Uma nova forma de consumir televisão chega ao Brasil nos anos 1990. A televisão por assinatura permite que o espectador escolha, dentro de um cardápio variado, aquilo que deseja ver. Ao mesmo tempo, a disseminação do controle remoto transforma a forma de assistir à TV, individualizando, cada vez mais, o consumo da programação. Programas se tornam cada vez mais ágeis e emocionantes para segurar a atenção do público. Observa-se um renascimento, no período, de programas de auditório, com a popularização do 'Domingão do Faustão', na Globo, e a criação do 'Domingo Legal', com Gugu, no SBT. Surgem telejornais popularescos, com ênfase em cobertura policial – o retorno do chamado “mundo cão”, comum nos anos 1960, às emissoras de televisão.
1990
O ano começa com a transmissão da posse do primeiro presidente eleito democraticamente desde 1964. 'Escolinha do Professor Raimundo', que era quadro de atrações de Chico Anysio da Rádio Mayrink Veiga, na TV Rio e na própria Globo, estreia como programa. Enquanto, na emissora, 'Barriga de Aluguel', de Gloria Perez, discutia inseminação artificial, e 'Rainha da Sucata', de Silvio de Abreu, colocava em cena os contrastes entre uma elite decadente e a nova riqueza do país, na Manchete, 'Pantanal', de Benedito Ruy Barbosa, encantava o público com suas paisagens exuberantes. Em outubro, entra no ar a MTV Brasil, a primeira emissora aberta do país inteiramente dedicada à música e voltada ao público jovem, que relevaria vários talentos da televisão. O programa policial 'Linha Direta' estreia sob o comando do jornalista Hélio Costa.
É criado o Ministério da Infraestrutura, que absorve o então Ministério das Comunicações. A Portaria nº 733 estabelece as classificações indicativas em programas de rádio e televisão, além de espetáculos públicos.
1991
É criada a operadora de TV por assinatura TVA, que incorpora o Canal + e inicia suas operações em 5 de setembro, oferecendo aos seus assinantes cinco canais: TVA Filmes, TVA Esportes, TVA Supercanal, TVA Notícias e TVA Clássicos.
Em 26 de outubro, é inaugurada a Globosat, primeira programadora de TV por assinatura do Brasil, com quatro canais: GNT, com programação jornalística; Multishow, dedicado ao entretenimento; Telecine, com os sucessos da telona; e Top Sports, que depois passou a se chamar SporTV. Uma guerra, pela primeira vez, é televisionada: a Guerra do Golfo tem cobertura histórica nas telas da Globo. No mesmo ano, a novela 'Vamp', de Antonio Calmon, conquista o público jovem.
1992
'Você Decide', da Globo, é o primeiro programa interativo da televisão brasileira. Com a estreia de 'Casseta & Planeta, Urgente!', a emissora leva às telas o grupo humorístico que já fazia sucesso no meio impresso.
É recriado o Ministério das Comunicações, como órgão independente.
1993
É criada a Net Brasil, primeira operadora múltipla do país, que fornece sistemas para transmissão de TV por assinatura, a cabo, DBS e outras.
1994
O jovem piloto Ayrton Senna morre em um acidente durante o Grande Prêmio de San Marino, transmitido ao vivo pela televisão. No mesmo ano em que perdeu um herói, o Brasil encontra motivos para celebrar, com a conquista do tetracampeonato, na Copa do Mundo dos Estados Unidos. Nesta cobertura, o uso de satélite permitia a transmissão de notícias dos Estados Unidos para o Brasil e o envio de imagens ao vivo do Rio de Janeiro a Dallas, onde ficava localizado o escritório da emissora.
1995
A Globo adapta o formato das soap operas americanas com 'Malhação', uma proposta de dramaturgia seriada de longo prazo, voltada ao público jovem. Para o público adulto da novela das oito, estreia a trama policial de Silvio de Abreu, 'A Próxima Vítima', colocando em pauta temas duros. Mas o marco do ano é a inauguração do então chamado Projac, em 2 de outubro. Futuramente denominado Estúdios Globo, era o maior centro de produção de TV da América Latina. A primeira novela gravada no local foi 'Explode Coração', de Gloria Perez.
