqui, Juliana Alves, Luis Miranda, Dani Ornellas, Luana Xavier e Ana Flávia Cavalcanti.
“Quando você nasce negro, as suas conquistas não são conquistas individuais”.
NOVA GERAÇÃO: SEGUEM FAZENDO HISTÓRIA
LÁZARO RAMOS
Em entrevista exclusiva ao Memória Globo, realizada em 05/11/2020, o ator Lázaro Ramos fala sobre sua formação e estreia na televisão.
TAÍS ARAÚJO
Em entrevista exclusiva ao Memória Globo, realizada em 30/10/2020, a atriz Taís Araújo fala sobre sua infância, formação, consciência negra e representatividade.
ÉRIKA JANUZA
Em entrevista exclusiva ao Memória Globo, realizada em 03/11/2020, a atriz Erika Januza fala sobre sua infância, formação, carreira artística e representatividade.
BABU SANTANA
Em entrevista exclusiva ao Memória Globo, realizada em 30/10/2020, o ator Babu Santana fala sobre sua infância, formação, carreira artística e representatividade.
JULIANA ALVES
Em entrevista exclusiva ao Memória Globo, realizada em 06/11/2020, a atriz Juliana Alves fala sobre sua infância, formação, carreira artística e representatividade.
FLAVIO BAURAQUI
Em depoimento exclusivo ao Memória Globo, realizado em 03/11/2020, o ator Flávio Bauraqui fala sobre sua infância, formação e negritude.
ANA FLÁVIA CAVALCANTI
Em entrevista exclusiva ao Memória Globo, realizada em 02/11/2020, a atriz Ana Flávia Cavalcanti fala sobre sua infância, formação e estreia no teatro e televisão.
LUIS MIRANDA
Em entrevista exclusiva ao Memória Globo, realizada em 04/11/2020, o ator Luís Miranda fala sobre sua infância, formação e representatividade.
LUANA XAVIER
Em entrevista exclusiva ao Memória Globo, realizada em 31/10/2020, a atriz Luana Xavier fala sobre sua infância e formação em artes cênicas.
RODRIGO FRANÇA
Em entrevista exclusiva ao Memória Globo, realizada em 03/11/2020, o ator Rodrigo França fala sobre sua infância, formação e representatividade.
DANI ORNELAS
Em entrevista exclusiva ao Memória Globo, realizada em 03/11/2020, a atriz Dani Ornellas fala sobre sua infância, formação, carreira artística e representatividade.
“O racismo é problema de todo mundo. Precisamos dar as mãos para preparar a sociedade para o futuro. Esse futuro não aceita mais esse separatismo; o futuro está clamando por igualdade e paz social, uma aliança sobre como nós devemos respeitar os indivíduos independente de classe, religião, cor. É para isso que estamos nos unindo e é para isso que os negros estão se colocando”.
PIONEIROS: AQUELES QUE ABRIRAM CAMINHOS
MILTON GONÇALVES
Em entrevista exclusiva ao Memória Globo, realizada em 22/06/2000, o ator Milton Gonçalves fala sobre sua infância, formação, primeiros trabalhos, cinema e a paixão pelo teatro.
RUTH DE SOUZA
Em entrevista exclusiva ao Memória Globo, realizada em 09/05/2001, a atriz Ruth de Souza fala sobre sua infância, formação e estreia no teatro.
HAROLDO COSTA
Em entrevista exclusiva ao Memória Globo, realizada em 11/03/2013, o ator, apresentador e comentarista Haroldo Costa fala sobre sua infância e formação.
LÉA GARCIA
Em entrevista exclusiva ao Memória Globo, realizada em 16/10/2017, a atriz Léa Garcia fala sobre sua infância e formação.
TONY TORNADO
Em entrevista exclusiva ao Memória Globo, realizada em 26/09/2016, o ator Tony Tornado fala sobre sua infância, formação e início da carreira artística.
DHU MORAES
Em entrevista exclusiva ao Memória Globo, realizada em 23/01/2017, a atriz Dhu Moraes fala sobre sua infância, formação e estreia no teatro.
“Eu tenho muito orgulho de olhar para o lado e perceber colegas que despertaram para essa consciência e conseguem, através do seu posicionamento, conscientizar. A consciência não deve estar presente nas pessoas negras apenas para se identificarem enquanto negras e terem orgulho de serem negras. A consciência tem que estar em toda sociedade”.
VALOR SOCIAL
TUDO COMEÇA PELO RESPEITO
A defesa de direitos humanos sempre esteve entre as questões prioritárias da Globo. Há mais de 50 anos a empresa desenvolve e apoia inúmeras iniciativas de estímulo à reflexão, ao debate e ao diálogo na sociedade. Na programação, campanhas próprias e de instituições parceiras buscam a promoção do engajamento popular. Outras frentes de atuação social ocorrem por meio do Jornalismo e do Entretenimento.
Para ampliar essa discussão e sensibilizar a população em torno da inclusão social, a Globo lançou em 2016 a plataforma de diálogo Tudo Começa Pelo Respeito. A plataforma atua para o fortalecimento de uma cultura que não apenas tolere, mas respeite e discuta amplamente os direitos de pessoas com deficiência, mulheres, idosos, LGBTs, negros, refugiados, religiosos, soropositivos, entre outros.
Os temas abraçados pela plataforma são abordados em novelas, matérias de telejornais, nos programas de entretenimento e nos intervalos da programação, por meio de filmes próprios ou campanhas de terceiros, para as quais a Globo cede espaço gratuitamente.
REP: REPERCUTINDO HISTÓRIAS
Plataforma dedicada a espalhar, nas redes sociais, depoimentos inspiradores que tratem de temas socialmente relevantes. Lançada em 2017 pela área de Valor Social, já tem 14 edições publicadas, sempre atreladas a produtos da Globo.
“A gente começou a se questionar sobre a forma que a gente queria ser visto”.
“Não nascemos negros, nos descobrimos negros em algum momento da vida”.
“Eu desejo que a geração dos meus filhos não viva no sobressalto, como a gente vive”.
“Nesse momento, eu estava totalmente mais preta; porque chega um momento em que a gente se entende negro também, e isso muda completamente nossa relação com o país, com a nossa profissão, e principalmente com as nossas personagens”.
“A hierarquia de beleza brasileira tem uma relação direta com a questão de raça, e o audiovisual tem uma responsabilidade enorme sobre isso”.
“Não é que um autor branco não possa escrever um personagem negro, mas vale lembrar que a luta de um personagem é completamente diferente quando ela também é a sua luta”.