Assista ao Webdoc sobre a inauguração dos Estúdios Globo
Em novembro, a Globosat cria o Shoptime, primeiro canal da América Latina dedicado exclusivamente à venda de produtos a distância do país.
É promulgada a Lei nº 8.977, conhecida como Lei do Cabo, permitindo o ingresso de agentes da sociedade civil no mercado de televisão, modificando a lógica de organizações de mídia vigentes.
A Emenda à Constituição nº 8 altera o texto da Constituição de 1988, diferenciando serviços de telefonia e radiodifusão, ambos regulados pelo mesmo Código.
1996
Em março, a Globo traz de volta o formato sitcom à televisão brasileira com 'Sai de Baixo', que fica seis anos no ar. O programa era gravado em um teatro em São Paulo, e a edição era feita a partir de duas sessões, que os atores encenavam em sequência. Meses depois, em 15 de outubro, é lançado o primeiro canal brasileiro de notícias no ar 24 horas por dia: a GloboNews. No mesmo mês, a Globosat leva ao ar o canal USA, que futuramente se chamaria Universal TV. No final do ano, é a vez do canal adulto Sexy Hot. TV Senado, lançada em fevereiro, é o primeiro canal institucional do Brasil. A novela 'O Rei do Gado', de Benedito Ruy Barbosa, vende mais de um milhão de cópias de discos de sua trilha sonora, em apenas vinte dias, e a emissora traz, da TV Manchete, uma jovem Angélica, que logo protagoniza seu próprio programa: o 'Angel Mix'.
O Decreto nº 2.108 cria um processo mais transparente para concessões de rádio e TV ao determinar a exigência de abertura de uma licitação, de responsabilidade do Ministério das Comunicações.
1997
'Fantástico' torna-se o primeiro programa de televisão brasileiro a ser transmitido ao vivo para o mundo inteiro, pela internet. Em fevereiro, a TV por assinatura passa a oferecer o sistema pay-per-view, que permite, mediante o pagamento de uma taxa, a possibilidade de montar a sua própria programação. Em 22 de setembro, vai ao ar o Canal Futura, primeiro canal de televisão por assinatura do país totalmente dedicado à educação. Também neste ano, o Telecine cresce e vira uma rede de cinco canais, oferecendo filmes de forma segmentada.
A Lei nº 9.472, conhecida como Lei Geral das Telecomunicações, estabelece a criação da Anatel, como agência reguladora do setor de telefonia. Os serviços de radiodifusão permanecem sob égide do Código Brasileiro de Telecomunicações.
1998
A alta definição chega à televisão brasileira. A Globo realiza a primeira transmissão digital em alta definição, ao vivo, do Brasil: a partida inaugural da Copa do Mundo da França, entre Brasil e Escócia.
É lançado o Canal Brasil, o primeiro exclusivamente dedicado ao cinema brasileiro.
O Decreto nº 2.593 aprova o Regulamento de Retransmissão e Repetição de Televisão.
Com a Privatização da Telebrás, o setor de telecomunicações deixa de ser monopólio estatal.
1999
Pela primeira vez, uma estação de TV passa a funcionar inteiramente em sistema digital, da captação de imagens de rua até a transmissão dos telejornais: a nova sede da TV Globo em São Paulo, inaugurada em 29 de janeiro. É lançada, em 24 de agosto, a TV Globo Internacional, canal que passa a levar a programação da emissora, via satélite, para os EUA e o Japão. O seriado 'Mulher', no ar desde o ano anterior, exibe seus dois últimos episódios em HD. Foi o primeiro programa da TV brasileira a ter episódios produzidos neste formato. Neste mesmo ano, a Globo traz para seu quadro de apresentadores Ana Maria Braga, com passagens pelas TVs Tupi e Record, para comandar o 'Mais Você'. Também teve a estreia da premiada novela de Benedito Ruy Barbosa, 'Terra Nostra', e do humorístico 'Zorra Total', que daria origem ao 'Zorra', em 2015. A Globosat lança o Premiere Esportes, canal com conteúdo pay-per-view de futebol. Com a reprise de 'Pantanal', de 1990, a Rede Manchete encerra suas atividades. Durante poucos meses, esteve no ar, no mesmo canal, a marca TV!, que se tornou Rede TV! ainda naquele ano.